Publicidade

A Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, apoia as equipes da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos (SP), da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) de Campinas (SP) na Fórmula SAE Brasil, tradicional competição automobilística que reúne faculdades de engenharia de todo o País. O objetivo é o desenvolvimento e a fabricação de veículos, nas categorias Fórmula e Mini-baja, segundo as determinações da SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), visando à aplicação prática dos conhecimentos e conceitos adquiridos em sala de aula. Além da construção dos carros, os alunos também são responsáveis por pilotá-los nas corridas.

A Monroe apoia a USP de São Carlos desde 2003, uma das equipes mais tradicionais e vencedoras da Fórmula SAE Brasil, no desenvolvimento dos amortecedores de seus Mini-bajas. “Oferecemos toda nossa estrutura e suporte, além do conhecimento técnico. São os próprios alunos, porém, que fazem grande parte dos componentes dos amortecedores, utilizando materiais especiais”, conta Nilton Tadeu Durães, gerente de Engenharia de Produto da Monroe.

A equipe da Unicamp também conta com a tecnologia da Monroe em seus Mini-bajas. Assim como no caso da USP São Carlos, os alunos da Unicamp se envolvem diretamente na produção de diversos componentes dos amortecedores. A empresa auxilia os estudantes na escolha dos materiais utilizados e contribui com o desenvolvimento das peças, além de oferecer toda a estrutura de sua fábrica.

Além dessas equipes, a Monroe fornece os amortecedores Marzocchi, originalmente concebidos para bicicletas, motos, triciclos e quadriciclos, para a equipe da Universidade Federal de Santa Maria, que compete na categoria Fórmula. “As peças passam apenas por pequenas adaptações para se encaixarem nos projetos dos alunos”, diz Durães.

Publicidade

“Os alunos levam a Fórmula SAE Brasil muito a sério e existe uma saudável competitividade entre as universidades. Para nós, trata-se de uma ótima oportunidade de integração com as faculdades e seus alunos. Além de contribuir para o desenvolvimento dos veículos, abrimos nossa fábrica para visitação e oferecemos uma série de palestras técnicas aos estudantes”, finaliza Durães.

Sobre o Grupo Tenneco
Com faturamento global de US$ 4,64 bilhões, a Tenneco está sediada em Lake Forest, Illions, nos Estados Unidos. Mundialmente, o grupo possui mais de 80 unidades fabris, distribuídas em 24 países e conta com 21 mil colaboradores. Além disso, atende, globalmente, mais de 25 montadoras e cerca de 500 clientes no mercado reposição.

A empresa é uma das maiores fabricantes e fornecedoras de sistemas de controle de emissões, de amortecedores e componentes para suspensão para as montadoras e para o mercado de reposição. O grupo comercializa os seus produtos, principalmente sob as marcas Monroe®, Walker®, Gillet® e Clevite® Elastomer.

A Tenneco é uma empresa que vale US$ 4,64 bilhões. Com sede em Lake Forest, Illinois (Estados Unidos), conta com cerca de 21 mil colaboradores em todo o mundo. A empresa é uma das maiores fabricantes e fornecedoras de sistemas de controle de emissões, de amortecedores e componentes para suspensão para as montadoras e para o mercado de reposição. O grupo comercializa os seus produtos, principalmente sob as marcas Monroe®, Walker®, Gillet® e Clevite® Elastomer.

Publicidade