Publicidade

As motos BMW são referência em muitos segmentos, como nas grandes aventureiras. Porém, não espere que a marca busque protagonismo entre as elétricas ou acelere a produção de modelos acessíveis, focados em grandes volumes de produção e baixo custo. Saiba mais sobre esse posicionamento global da empresa, que se tornou público na última semana.

Como será o futuro das motos BMW?

O chefe da BMW Motorrad, Markus Schramm, falou em entrevista à publicação alemã Motorrad. Ele respondeu perguntas sobre os novos modelos e o motor boxer para a novíssima GS 1300. No entanto, o responsável também deu detalhes sobre o plano para motos elétricas da marca.

Markus Schramm falou sobre os planos para as motos BMW

Segundo Schramm, ainda não é o momento das elétricas para a marca alemã. A previsão inicial era de que a BMW lançasse novos modelos alternativos a combustão até 2025. No entanto, agora esta previsão foi empurrada para 2026. Tudo isso devido à procura atual do mercado pela gama de modelos já existentes.

Publicidade

Além disso, a empresa não pretende fabricar motos mais simples ou baratas. De acordo com o chefe da BMW, o catálogo de modelos está perfeito com as pequenas 310 cc e saltando para a F 800.

Nas palavras do executivo, “não há uma lacuna entre as motos” que justifique novos modelos entre as citadas. Então, nada de aumentar as opções de entrada ou intermediárias do catálogo da marca. A empresa está focada em oferecer produtos que os clientes realmente desejem.

Linha de entrada da marca não deve se expandir das 310 cc

Veja também:

Publicidade

Nada de modelos ‘raiz’ ou baratos

Alguns fãs da BMW clamam por menor foco na tecnologia, uma volta às raízes. Nesse sentido, seria um pedido por um modelo saudosista, como uma ‘R 80 GS Basic’ com o moderno boxer shiftcam. No entanto, segundo Schramm, tal moto não seria rentável.

Segundo o chefe, quando se trata de voltar às raízes, tornar o motor boxer de 1200 cc refrigerado a ar compatível com Euro 5 plus foi um feito. Segundo ele, o projeto muitas vezes foi declarado “morto”. No entanto, evoluiu e ainda existirá.

gs 1300 entre as novas motos bmw

BMW GS 1300 teve fotos vazadas e será lançada nesta semana. Porém, uma versão ‘raiz’, com muita aptidão off road e tecnologia limitada, não está nos planos da marca

Falando nisso, a próxima BMW R 1300 GS, programada para ser lançada em 28 de setembro, vai exibir a mais recente evolução do boxer. Segundo Schramm, “apresentará mais binário e potência”, mas mantendo o foco na suavidade e na redução de ruído em relação à atual 1250 GS. Por fim, uma versão Adventure também está a caminho, mas com um motor de 1300 cc, nada de uma 1400 GS como alguns rumores sugeriram…

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]