Publicidade

Os assuntos tecnologia e motos estão cada vez mais próximos. Se no passado levamos décadas para ter a primeira motocicleta nacional com injeção eletrônica (a XT 660R, em 2005), hoje uma enxurrada de recursos equipa até as motos pequenas. Mas qual o próximo passo?

Novos equipamentos devem seguir ganhando popularidade, deixando as motocicletas mais econômicas, confortáveis e seguras. Veja abaixo 5 tecnologias que ganharam espaço rapidamente nos últimos anos e que, possivelmente, irão equipar a sua próxima moto – independente de marca ou cilindrada.

1 – Tecnologias nas motos: controle de tração 

A maioria das tecnologias que se popularizam nas motos, descendem dos carros. É o caso do controle de tração. Ele surgiu nos veículos de quatro rodas, chegou às motos grandes e agora passa a ganhar espaço até entre modelos de 150 cc – incluindo scooters. No Brasil, já está disponível até nas pequenas Honda PCX e Yamaha NMax.

controle de tração é uma das tecnologias nas motos

O controle de tração é útil até em motos pequenas, pois garante mais segurança em pisos escorregadios (como em dias chuvosos ou estradas de terra). PCX e NMax já têm

Publicidade

Na prática, ele evita que a roda traseira perca a tração (patine) pelo excesso de potência ou falta de aderência do piso, através da gestão eletrônica do motor. É útil nas acelerações das poderosas esportivas e também às pequenas urbanas, pois gera mais segurança em situações escorregadias, como dias chuvosos ou estradas de terra.

 

2 – Smartkey 

Outro item que já pode ser considerado popular entre algumas motos e muitas scooter pequenas é o Smart Key. Também chamado de Keyless ou chave por aproximação ele permite destravar e ligar a moto sem precisar tirar a chave do bolso, gerando mais praticidade. Se antes era coisa digna de carros de luxo, agora é encontrado até mesmo na pequena Yamaha Fluo 125.

smartkey e as tecnologias nas motos

Com o smartkey você não precisa conectar e girar a chave na ignição. Até modelos 125 cc, como a Yamaha Fluo, já adotam a tecnologia

Publicidade

3 – Painel TFT – Tecnologias nas motos 

Se antigamente a moda era os grandes painéis de instrumentos analógicos, cheios de ponteiros, agora as telas TFT atraem os motociclistas. Muito mais moderna que os painéis LCD, a novidade conta com alta resolução e cores, trazendo novas possibilidades ao usuário.

Painel da Zontes R310, com tela TFT de alta resolução

Ele pode, por exemplo, customizar o layout das informações, usar o GPS e até espelhar o smartphone ou câmera GoPro. Se até ontem era um recurso digno das mais caras motos premium, hoje é encontrado em modelos acessíveis, como as Zontes.

Veja também:

Publicidade

 

4 – Embreagem assistida e deslizante 

Mais um recurso que nasceu na alta cilindrada e ganha espaço nas pequenas e médias. Criada para as pistas, a embreagem deslizante gera mais estabilidade nas reduções de marcha ao impedir o travamento da roda traseira em reduções bruscas. Já o sistema assistido suaviza o acionamento da manete, tornando o uso da embreagem muito mais confortável. Essas tecnologias já estão disponíveis, por exemplo, na Bajaj Dominar 400, e devem ser encontradas em modelos cada vez menores e mais acessíveis.

Embreagem assistida e deslizante reforça a esportividade e aumenta o conforto em motos como a Dominar 400

 

5 – Farol direcional – Tecnologias nas motos 

Também chamado de cornering light, o farol direcional é um sistema que movimenta as luzes do conjunto óptico de maneira independente e automática. A ideia é iluminar as laterais durante curvas, algo ainda mais interessantes nas motos (que podem ter a iluminação padrão prejudicada pela inclinação). Existem sistemas mais complexos, como os das BMW 1250, ou simples, como a Africa Twin 1100 AE e seus LEDs auxiliares que ligam ao notar a inclinação da moto. Um recurso de moto premium, mas que em breve deve equipar modelos menores.

cornering light e as Tecnologias nas motos 

Cornering light da Africa Twin 1100 Adventure Sports é simples e funcional. Quando a moto inclina, LEDs sob o farol ligam para iluminar ‘os cantos da curva’

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]