Foto: Lama na cara, faz parte do off-road - Bitenca

Medição para a retífica – Lama na cara – Pistão Forjado – Hacker

Foto: Lama na cara, faz parte do off-road - Bitenca

Foto: Lama na cara, faz parte do off-road - Bitenca

Tenho uma XR 200 que está consumindo bastante óleo, terei que fazer o motor dela, e uma dúvida que surgiu é referente ao pistão, verifiquei que existem 4 tipos: 0,25 mm, 0,50 mm, 0,75mm e STD. O STD é o
standard, ou seja, ou encamiso ou troco o cilindro e coloco esse pistão e anéis. Mas como se faz a medição para saber qual deve ser usado? Como sei quando se usa o 0,25mm, 0,50mm ou 0,75mm? Obrigado! Ricardo, 24, Porto Alegre, RS.

R: Olá Ricardo. O melhor é deixar a sua oficina de retífica fazer a medição; O método éo seguinte: Você verifica o desgaste pelo degrau que se forma na camisa
no ponto em que os anéis param (ponto morto superior ou posição “T” do volante) entre os movimentos de subida e descida. A diferença dos
diâmetros do ponto sem desgaste, medido logo acima desse degrau, e o diâmetro do ponto de área de maior desgaste, logo abaixo do degrau vai
lhe indicar se a sobre-medida de 0,25 – 0,50 ou 0,75 absorve toda a diferença.
Na verdade, a fábrica já fornece cada sobre-medida prevendo que ela cobrirá o desgaste para cada medida adicionada, ou seja:
Se o cilindro estiver com medida 0,25 provavelmente o 0,50 cobre o degrau. Se ele estiver em medida STD, original, o 0,25 deve cobrir o degrau mas o melhor é deixar a oficina de retífica verificar para você.
Não se esqueça de mandar verificar o cabeçote e virabrequim também pois pode ser necessário o retrabalho nessas áreas também. Boa sorte.


Minha XRE 300 com 9 mil km já apresentou varios problemas como vazamento de junta do cabeçote, troca de bomba de gasolina(15 dias sem a moto)e tambem um recal de aceleração , será que a Honda esta solucionando estes problemas? e a lama que a roda da frente joga no piloto será que vão aumentar o paralamas dianteiro para resolver esta questão e porque que
tantos especialista em motos fizeram testes e mais teste antes do lançamento e não perceberam que ela joga lama no farol e no piloto ou só
fizeram teste em asfalto ou ainda viram mais não quizeram anunciar a falha . Grato pela resposta. João, 48, São José, SC.

Foto: Pistão Forjado Wiseco - Divulgação

Foto: Pistão Forjado Wiseco - Divulgação

R: Olá João,
A lama na cara é muito comum nas motos off road. É aceitável uma vez que o piloto sai na chuva para se molhar e tradicionalmente apenas nas motos street e nos scooters evita-se essa situação. Em épocas de muita chuva muitos usuários colocam um para-barro de borracha adicional, na frente ou atrás do para-lama dianteiro para minimizar o problema. Quanto aos outros fatos apresentados não são incomuns nos lançamentos, mesmo nas melhores marcas. Você deve ter ouvido falar do problema do tapetinho do Toyota Corolla, que provocou vários acidentes. Claro que não justifica, mas sempre que compramos um modelo novo de motocicleta, automóvel, etc. estamos mais sujeitos a enfrentar problemas de fabricação e/ou projeto, que com o tempo são sanados de alguma forma, de acordo com a competência e determinação da marca. Abraços.


Olá Bittencourt. qual a diferença entre um pistão normal e um pistão de aluminio forjado?
minha dt200 tinha cilindro original com arranhões
e usava pistão de agrale 1mm. mandei pra retifica
teve que encamisar voltou pra std. com aneis yamaha e pistão rocatti. porém ficou xoxa, nem lembra uma DT200 porque? será que é o material usado na camisa? ou é as novas janelas da camisa que causa esse efeito.? será que posso contornar esse problema. o que posso fazer no motor? aguardo sua resposta. China, 46, Caraguatatuba, SP.

R: Olá China,
O pistão forjado tem características dimensionais mais estáveis com a variação de temperatura e sofre menos desgaste por ser mais duro também. Por isso de ser um pouco mais justo na camisa do que o normal.
Recolocando camisa, as janelas devem ser bem ajustadas, pois se ficar degrau entre a janela da camisa e o duto no corpo do cilindro pode criar muita turbulencia. Isso pode ser uma outra causa da baixa potência.
A qualidade da camisa, da retífica e da folga entre pistão e camisa faz muita diferença também. Considere a colocação do Nikasil da Motorey. Pode dar bastante diferença. Abraços.


Cuidado, site da Kawasaki foi invadido.O site www.kawasakibrasil.com foi invadido.
Acabei de entrar lá e tem uma figura na página inicial no lugar das fotos das motos e se você clicar nela e fizer o download um vírus vai se instalar.
Esperem uns dias antes de entrar lá, mas se quiserem entrar, basta não clicar em nada. Sergio Sadam. Tanguá, RJ

Sérgio, a Kawasaki do Brasil, na pessoa do Sr. Ricardo, Gerente de Marketing confirma e informa que já foi solucionado e solicitou transmitir agradecimentos.