Publicidade

Uma moto icônica do Rally Dakar foi arrematada por um preço menor que uma Honda Africa Twin! Isso mesmo, uma lenda da década de 1990 e com passagem pelo maior rali do mundo foi leiloada com um valor curioso. Um lance realmente baixo, ainda mais considerando a história da multicampeã Cagiva Elefant.

Moto icônica do Rally Dakar 

Nas décadas de 80 e 90, as grandes motos aventureiras de dois cilindros dominavam o Rally Dakar. Eram máquinas que passavam frequentemente dos 200 km/h no deserto! E se hoje quem manda no Dakar são as monocilíndricas da Honda, KTM e GasGas, no passado entre os grandes nomes estava a italiana Cagiva.

Cagiva Elefant, Moto Dakar

Unidade leiloada participou do Rally Paris-Dakar de 1996, sob comando do francês Cyril Esquirol. Modelo foi bicampeão em 1990 e 1994

Para ser mais específico, o modelo Cagiva Elefant foi uma dessas míticas motos do Dakar. Tinha suspensão alta, rodas de 21 e 18 polegadas, tanques de combustível dianteiro e traseiro e carenagem alta.

Publicidade

Um conjunto que conquistou o primeiro lugar no Dakar em 1990 e 1994, com o motor Ducati 900 SS. Isso foi possível porque, no passado, a Cagiva foi proprietária da Ducati. Assim, peças e tecnologia foram partilhadas por ambas as empresas.

Hoje a Ducati pertence ao grupo Audi, enquanto isso, o nome Cagiva repousa guardado em alguma gaveta da sua proprietária MV Agusta. No entanto, não faltam unidades da aventureira Elefant que são ricas em história.

Moto Dakar - planilha de navegação

No mapa de navegação ainda está parte da rota do Dakar de 1996. Que história!

Veja também:

Publicidade

Moto usada no Dakar em leilão

Recentemente, um modelo da Cagiva Elefant, genuína unidade participante do Dakar, foi a leilão. A motocicleta disputou a edição do Dakar de 1996 sob os comandos de Cyril Esquirol. Nada menos que um piloto, lenda do off-road francês, que detém o recorde de maior número de vitórias no agora extinto Gilles Lalay Classic.

No entanto, Cyril não se saiu tão bem no Dakar com a Elefant… Ele teve uma lesão na cabeça sofrida numa queda, que o forçou a abandonar o Rally mais cedo. Por fim, após o acidente, a moto regressou para casa, onde foi reparada, restaurada e colocada em exibição.

Velha Cagiva Elefant do Dakar foi arrematada por preço de Africa Twin 0km

Recentemente, essa Cagiva Elefant 900 foi colocada à venda em leilão no site britânico Bonhams, com um preço inicial de 7.106 euros – menos de R$ 38 mil em conversão direta. No entanto, o modelo foi arrematado por 13.800 euros – cerca de R$ 73.500.

Publicidade

Ou seja, a mítica moto do Dakar saiu por um preço de Africa Twin 0km. No Reino Unido, a Honda parte dos 13.200 euros em sua versão de entrada, enquanto a Advenure Sports passa os 17 mil euros. Talvez por isso a Elefant tenha sido arrematada tão rápido.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]