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Por meio de chip eletr“nico localizado na chave de igni‡Æo, sistema de prote‡Æo ‚ aplicado em toda a linha da marca acima de 600cc.

GL 1800 Gold Wing, CBR 1000RR Fireblade e VTX 1800C foram alguns dos modelos importados e de alta cilindrada apresentados pela Honda nesta temporada no Pa¡s. Em cada uma dessas motocicletas se constata o elevado grau tecnol¢gico da marca. A seguran‡a nÆo ficou ausente desse pacote.  o caso do H.I.S.S (Honda Ignition Security System), um sistema imobilizador de prote‡Æo contra furto aplicado em toda a linha da marca acima de 600 cc.

O H.I.S.S. ‚ considerado um diferencial Honda e proporciona seguran‡a ao estacionar o ve¡culo em locais p£blicos. Trata-se de um sistema avan‡ado de identifica‡Æo por meio de chip eletr“nico localizado na chave de igni‡Æo. Em outras palavras, somente a chave original tem capacidade para acionar o motor. Assim, o motociclista fica protegido contra tentativa de furtos com chaves copiadas.

Al‚m da GL 1800 Gold Wing, VTX 1800C e CBR 1000RR Fireblade, o consumidor brasileiro vˆ o sistema aplicado em outros trˆs modelos: a importada CBR 600RR, a Shadow 750 e a CBF 600F Hornet -as duas £ltimas produzidas na f brica de Manaus (AM).

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Controlado pelo m¢dulo de igni‡Æo/inje‡Æo do motor, o sistema ‚ simples e eficaz. Quando a chave original ‚ utilizada, o m¢dulo envia um sinal de reconhecimento para a chave, que possui um “chip”. O sinal ‚ devolvido ao m¢dulo que, ao identificar a chave, libera a igni‡Æo/inje‡Æo para que o motor entre em funcionamento. Caso seja utilizado qualquer outro dispositivo, o circuito de partida do motor ser  desativado.

Quando a igni‡Æo ‚ ligada e o interruptor do motor est  na posi‡Æo ON, o indicador do sistema imobilizador se acende – luz vermelha localizada no painel por alguns segundos e, em seguida, se apaga. Se o indicador permanecer aceso, o sistema nÆo reconheceu o c¢digo da chave e, por isso, nÆo permitir  o funcionamento do motor.

Seguran‡a em todas as categorias – A pol¡tica de oferecer cada vez mais seguran‡a no momento de estacionar nÆo se limita apenas …s motocicletas acima de 600 cc. A Honda investe constantemente em tecnologia para todas as categorias.  o caso do pioneiro Sistema Honda de Prote‡Æo, desenvolvido especificamente para modelos de menor cilindrada.

Dois itens compäem esse avan‡ado sistema. O Shutter-Key ‚ uma fechadura adicional com chave sextavada, que protege o miolo da chave de igni‡Æo e possui codificador magn‚tico. O outro componente ‚ o Comb-lock, que ‚ respons vel pela trava do guidÆo associada … igni‡Æo.

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Sua praticidade ‚ uma das principais caracter¡sticas. Ao desligar a motocicleta, por exemplo, o Comb-Lock ‚ o primeiro processo a ser realizado.  necess rio colocar a chave de igni‡Æo na posi‡Æo “Lock” com o guidÆo travado, representando comodidade e tranqilidade ao motociclista. Ap¢s travar o guidÆo, o piloto aciona o dispositivo “Shutter-Key” como o dedo para bloquear o miolo de igni‡Æo.

Para ligar a motocicleta, ‚ necess rio que o piloto desbloqueie o miolo de igni‡Æo. Para isso, basta utilizar a chave sextavada. Depois, colocar a chave de igni‡Æo no contato para destravar a motocicleta.

O Sistema Honda de Prote‡Æo est  dispon¡vel nos seguintes modelos nacionais: CBX 250 Twister, CG 150 Titan, CG 150 Sport, CG 150 Job, Biz 125, Biz 125+ e NXR 150 Bros.