Foto: Divulga‡Æo Honda

Honda NXR Bros 2006 traz novo motor 150 OHC

Foto: Divulga‡Æo Honda

Foto: Divulga‡Æo Honda

L¡der em vendas na categoria on-off road no Brasil, modelo apresenta motor com ainda mais potˆncia e torque.

Excelente alternativa para o motociclista que busca versatilidade para enfrentar asfalto e terra com a mesma desenvoltura, a Honda NXR 150 Bros 2006 chega …s concession rias da marca em todo o Pa¡s com novo motor OHC (Over Head Camshaft) – j  consagrado pela CG 150 Titan. Outras novidades ficam por conta do design do painel de instrumentos e o Sistema Honda de Prote‡Æo.

Lan‡ado no in¡cio de 2003, o modelo NXR Bros, com duas op‡äes de motoriza‡Æo – 125 cmü e 150 cmü -, conquistou os consumidores brasileiros com caracter¡sticas como economia, robustez e versatilidade, e tornou-se l¡der do segmento on-off road no mercado nacional de duas rodas.

Op‡Æo pr tica de locomo‡Æo para a cidade e para a  rea rural, a NXR 150 Bros atende a pilotos iniciantes e experientes, proporcionando prazer na pilotagem em qualquer tipo de piso, com seguran‡a e conforto, al‚m de diferencia‡Æo para aqueles que buscam evolu‡Æo na categoria.

Design arrojado e moderno
O design da NXR 150 Bros ‚ um dos grandes diferenciais do modelo. O conjunto dianteiro, integrado pelo tanque de combust¡vel recoberto por defletores associados ao p ra-lama alto e … carenagem do farol, transmite sensa‡Æo de robustez e esp¡rito off-road.

O visual esportivo da motocicleta ‚ evidenciado pela traseira, composta pela rabeta afilada com lanterna integrada, que passa a sensa‡Æo de velocidade e fluidez das formas. O escapamento, com sa¡da elevada, agora com protetor cromado em todas as versäes, facilita a pilotagem em qualquer tipo de terreno, inclusive com lama.

O modelo 2006 traz tamb‚m novos e arrojados grafismos aplicados nos defletores em pl stico injetado que, al‚m de direcionarem o ar frontal para o motor, protegem o tanque de combust¡vel.

O painel de instrumentos ganhou novo desenho, de formas arredondadas, o que deixa o visual mais moderno. Al‚m disso, re£ne as principais informa‡äes, como hod“metro total e parcial e luzes indicadoras (neutro, farol alto e piscas), proporcionando funcionalidade e praticidade no monitoramento da motocicleta.

Novo motor 150 OHC: maior potˆncia e torque, com mais economia.

A NXR 150 Bros recebeu o consagrado motor de 149,2 cmü, de 4 tempos, monocil¡ndrico, OHC (Over Head Camshaft), com comando de v lvulas no cabe‡ote – o mesmo que equipa a CG 150 Titan.

Compacto e moderno, esse propulsor possui balancins roletados que assegura menor atrito entre os componentes internos. Com potˆncia m xima de 14 cv a 8.000 rpm e torque m ximo de 1,36 kgf.m a 6.000 rpm, garante desempenho e for‡a desde as baixas rota‡äes, respostas r pidas ao comando do acelerador, sem necessidade de trocas constantes de marchas, al‚m de proporcionar economia de combust¡vel, resistˆncia e durabilidade.

Com o objetivo de melhorar o aproveitamento da energia produzida na cƒmara de combustÆo projetou-se novo ƒngulo de deslocamento do pistÆo (off set). Para reduzir vibra‡äes e garantir uma pilotagem ainda mais confort vel, a motocicleta incorporou um balanceiro na parte inferior do bloco do motor, que gera um movimento oposto ao de subida e descida do pistÆo. Al‚m disso, o novo desenho do duto de admissÆo assegura economia de combust¡vel, enquanto o jato de ¢leo na parte interna do pistÆo proporciona menor aquecimento e desgaste.

A motocicleta ‚ dotada de igni‡Æo do tipo CDI (Igni‡Æo por Descarga Capacitiva), que proporciona fa¡scas mais fortes na vela, resultando em uma combustÆo eficiente. O modelo possui transmissÆo de cinco marchas e bateria selada (isenta de manuten‡Æo).

Performance e versatilidade
O chassi, de ber‡o semiduplo, proporciona maior rigidez … motocicleta. Com suspensÆo traseira monoamortecida, de 150 mm de curso, com a mola do amortecedor de duplo est gio para uso misto, a NXR 150 Bros ‚ confort vel e eficiente na transposi‡Æo de obst culos, mesmo com garupa. J  a suspensÆo dianteira telesc¢pica, com curso de 180 mm, garante maior capacidade de absor‡Æo das irregularidades do solo e conforto mesmo em estradas de terra e pisos irregulares.

A NXR 150 Bros (versäes KS e ES) ‚ equipada com freios a tambor, que garantem progressividade de acionamento com baixo custo de manuten‡Æo. J  a versÆo ESD conta com freio dianteiro a disco, de acionamento hidr ulico e c liper de duplo pistÆo, que proporciona maior capacidade de frenagem, com seguran‡a e eficiˆncia.

A altura do assento, de 825 mm, assegura facilidade para o piloto apoiar os p‚s no chÆo, enquanto o aro dianteiro, de 19 polegadas, proporciona maior maneabilidade devido ao menor efeito girosc¢pico. Os pneus MT-60 possuem perfil alto e largo, com maior  rea de contato no solo.

Tanto o piloto quanto o garupa tˆm o conforto assegurado pelas pedaleiras, pouco recuadas, pela distƒncia do guidÆo e pelo assento em dois n¡veis, que proporciona agrad vel posi‡Æo de pilotagem.

Mais seguran‡a
A nova NXR 150 Bros incorporou o Sistema Honda de Prote‡Æo composto por Shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e codifica‡Æo magn‚tica), Comb-lock (trava do guidÆo associada … chave da igni‡Æo) e chave com mais combina‡äes de segredos.

Outra novidade ‚ o acendimento autom tico do farol, com lƒmpadas 35/35W, que ‚ acionado ao ligar o motor, medida eficiente de seguran‡a que atende … legisla‡Æo brasileira.

Respeito ao meio ambiente
A nova NXR 150 Bros j  est  em conformidade com as normas previstas na segunda fase do Promot (Programa de Controle de Polui‡Æo do Ar por Motociclos e Ve¡culos Similares), que entra em vigor a partir de 1§ de janeiro de 2006, atendendo … resolu‡Æo n§ 342, de 25 de setembro de 2003, do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que prevˆ a redu‡Æo gradativa da emissÆo de poluentes de motocicletas e ciclomotores.

Com a descontinuidade do modelo NXR 125 Bros, a Honda passa a comercializar a NXR 150 Bros em trˆs versäes – KS (partida a pedal e freios a tambor), ES (partida el‚trica e freios a tambor) e ESD (partida el‚trica e freio dianteiro a disco).

A nova motocicleta, que est  dispon¡vel nas cores preta, azul e vermelha, com grafismos ainda mais modernos e dinƒmicos, tem pre‡o p£blico sugerido de R$ 6.860,00 (KS), R$ 7.508,00 (ES) e R$ 7.880,00 (ESD). Os valores tˆm como base o Estado de SÆo Paulo e nÆo incluem despesas com frete e seguro.