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Tinha escrito o maior e-mail de todos os tempos (exagero) e a¡ resolvi voltar uma tela para ver o nome do cara que envenenou a Yes, entÆo, perdi meu super texto (mais de quarenta minutos tentando achar as palavras), agora broxei. Eu tamb‚m gosto de escrever, de tornar o texto claro, embora nÆo consiga muito. Estava perguntando sobre: CDI como funciona; a redu‡Æo inicial e final, como calcula; giros do motor – se pode passar de 10500 – faixa vermelha; e, se o cara da Yes fez uma 125 andar naquela velocidade, por que minha – entÆo 150, agora 200 – t  tÆo agarrada? ‚ carburador? aerodinƒmica, CDI, redu‡Æo, set up, ou tudo ao mesmo tempo?
Georges Zouein
Lavras. MG
Grande Georges, para resolver o problema de perder textos, lembre que s¢ Cristo e Ctrl+S salvam! J  para o broxismo, bem, tem um remedinho azul que (dizem) resolve… Seguinte, o CDI ‚ uma sistema de pulso da igni‡Æo que faz o papel do antigo platinado (lembra dele?), com a vantagem de ser eletr“nico e nÆo mecƒnico. Ele “avisa” o sistema el‚trico da moto que est  na hora de mandar uma centelha l  pra vela para produzir a detona‡Æo (queima dos gases). Redu‡Æo prim ria ‚ a rela‡Æo do cƒmbio, aquele amontoado de engrenagens, com equa‡äes diferentes para cada marcha. A rela‡Æo secund ria ‚ formada por coroa/pinhÆo, unidos pela corrente. E a rela‡Æo final de transmissÆo inclui ainda a roda/pneu traseiro. A rota‡Æo do motor ‚ cada volta completa 360§ do virabrequim. NÆo se deve ultrapassar a rota‡Æo de potˆncia m xima de sua moto, que nem sempre ‚ a mesma da faixa vermelha, veja no manual ou na ficha t‚cnica no site da f brica. Essa sua 150/200 vai me deixar louco! Georges, nÆo d  pra avaliar o problema da sua moto por escrito, ‚ preciso test -la. Comece procurando um ¢timo e confi vel mecƒnico, acerte a carbura‡Æo primeiro, depois reveja os outros itens.

Kits
Tite, Gostaria de saber o que vocˆ acha da qualidade dos kits de aumento de cilindrada que sÆo oferecidos atualmente. Vale a pena o investimento pela durabilidade?
Luiz Henrique
Campinas, SP
Chih, sujou! Eu nunca testei estes kits, por isso nÆo posso opinar a respeito. Mas posso adiantar o seguinte: 1) nÆo basta trocar o kit, ‚ preciso refazer a carbura‡Æo e as vezes at‚ trocar o carburador inteiro. 2) ter  de alterar a rela‡Æo final de transmissÆo para se adequar … nova potˆncia e nÆo pense que rela‡Æo mais longa aumenta a velocidade porque senÆo eu te esgano! 3) Dependendo do kit lembre-se que vocˆ nÆo poder  mais retificar o motor, se tiver de fazˆ-lo ter  de trocar todo o cilindro. 4) Fa‡a o servi‡o completo, nÆo apenas a troca do kit.

DVDs de trilhas
Ol  pessoal temos um site www.trilhalouca.com e estamos oferecendo servi‡o de grava‡Æo e editora‡Æo de DVDs para trilheiros do Brasil. Se tiverem interesse estamo a sua disposi‡Æo. Mande um e-mail para trilhalouca@trilhalouca.
Daniel
Uberlƒndia Minas
Beleza, Dani, t  dado o recado!