A Dominar 400 é a principal moto da Bajaj à venda no Brasil. Lançada no fim de 2022 junto da chegada da marca indiana no país, recentemente passou por seu primeiro reajuste de preço por aqui. Ainda é uma boa opção de compra, mesmo custando mais caro?
Vale a pena comprar a Dominar 400?
A atualização no preço foi quase sutil, de 3%. Assim, o preço sugerido da Dominar 400 passou dos R$ 24.200 do lançamento para R$ 24.990. Até o mês passado, segundo a Tabela Fipe o valor final pago pelo consumidor nas lojas era de aproximadamente R$ 24.234. A dúvida agora é saber qual impacto os R$ 790 adicionais terão no desempenho do modelo nas lojas.
Até aqui, a Dominar é o modelo de maior sucesso da marca no Brasil, com mais de 1.100 unidades emplacadas em 2023. Ou seja, de cada 10 motos da Bajaj vendidas no país, quase 8 são da 400 cc. Veja alguns atributos da Dominar e razões para dar uma chance a ela, mesmo custando um pouco mais.
1. Naked com motor de 40 cv
Um dos principais pontos positivos da Dominar 400 segue sendo seu motor. Desenvolvido pela Bajaj em parceria com a KTM, ele deriva da usina vista na 390 Duke, mas tem funcionamento mais progressivo e suave. Com 1 cilindro, arrefecimento a líquido e 373 cc, entrega bons 40 cv de potência e 3,5 kgf.m de torque, a 8.800 e 6.500 rpm. Atua junto do câmbio de 6 velocidades, com embreagem assistida e deslizante.
2. Itens de série
A boa fama do modelo também está baseado na lista de itens de série e tecnologia. Tem iluminação full LED, freios ABS nas duas rodas, tela LCD bipartida e entrada USB. Ainda oferece protetores de mãos e de carenagem, apoio para costas do garupa e para-brisa, tudo como itens de série – e não opcionais que devem ser comprados a parte.
3. Dominar 400 é uma moto versátil
Tecnicamente, a Dominar é uma naked, mas sua construção e itens de série lhe garantem eficiência em diferentes situações de uso. É ágil na cidade e confortável na estrada, inclusive ao garupa, situação onde é beneficiada pelos protetores, para-brisa e pacote eletrônico.
Em viagens ela também oferece boa autonomia, de aproximadamente 400 km, graças ao tanque de 13 litros e consumo médio na casa dos 30 km por litro. Só não vá colocar estas suspensões, rodas 17″ e pneus de asfalto em desafiadoras ou embarradas estradas de terra.
Veja também:
- Triumph 400 não emprestarão seu motor para futuras motos Bajaj
- Qual a melhor moto 150 / 160? Compare R15, CG, Bajaj e mais
4. Mais barata que rivais
Ainda com o reajuste, a Dominar 400 custa menos de R$ 25 mil, valor consideravelmente abaixo das concorrentes. A Yamaha MT 03 tem preço sugerido de R$ 31.390, enquanto a Kawasaki Z 400 custa R$ 34.810. Um pouco maior e mais potente, a Honda CB 500F tem PPS de R$ 39.100.
Já nas lojas, a Dominar acaba tendo preço comparável a motos mais simples e menores, como as CB 300F Twister e FZ 25, por exemplo. As street são negociadas por aproximadamente R$ 25.380 e R$ 23.179, segundo a tabela Fipe.
5. Custo e benefício da Dominar 400
Nosso quinto fator é um apanhado dos tópicos anteriores. Como a Dominar 400 oferece um bom desempenho, tem uma interessante lista de itens de série, é versátil e custa menos que as rivais diretas, é natural que ela ofereça um bom custo na atual configuração do mercado. Para quem cogita a compra, o modelo segue disponível em duas opções de cores (verde e cinza) e tem garantia de fábrica 3 anos.