Da mesma forma que existem diferentes estilos de pilotagem de motos, existem também estilos diversos para frear uma moto. Aí você pensa: “Como assim, frear é um ato quase instintivo, ninguém desenvolve um estilo para frear uma moto”! É verdade, não dá para pensar muito nisso e depois que se aprende, aquele ato fica carimbado na nossa mente e torna-se automático.
Bom, mas pense nestas possibilidades: Você pode frear só com o freio da roda dianteira, só com o freio da roda traseira, com os dois freios ou mesmo usar somente o freio motor, reduzindo marchas. E ainda, você pode frear e acelerar ao mesmo tempo – técnica muito comum nas competições – e em todas estas opções, ainda pode variar a quantidade de dedos que você utiliza para apertar o manete de freio – ou os manetes no caso de scooter. Viu só quantas “ofertas” para cada um compor seu estilo de frenagem?
Vamos ser práticos e diretos: o melhor estilo de frenagem é aquele que faz a moto parar no menor espaço possível sem travar as rodas nem desviar a moto da trajetória. Simples assim! Veja o vídeo:
Muitas escolas de pilotagem e instrutores especializados concordam que para frear com eficiência e segurança é preciso sensibilidade e o uso combinado dos três freios existentes em sua motocicleta: freio da roda dianteira, da roda traseira e o freio motor (para motores 4 tempos). É claro que estamos falando das frenagens críticas, aquelas realizadas em situações de emergência por uma circunstância inesperada. E nestes casos a frenagem é sim um ato instintivo, mas que cada um pode aprimorar sua reação com treinamento, conforme você pode ver no vídeo. Lembre-se que o ABS colabora na frenagem e isso deve ser levado em consideração no seu jeito de frear.
Há uma certa controvérsia quanto ao número de dedos que se usa no manete para a frenagem, mas é bem fácil de resolver isso. Há 4 opções, mas a melhor de todas é sempre aquela em que você consiga frear sem acelerar ao mesmo tempo. Acaba sendo pouco determinante com quantos dedos você aperta o manete, desde que você possa fazê-lo com firmeza e determinação e sem acelerar ao mesmo tempo. Como foi explicado, o principal é parar a moto no espaço disponível com segurança.
Outro fator importante é a combinação dos três freios. Nos cursos de pilotagem defensiva os instrutores ensinam aos alunos para não ficarem com os dedos sobre o manete (ou manetes no casos dos scooter), porque em situações emergenciais o piloto poderá frear e acelerar ao mesmo tempo. O correto é fechar a mão nos punhos e, quando necessário, levar os dedos até o manete e, assim, a desaceleração é automática. Aí você vai perguntar: “Mas aí não leva mais tempo para iniciar a frenagem”? A micro-fração de tempo adicional tem efeito muito menor na frenagem do que frear com o acelerador ainda aberto, além do fato que o freio-motor atua também.
Alguns instrutores de pilotagem esportiva incentivam os alunos para que fiquem com um ou dois dedos sobre o manete para o controle de frenagens em entradas de curvas, aumentando a sensibilidade em retomadas de velocidade. E há ainda instrutores de pilotagem ofensiva, para pilotos treinados para perseguição e ações extremas, onde os alunos são treinados para manterem os dedos das duas mãos nos manetes de freio e embreagem, além do pé direito sobre o freio traseiro, tudo para ter completo controle da moto e conseguir desempenhar uma pilotagem como essas que vemos nos filmes de ação, controlando embreagem, freios e acelerador ao mesmo tempo (punta-taco), fazendo com a moto coisas que duvidamos ser possível.
E aí, já descobriu qual o melhor estilo para você?