Publicidade
Foto: Electric Superbike, pode superar os 200 km/h

Foto: Electric Superbike, pode superar os 200 km/h

No SalÆo de MilÆo, a Vectrix lan‡ou seu maxi-scooter el‚trico.

Mas a grande atra‡Æo da empresa foi mesmo um prot¢tipo de uma superesportiva movida a eletricidade, que pode chegar a 200 km/h no mais absoluto silˆncio.

Conhecida como capital da moda e design, MilÆo ditou tamb‚m o futuro das motocicletas. Durante a 65¦ edi‡Æo do tradicional SalÆo de Motos italiano, realizado entre 6 e 11 de novembro, scooters el‚tricos e at‚ uma superesportiva movida a eletricidade foram as novidades na busca de ve¡culos nÆo-poluentes.

Publicidade

Desde sua funda‡Æo em 1995, a empresa Vectrix tra‡ou como objetivo oferecer um maxi-scooter com emissÆo zero de poluentes. Em MilÆo o objetivo foi alcan‡ado: a Vectrix apresentou o maxi-scooter Electric. Al‚m do visual, o Electric tem desempenho semelhante a um scooter de 400 cc, podendo chegar a 100 km/h, segundo a empresa. Por‚m sua autonomia ‚ anunciada com menos empolga‡Æo no acelerador: 110 km a 40 km/h. Diversas unidades do modelo estavam dispon¡veis para que os visitantes os testassem. Em uma pista fechada e plana, o Electric realmente se mostra superior aos pequenos scooters el‚tricos j  existentes. Apenas o pre‡o de 9.575 Euros (cerca de R$ 26.000), pode atrapalhar a o sucesso do Electric na It lia, pa¡s onde os scooters sÆo bastante populares.

Foto: Vectrix lan‡ou seu maxi-scooter el‚trico

Foto: Vectrix lan‡ou seu maxi-scooter el‚trico

Na velocidade da eletricidade – Entretanto, o que mais chamou a aten‡Æo no estande da Vectrix foi mesmo o prot¢tipo de uma moto superesportiva el‚trica. Ainda um conceito, a motocicleta, batizada de Electric Superbike, pode superar os 200 km/h. Ela traz os mesmos componentes de uma moto da categoria: quadro em alum¡nio, balan‡a traseira monoamortecida, suspensÆo dianteira invertida (upside-down), por‚m equipada com um motor el‚trico de 60 KW (81,5 cv).

Equipada com uma nova gera‡Æo de baterias, acelera de 0 a 400 metros em 12 segundos, atingindo 177 km/h. Sua autonomia ‚ de 70 km a uma velocidade de 120 km/h.
A Vectrix afirmou que, apesar de ser um prot¢tipo, pode produzir a Electric Superbike sob encomenda imediatamente. Segundo a empresa, a produ‡Æo vai come‡ar assim que 500 interessados fa‡am seu pedido. O motociclista interessado ter  de desembolsar 55.000 euros (cerca de R$ 150.000), um pre‡o alto para quem quiser chegar aos 200 km/h em silˆncio absoluto, j  que o motor el‚trico nÆo faz barulho nenhum.

Publicidade