Publicidade

A Suzuki Hayabusa é uma rainha da velocidade, criada para ser a moto de produção em série mais rápida do mundo, no fim dos anos 1990. Logo, não é preciso dizer que seu lugar é no asfalto… o que não impediu um fã de desafiar seu desempenho no off-road pesado. Veja a aventura do piloto de enduro Matt Spears.

Uma Hayabusa desafiando dunas!

O piloto de enduro e YouTuber gosta de combinações inusitadas. Talvez você já tenha visto ele aqui com uma velha Gold Wing encarando trilhas! A ideia pode parecer questionável para muitos fãs da grande estradeira da Honda, mas é impossível negar que o resultado foi curioso e hilário.

Hayabusa

Com algumas modificações, o piloto pode curtir os mais de 170 cv da Hayabusa… em dunas, lama e saltos

Depois de uma enorme touring, um ícone da velocidade. É claro, isso só foi possível depois dele fazer uma pequena lista de modificações na moto. Isso incluiu bem mais que a instalação de barras de proteção off-road, afinal de contas não se deve danificar a bela carenagem original da máquina.

Publicidade

No conjunto, a Hayabusa ganhou uma suspensão dianteira voltada ao fora de estrada, roda dianteira de 21 polegadas e guidão largo. Além de pneus off-road, claro. O modelo Hayabusa de Spears é um 2008. Então, estamos falando de uma moto que entrega 173 cv a 9.750 e torque de 13.5 kgf.m a 7.000 rpm. Tem potencial para as dunas! Veja o resultado no vídeo abaixo.

Veja também:

Peso pesado!

Apesar de ser uma máquina que ruma aos 200 cv e ter satisfatórios mais de 13 kgfm de torque, não podemos esquecer que a Hayabusa tem peso que ultrapassa os 250 kg em ordem de marcha.

Publicidade
Hayabusa no off road

Ironicamente, a Hayabusa tem potência, torque e peso semelhante a uma BMW R 1250 GS – mas a ciclística é absolutamente diferente, claro

Contudo, não há o que reclamar, são todos números praticamente idênticos aos da famosa big trail BMW R 1250 GS. Assim, colocar a superesportiva no off-road pode não ser uma coisa de outro mundo – ao menos no quesito peso.

E Spears vai muito bem. Aliás, ele realmente impressiona com a Hayabusa apenas adaptada levemente para o off-road. Subir encostas e dunas não é só uma questão de potência, precisa-se de habilidade. E aí, teria coragem de jogar sua Suzuki Hayabusa na areia?

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]