Publicidade

Editores, escritores e leitores apostam no futuro dos e-books como o melhor meio de leitura, seja de livros did ticos, romances, jornais e revistas.

Bastou Stephen King, o mestre do terror, parar de publicar seus livros na Internet para apressadinhos e profetas do apocalipse online acharem que chegava ao fim o promissor mercado de e-books.

Deram com os burros n gua. Na £ltima versÆo do BookTeck West, concorrido painel de publica‡äes, realizado em SÆo Francisco, Calif¢rnia, nos EUA, os livros eletr“nicos ganharam, em definitivo, a simpatia de editores, escritores e leitores. Bob Bolic, vice-presidente e diretor de Desenvolvimento de Novos Neg¢cios da McGraw-Hill, uma das mais famosas editoras do planeta, acha que eles nÆo sÆo apenas uma novidade. “Eles representam a nova alfabetiza‡Æo”, pensa Bob.

Os livros eletr“nicos tˆm todos os trunfos para se consolidar como o melhor meio de leitura – seja de livros did ticos ou romances, jornais ou revistas. Eles oferecem uma sistema de buscas por palavras-chave, vˆm com dicion rios embutidos, blocos de notas e marcadores de p ginas e podem ser folheados como os livros tradicionais.

Publicidade

Na maioria, ‚ poss¡vel ajustar o tamanho das letras para quem tem problemas de visÆo e alguns possuem softwares de voz, isto ‚, lˆem os textos para vocˆ. Mas sua principal vantagem ‚ a diversidade de t¡tulos, quase todos gratuitos ou vendidos por um baixo pre‡o, uma vez que na Internet nÆo h  custos de impressÆo, distribui‡Æo, armazenamento e venda.

O mercado ‚ expressivo. S¢ nos Estados Unidos sÆo mais de 130 milhäes de internautas – 70 mil novos a cada dia. Micros e acess¢rios relacionados … Internet estÆo se multiplicando e a faixa de idade do consumidor em potencial vai dos 12 aos 100 anos de idade. S¢ h  um por‚m: ler na tela ‚ cansativo. Mas a Microsoft e a Adobe estÆo cuidando de novas tecnologias de visualiza‡Æo como o ClearType e o Cool Type. O ClearType, criado pelo especialista escocˆs Bill Hill, proporciona um resolu‡Æo que chega a 200 pontos por polegada – superior … de muitas publica‡äes impressas. O Cool Type, da Adobe, recurso inclu¡do em seus arquivos de extensÆo pdf, proporciona uma leitura agrad vel.