Publicidade

Gibernau rouba a pole a Melandri em Istambul

Sete Gibernau foi o primeiro piloto a rodar mais r pido do que Marco Melandri no Istanbul Park esta tarde na sessÆo de qualifica‡Æo do Grande Pr‚mio da Turquia, roubando desta forma a pole position do seu colega de equipe. O tempo de Gibernau de 1m52,334s foi suficiente para garantir o primeiro lugar na grid gra‡as a um erro de Melandri na sua £ltima volta lan‡ada depois de dominar a tabela de tempos durante grande parte do dia. Esta ‚ a quarta pole do ano para o espanhol, situa‡Æo que o coloca bem posicionado para garantir a vit¢ria no “BMW Award for the MotoGP Best Qualifier”, com 1,956 segundos de vantagem sobre Valentino Rossi quando apenas resta disputar uma sessÆo de qualifica‡Æo em Valˆncia, daqui a duas semanas.

“Desde que aqui chegamos que me dei bem com a pista e a moto est  impec vel,” disse Gibernau. “ um tra‡ado muito t‚cnico e tem um pouco de tudo; estou muito satisfeito. Quando nos estamos a divertir, parece que as coisas correm melhor e em boa forma. Esta manhÆ fizemos muitas voltas e … tarde consegui realizar uma boa volta de qualifica‡Æo. Espero que os nossos progressos continuem no warm-up de amanhÆ. NÆo estou obcecado com a vit¢ria mas ter uma corrida livre de incidentes!”.

Nicky Hayden garantiu o terceiro melhor tempo na qualifica‡Æo, fazendo com que a primeira linha da grid seja composta apenas por pilotos da Honda. O americano est  em igualdade pontual com Melandri na luta pelo segundo lugar do campeonato, e depois de ontem ter ficado a 1,268s do tempo do seu rival, hoje conseguiu diminuir essa desvantagem para apenas cinco d‚cimos.

Publicidade

Colin Edwards, que se encontra a oito pontos do campeonato, continua a luta pelo segundo lugar ao ser o primeiro a largar da segunda fila da grid depois de uma interessante luta com as Yamaha de Valentino Rossi e Toni El¡as. Enquanto isso, Rossi tentar  igualar o feito de Mick Doohan de obter doze vit¢ria numa £nica temporada, largando em quarto amanhÆ. J  El¡as tirou o melhor partido de uma boleia que apanhou de Edwards na £ltima volta para lograr largar em sexto – e assim melhorar em um lugar a melhor qualifica‡Æo que havia conseguido em Phillip Island.

Makoto Tamada catapultou-se v rios lugares na grid ao realizar uma £ltima volta suficientemente boa para lhe garantir o s‚timo tempo. O piloto japonˆs larga … frente de Alex Barros e de Carlos Checa, relegando tamb‚m o seu compatriota Shinya Nakano para a quarta fila. Chris Vermeulen, que nesta sua segunda corrida em MotoGP fez mais uma boa exibi‡Æo foi mais r pido do que Max Biaggi, largando ambos da quarta fila. O £nico piloto da Suzuki, John Hopkins, foi o 14§ mais r pido nÆo obstante estar resfriado, num dia em que foi anunciado que o seu habitual colega de equipe, Kenny Roberts, que est  de fora destas duas £ltimas rondas da temporada, nÆo vai renovar contrato com a Suzuki.