Publicidade

Jean Azevedo vai ao Egito participar do Rally dos Faraós

Nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, o piloto da Equipe Petrobras Lubrax, Jean Azevedo, e seu mecƒnico, Geraldo Lima, embarcam para o Egito, onde ser  disputada a 9¦ edi‡Æo do Rally dos Fara¢s, prova v lida como sexta etapa do Mundial de Motos, que acontecer  entre os dias 03 e 10 de outubro.

Esta ser  a estr‚ia de Jean na prova, seguindo os passos de seus companheiros de equipe, Klever Kolberg e Andr‚ Azevedo, que competiram no deserto eg¡pcio em 1990 e 1991. Esta edi‡Æo do Fara¢s ter  sete etapas, totalizando trˆs mil quil“metros. O percurso far  um tra‡ado no Egito: os pilotos partem do Cairo passando por Bahariya, Dakhla, Farafra, Siwa e retornam … capital do Egito, com chegada ao lado das pirƒmides.

Jean, pentacampeÆo do Rally dos Sertäes, estar  competindo com a mesma KTM 660 que correu o Dakar em janeiro de 2006, j  equipada com os novos pneus desenvolvidos pela Pirelli. “Testei estes novos modelos na etapa maratona do Sertäes, e comprovei que eles sÆo perfeitos para etapas longas, como as que eu vou enfrentar no Egito e no Dakar”, explica o piloto da Equipe Petrobras Lubrax.

Publicidade

Para Jean, o objetivo principal ser  de treinamento e testes para o Dakar 2007. “Consegui viabilizar minha participa‡Æo. Quero treinar no deserto, melhorar minha pilotagem nas dunas. Com o trabalho em conjunto com o Geraldo, vamos desenvolver a moto, especialmente a suspensÆo, para largar no Dakar mais confiante e com ritmo de prova, igualando as condi‡äes de meus principais advers rios”, declarou Jean.

Como os moldes da prova e os tipos de pista sÆo semelhantes ao que a equipe enfrentar  no Rali Lisboa-Dakar, esta experiˆncia tamb‚m ‚ uma oportunidade para Jean praticar a navega‡Æo no deserto. “No Dakar as ferramentas de navega‡Æo sÆo limitadas, nÆo ‚ permitida a utiliza‡Æo de todos os recursos do GPS, dependemos apenas de sua b£ssola e de nossa capacidade”, comentou Klever Kolberg, que juntamente com outros colaboradores do time, est  cuidando dos preparativos para a 20a. participa‡Æo consecutiva da Equipe Petrobras Lubrax no Rally Dakar.

O Fara¢s tamb‚m contar  pontos para o Mundial de Carros, mas as equipes que lideram a temporada, a Volkswagen e a Mitsubishi, nÆo estÆo entre os inscritos. Nesta categoria, o Brasil ser  representado pela dupla Paulo Nobre e Luiz Pal£ com BMW.

Raio X das sete etapas
1¦ etapa – Cairo a Bahariya – 340 km
2¦ etapa – Baharija a Dakhla – 440 km
3¦ etapa – Dakhla a Farafra – 400 km
4¦ etapa – Farafra – Bahariya – 400 km
5¦ etapa – Bahariya – Siwa – 380 km
6¦ etapa – Siwa – Bahariya – 430 km
7¦ etapa – Bahariya – Cairo – 210 km

Publicidade