Publicidade

Uma fabricante artesanal está reproduzindo máquinas inspiradas em modelos do passado! Com motores da Shineray, a marca oferece versões scrambler de 450 cc e 250 cc. Confira mais sobre essa excêntrica marca de moto clássica.

Nova moto clássica com motor Shineray

A Janus é uma fabricante artesanal, sediada nos EUA e que constrói motocicletas com apelo retrô. Recentemente, a marca lançou a Gryffin 450, uma moto clássica com espírito scrambler, que aposta no minimalismo ao invés do excesso de tecnologia atual.

moto classica shineray

Além da versão com motor SWM/Shineray de 450 cc, há também uma 250 (foto) – ambas com a exótica suspensão dianteira

O modelo tem ainda como destaque a suspensão dianteira característica do tipo “Earles”. Trata-se de um braço oscilante empurrado de mangas compridas, com a roda dianteira emoldurada entre a peça.

Publicidade

A roda dianteira tem 21 polegadas e a traseira, 17. Aliás, atrás a moto clássica também tem braço oscilante. E todos os 4 amortecedores de mola oferecem, cada um, 140 milímetros de curso nos eixos das rodas.

Veja também:

Motor Shineray

O que move a moto clássica da Janus é um motor bastante simples, no chassi bastante complexo. Segundo a marca, trata-se de um unidade inspirada no famoso motor de enduro da Honda XR 400. Contudo, o propulsor é projetado pela SWM, uma subsidiária italiana da Shineray da China – que, aliás, deve vir ao Brasil em breve.

Publicidade
Janus

Novidade tem motor da SWM, marca que pertence à Shineray e virá ao Brasil em breve

Na Janus essa usina produz 30 cavalos, auxiliados ainda por carburador, na moto com 149 kg. Aliás, a marca oferece também uma Gryffin na versão 250. O chassi e o chassi são iguais, mas o monocilíndrico menor produz apenas 14 cv na moto menor com 120 kg.

 

Quanto custa a moto clássica ‘da Shineray’

A Gryffin 450 está disponível em seu mercado local, os Estados Unidos, em inúmeras variantes e combinações de cores. O preço parte de 13.495 dólares (cerca de R$ 67 mil em conversão direta). É um valor salgado. Para comparação, uma Royal Enfield Interceptor 650 custa ‘apenas’ 6.350 dólares.

Publicidade
royal enfield é mais barata que moto classica shineray

Nos EUA, a nova Gryffin tem preço salgado. Custa o dobro de uma Interceptor 650, por exemplo

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]