Férias- revisão é essencial antes de pegar a estrada

Férias- revisão é essencial antes de pegar a estrada

Férias- revisão é essencial antes de pegar a estrada

 

Nada melhor que aproveitar as férias viajando de motocicleta mas para que tudo corra bem, sem imprevistos, é necessário adotar procedimentos fundamentais.

O vestuário a ser utilizado, deve incluir capacetes e roupas claros, que facilitam a visualização por outros motoristas, além de calças e jaquetas confeccionadas com tecido grosso, como jeans ou couro. Botas e luvas não devem ser esquecidas, bem como a capa de chuva. A bagagem deve estar disposta o mais próximo possível do centro de gravidade, permitindo, dessa forma, um perfeito equilíbrio.

Ao programar o roteiro, é importante conferir a existência de postos de combustível e restaurantes no caminho. A cada parada para abastecer, recomenda-se checar o nível do óleo e a calibragem dos pneus. No caso de viagem com garupa, o pneu traseiro deve receber pressão maior para compensar o peso extra, especificada no Manual do Proprietário. Deve-se atentar também para a troca do filtro de óleo e limpeza do filtro de ar.

Antes de uma viagem, outros itens também devem ser averiguados. Todas as luzes da motocicleta, incluindo piscas, lanterna, farol, painel e freio devem estar funcionando. A mesma atenção deve ser dada … an lise dos cabos da embreagem, do acelerador e do sistema de freio, que tem de estar devidamente regulados e lubrificados. Se o freio for hidráulico, deve-se ainda observar o nível do fluido que, se estiver abaixo do mínimo estipulado, pode sinalizar vazamento ou desgaste excessivo da pastilha. O nível de soluço da bateria (se não for selada) também deve ser checado. Caso esteja baixo, é necessário adicionar  água destilada.

Para obter um bom aproveitamento da corrente de transmissão, é necessário que sua folga e o lubrificante sejam conferidos diariamente. Se esses itens não estiverem de acordo com o manual do proprietário, há sérios riscos de danos e acidentes. Se a motocicleta for utilizada em terrenos com muita poeira ou lama, os serviços de manutenção devem ser efetuados com maior frequência. Eventuais reparos devem ser realizados conforme as orientações da montadora.

Além de tomar todos esses cuidados em relação a cada componente da motocicleta, é importante que o usuário leve consigo um kit extra, composto de jogo de ferramentas, câmara de ar, lâmpada de farol e da lanterna traseira.

A manutenção preventiva tem ainda de estar aliada a uma atitude consciente na hora da pilotagem. Viajar com o farol aceso em qualquer hora do dia, buzinar sempre que ultrapassar e observar se há óleo na pista em trechos com tráfego intenso de caminhões são maneiras simples de realizar uma jornada mais segura.

Parar a cada 90 minutos para movimentar os músculos ajuda a evitar os efeitos da fadiga e da ação do vento. Alongar-se durante as paradas e fazer exercícios de relaxamento também são formas de garantir maior comodidade ao piloto, além de melhorar seu rendimento.