Publicidade

A Dominar 400 é a principal moto da Bajaj à venda no Brasil. Lançada no fim de 2022 junto da chegada da marca indiana no país, recentemente passou por seu primeiro reajuste de preço por aqui. Ainda é uma boa opção de compra, mesmo custando mais caro?

 

Vale a pena comprar a Dominar 400?

A atualização no preço foi quase sutil, de 3%. Assim, o preço sugerido da Dominar 400 passou dos R$ 24.200 do lançamento para R$ 24.990. Até o mês passado, segundo a Tabela Fipe o valor final pago pelo consumidor nas lojas era de aproximadamente R$ 24.234. A dúvida agora é saber qual impacto os R$ 790 adicionais terão no desempenho do modelo nas lojas.

bajaj dominar 400 em são paulo

Mesmo com aumento de preço, Dominar 400 ainda pode ser uma boa opção para quem mora em alguma região assistida pela Bajaj no Brasil

Publicidade

Até aqui, a Dominar é o modelo de maior sucesso da marca no Brasil, com mais de 1.100 unidades emplacadas em 2023. Ou seja, de cada 10 motos da Bajaj vendidas no país, quase 8 são da 400 cc. Veja alguns atributos da Dominar e razões para dar uma chance a ela, mesmo custando um pouco mais.

 

1. Naked com motor de 40 cv

Um dos principais pontos positivos da Dominar 400 segue sendo seu motor. Desenvolvido pela Bajaj em parceria com a KTM, ele deriva da usina vista na 390 Duke, mas tem funcionamento mais progressivo e suave. Com 1 cilindro, arrefecimento a líquido e 373 cc, entrega bons 40 cv de potência e 3,5 kgf.m de torque, a 8.800 e 6.500 rpm. Atua junto do câmbio de 6 velocidades, com embreagem assistida e deslizante.

 

Publicidade

2. Itens de série

A boa fama do modelo também está baseado na lista de itens de série e tecnologia. Tem iluminação full LED, freios ABS nas duas rodas, tela LCD bipartida e entrada USB. Ainda oferece protetores de mãos e de carenagem, apoio para costas do garupa e para-brisa, tudo como itens de série – e não opcionais que devem ser comprados a parte.

Painel LCD em dois níveis, botões retroiluminados, tomada USB. Dominar 400 oferece um dos melhores pacotes da categoria

 

 

Publicidade

3. Dominar 400 é uma moto versátil

Tecnicamente, a Dominar é uma naked, mas sua construção e itens de série lhe garantem eficiência em diferentes situações de uso. É ágil na cidade e confortável na estrada, inclusive ao garupa, situação onde é beneficiada pelos protetores, para-brisa e pacote eletrônico.

Em viagens ela também oferece boa autonomia, de aproximadamente 400 km, graças ao tanque de 13 litros e consumo médio na casa dos 30 km por litro. Só não vá colocar estas suspensões, rodas 17″ e pneus de asfalto em desafiadoras ou embarradas estradas de terra.

viajar de dominar 400 da bajaj

Econômica e confortável, Dominar 400 pode ser uma boa moto para passeios de final de semana e viagens. Mas nada de estradas de terra

Veja também:

 

4. Mais barata que rivais

Ainda com o reajuste, a Dominar 400 custa menos de R$ 25 mil, valor consideravelmente abaixo das concorrentes. A Yamaha MT 03 tem preço sugerido de R$ 31.390, enquanto a Kawasaki Z 400 custa R$ 34.810. Um pouco maior e mais potente, a Honda CB 500F tem PPS de R$ 39.100.

2022-Yamaha-MT320-EU-Cyan_Storm-Action-010-03

Concorrentes diretas como a MT-03 custam entre R$ 30 mil e R$ 40 mil, bem acima do valor sugerido pela Dominar

Já nas lojas, a Dominar acaba tendo preço comparável a motos mais simples e menores, como as CB 300F Twister e FZ 25, por exemplo. As street são negociadas por aproximadamente R$ 25.380 e R$ 23.179, segundo a tabela Fipe.

 

5. Custo e benefício da Dominar 400

Nosso quinto fator é um apanhado dos tópicos anteriores. Como a Dominar 400 oferece um bom desempenho, tem uma interessante lista de itens de série, é versátil e custa menos que as rivais diretas, é natural que ela ofereça um bom custo na atual configuração do mercado. Para quem cogita a compra, o modelo segue disponível em duas opções de cores (verde e cinza) e tem garantia de fábrica 3 anos.

dominar 400 no brasil

Dominar 400 é uma moto que mira na boa relação de custo e benefício

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza