Foto: Ryo Harada - Desenho explica a nova tecnologia

Metzeler apresenta o novo pneu Sportec M5 Interact

Foto: Ryo Harada - Desenho explica a nova tecnologia

Foto: Ryo Harada - Desenho explica a nova tecnologia

A Metzeler apresentou ontem, 30 de agosto, o novo pneu Sportec M5 Interact™, destinado ao segmento das motocicletas superesportivas e para atender as exigências de motociclistas que buscam a melhor performance e enfrentam as mais variadas condições de uso.

Com o novo M5 Sportec Interact, os engenheiros da Metzeler trabalharam intensamente sobre o conceito de diferentes níveis de desempenho em todas as partes do pneu. Com isso, o desempenho do Sportec M5 Interact não depende apenas do composto eficiente do pneu, mas também da integração da tecnologia patenteada de Múltiplas Zonas de Tensão com a cintura de aço a 0° em torno da estrutura (carcaça) e sulcos estrategicamente colocados na banda de rodagem, todos perfeitamente unidos para funcionarem simultaneamente no pneu inteiro.

Os técnicos da Metzeler confirmaram a importante relação entre performance dos pneus e a tensão dos fios de aço dentro do pneu. A inovação do conceito de tensão variável é melhor explicada por meio da física dos instrumentos musicais, uma vez que os cabos de aço no interior dos pneus Metzeler se comportam de forma muito semelhante às cordas de uma guitarra.

Foto: Ryo Harada - Carlos Gaitan discorre sobre as qualidade do novo produto Metzeler

Foto: Ryo Harada - Carlos Gaitan discorre sobre as qualidade do novo produto Metzeler

O som do instrumento surge a partir de uma mudança de tensão entre suas cordas, com altas tensões fazendo pequenos e rápidos movimentos de vibração e, portanto, notas maiores, enquanto as tensões baixas tornam maiores e mais lentos os movimentos de vibração e, portanto, notas mais baixas. A criação do movimento/vibração das cordas de aço no pneu gera calor, sinônimo de aderência no mundo do motociclismo. Estes movimentos são ajustados entre os cerca de 120 fios de aço dentro do pneu, separados por frações de milímetro, criando “zonas” sintonizadas para os tipos específicos de motocicletas e seus ângulos de inclinação.

A nova tecnologia patenteada INTERACT com Múltiplas Zonas de Tensão é baseada na interação ideal entre a estrutura, compostos e sulcos, gerando zonas específicas que dependem da rigidez da estrutura, com cada zona oferecendo os benefícios máximos do pneu em cada ângulo de inclinação para quilometragem ideal e aderência.

As cinco zonas de tensão da tecnologia Interact combinam:
• A alta tensão da cintura de aço no centro do pneu, que reduz o movimento do composto para garantir a durabilidade e a estabilidade em alta velocidade (zona 3, Centro).
• A baixa tensão da cintura de aço nas proximidades dos ombros proporciona maior flexibilidade e alta absorção de energia, aumentando a temperatura do composto para melhor aderência (zonas 2-4).
• A maior tensão da cintura de aço na região do ombro proporciona maior uniformidade de pressão na área de contato com o solo em altos ângulos de inclinação quando o pneu é submetido a forças maiores. A trajetória final é mais precisa e consistente seja sob forte frenagem ou em potência máxima (zona 1-5).

A estrutura, especialmente projetada para aumentar a flexibilidade do pneu e a área de contato com o solo, trabalha em harmonia com os sulcos da banda de rodagem inspirados na letra grega “Pi” com avançados compostos de sílica para máxima aderência no piso seco e confiabilidade no molhado. O novo Sportec M5 Interact substitui o Sportec M3.

O novo pneu traz melhorias em termos de dirigibilidade e aderência durante uma pilotagem mais esportiva ou em piso molhado. Foi desenvolvido especialmente para atender a demanda de motociclistas que querem explorar todo o potencial de suas motocicletas, seja em viagens longas ou sob as mais variadas condições climáticas. O segredo está nas cinco zonas de tensão bem definidas em todo o contorno do pneu, obtidas pelo ajuste individual de mais de 120 cordas de aço, separadas umas das outras por frações de milímetros.

Com esta nova estrutura, os engenheiros da Metzeler também conseguiram otimizar a área total de contato do pneu com o solo em cada micro ângulo, com uma ampliação de 8%, além de melhorar seu formato e a distribuição de pressão. Este resultado é sentido em todas as situações: aumento da estabilidade em linhas retas, sensação de melhor contato na parte central da curva e segurança na aderência em ângulos fechados.
Metzeler apresenta o novo pneu Sportec M5 Interact
O novo padrão da banda de rodagem com o desenho da letra p no Sportec M5 Interact representa um elemento forte e característico do produto e também um elemento chave da nova tecnologia patenteada da Metzeler. Resultado de uma vasta série de testes para alcançar alta eficiência tanto no seco (estabilidade) quanto em condições de chuva(drenagem), os sulcos da banda de rodagem em forma de Pi interagem com toda estrutura (sobretudo com a cintura de aço a 0°) para equilibrar propriedades elásticas e otimizar a pressão da área de contato com o solo, o quê ajuda a aumentar a vida útil do pneu.

O design da banda de rodagem do pneu Sportec M5 Interact assemelha-se à letra Grega “Pi”, um componente da fórmula do circulo perfeito. A distribuição estratégica dos sulcos da banda de rodagem contribuem efetivamente para drenar a água, assim como proporcionar excelente flexibilidade. Este novo design de sulco interage com a alta tensão da cintura de aço e melhora a flexibilidade do pneu em retas, aumentando a área de contato com o solo em 10% para diminuir a derrapagem e aumentar o rendimento quilométrico. Ao mesmo tempo, as “pernas” do desenho do Pi garantem o aumento da área de contato com o solo em todos os ângulos de inclinação, onde as cinturas de aço nos ombros estão sob baixa tensão.

O novo indicador de ângulo de inclinação do Sportec M5 oferece a confirmação visual do nível máximo de uso do pneu: os motociclistas podem verificar qual das marcas dos cinco estágios teve contato com o solo no primeiro período de vida útil do pneu. Estas marcas superficiais não são indicadores de desgastes (TWI), por isso, é normal que desapareçam depois de certo tempo de uso, devido ao desgaste por contato com a pista.
Os cinco indicadores de ângulos de inclinação estão localizados no ombro do pneu traseiro, local que tangencia a superfície da estrada em ângulos de aproximadamente 25°, 30°, 35°, 40° e 45° (dependendo do peso do veículo e da pressão do pneu).

O novo Sportec M5 Interact está atualmente disponível na medida dianteira: 120/70ZR17; assim como em três medidas traseiras: 160/60ZR17, 180/55ZR17, 190/50ZR17 e 190/55ZR17, e deve gradualmente substituir seu predecessor, o Sportec M3. O Sportec M5 Interact já está homologado para a maioria das motos esportivas e naked mais modernas. Para equipamentos mais específicos visite o site da Metzeler: www.metzelermoto.com.br, onde estão os últimos lançamentos, detalhes técnicos de toda a linha de pneus de motocicletas e a revenda local mais próxima.