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A Embreagem Assistida e Deslizante é uma tecnologia cada vez mais popular entre as motos e equipa, por exemplo, a nova Honda Sahara 300. Saiba o que é e como funciona o sistema que garante mais conforto e segurança na troca de marchas.

O que é a embreagem

Antes de tudo, vamos relembrar o que é a embreagem. Nas motos, trata-se de uma série de discos pequenos, finos e leves, de forma mais comum banhados por óleo. Sua função é transferir progressivamente a força do motor para a roda traseira. Para isso, o sistema interrompe o fluxo de potência, para facilitar a mudança de marchas.

Através de discos, embreagem dosa a energia que é entregue ao motor

E para a embreagem ser acionada é preciso apertar a manete no guidão. Desta forma, os discos se separam, isolando o eixo-piloto do câmbio do virabrequim. Isso possibilita que a marcha seja engatada sem tranco. Mas e quando a manete é acionado na “hora errada”?

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Como funciona a embreagem assistida e deslizante

Para isso foi inventada a Embreagem Assistida e Deslizante. Na prática, resumidamente, o sistema deslizante impede que a roda traseira trave em reduções bruscas, ainda que o piloto solte a manete de vez e com a rotação alta. Ou seja, mais segurança, especialmente em tocada esportiva. Já a ‘parte assistida’ garante um funcionamento muito mais suave da manete.

 

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Se antes era ‘coisa de moto grande’, a tecnologia está ganhando espaço também entre máquinas menores. Como a CB 300F Twister

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Por isso, a Embreagem Assistida conta com um conjunto de molas diferentes das tradicionais, que atuam nos discos. Em resumo, esse conjunto diferente só “desliza” quando o eixo do câmbio trava e tenta desacelerar o virabrequim. Ou seja, a Embreagem Assistida e Deslizante faz o trabalho que teria que ser feito no manete, evitando uma derrapagem da roda traseira.

Como um mecanismo de segurança

Em uma analogia, podemos dizer que o sistema funciona como uma tampa de remédio com proteção. Isso mesmo, alguns frascos têm um truque simples! Se a tampa for torcida em sentido contrário, ela gira em falso. Então, para abrir, a tampa de rosca precisa ser pressionada para baixo, para a “superfície dentada acoplar e soltar a rosca”.

 Sahara 300 tem embreagem assistida e deslizante

Nova Sahara herda a eletrônica da CB 300F – incluindo a embreagem

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Motos que têm a novidade

A Embreagem Assistida e Deslizante nasceu para o mundo da competição. Entretanto, logo a novidade chegou a motos ‘de rua’, começando pelas esportivas e de alta cilindrada. De fato, foi onde a novidade justificava seu preço para aperfeiçoar a experiência em alta velocidade.

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Amplamente difundida na alta cilindrada, aos poucos a embreagem assistida e deslizante chega às motos pequenas. A Apache RTR 200, que custa menos de R$ 20 mil, já oferece a tecnologia

Contudo, a tecnologia tem conquistado espaço rapidamente. Na Honda, por exemplo, as CB 300F Twister e Sahara 300 têm o recurso, bem como a linha 500. Em outras marcas, podemos tomar como exemplo a Apache RTR 200. Mesmo custando R$ 18 mil nas lojas, o modelo da Dafra também oferece a assistência.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]