Publicidade

A Comissão de Grandes Prémios, composta por Carmelo Ezpeleta (Dorna, Presidente), Ignacio Verneda (Director Executivo FIM, Desporto), Herve Poncharal (IRTA) e Takanao Tsubouchi (MSMA) na presença de Javier Alonso (Dorna), Mike Trimby (IRTA, Secretário da reunião), Paul Duparc (FIM) e Mike Webb (Director de Corrida), numa reunião levada a cabo a 13 de Dezembro de 2012 em Madrid, tomou as seguintes decisões.

Regulamentos Desportivos e Disciplinares

Efeito Imediato:

Foi reconhecida a necessidade de abordar o problema dos pilotos que estão constantemente a ser avisados, ou penalizados, por colocarem em perigo outros pilotos, ou por cometerem outras ofensas sérias, como ataques a comissários ou outros oficiais. Para resolver este problema foi aprovado novo sistema de Pontos de Penalização. A Direção de Corrida pode penalizar um piloto com determinado número de Pontos de Penalização de um a dez. Esta penalização pode ser aplicada no lugar de, ou em adição a outra penalização. Os pontos “são somados” ao longo da época e quando se atinge determinados totais são aplicadas as seguintes penalizações de forma automática:

Publicidade

– Quatro Pontos – Parte para a próxima corrida do final do grid.
– Sete Pontos – Largue para a próxima corrida do pit lane.
– Dez Pontos –  Desclassificação do evento seguinte.

Uma vez aplicada a penalização prevista para os dez pontos o total volta a Zero. Os pontos não transitam para a temporada seguinte.

Várias alterações ao procedimento de partida foram aprovadas:
– A abertura do pit lane é acompanhada de bandeira verde à saída do pit lane em adição à já existente luz verde.
– Não será apresentada bandeira vermelha na frente do grid após a conclusão da volta de apresentação.
– Os aquecedores de pneus têm de ser removidos de imediato aquando da apresentação da placa de um minuto.

Após a aprovação do novo procedimento de qualificação para a classe de MotoGP é também necessário determinar o critério para participação na corrida – a regra dos 107%. Para poder alinhar nas sessões de qualificação um piloto tem de atingir um tempo melhor que 107% da marca do piloto mais rápido em qualquer uma das quatro sessões de treinos livres. Já não é possível qualificar-se para a corrida com base nos tempos do warm-up. Os pilotos nomeados como substitutos de um piloto lesionado após a realização de algumas sessões de treinos livres e que não tenham atingido os 107% serão autorizados a participar na Qualificação 1, onde têm de atingir um tempo de qualificação. Os pilotos que alinharem na sua primeira corrida da época e não estiverem presentes no briefing da FIM podem incorrer em penalização, mas já serão automaticamente desclassificados. A responsabilidade de acender as luzes vermelhas traseiras em condições de chuva cabe agora às equipas. Não serão apresentadas placas. Já não é necessário notificar uma equipa e obter o reconhecimento da mesma por parte da equipa aquando da imposição de penalização de passagem pela via de boxes devido a falsa partida. A informação da penalização será apresentada ao piloto na linha de partida e incluída na página de informação dos ecrãs de cronometragem. Deixa de existir uma multa mínima que a Direção de Corrida pode aplicar. O máximo da multa é agora de 50.000, euros.

Publicidade

Regulamentos Técnicos Classe de MotoGP

Efeito Imediato:
Não são permitidas aros de Compósito de Carbono. (Como é já o caso na Moto3 e Moto2). A excepção garantida às inscrições CRT de 2012 para poderem usar discos de freio de diâmetro diferente dos 320mm especificado nos regulamentos não transita para 2013. Será introduzida uma distribuição de pneus revista. Por princípio, os pilotos vão receber um pneu traseiro adicional e o frontal “macio” oferecido como opção em 2012, mas não usado, não estará disponível. Neste caso, a excepção respeitante à distribuição de diferentes graduações de pneus frontais em circuitos específicos será cancelada. A decisão final da composição da distribuição dos pneus será tomada após o teste oficial de Sepang de 5 a 7 de Fevereiro. Neste contexto, o fornecedor oficial de pneus vai facultar um traseiro “macio” para uso das CRT.

Efeito em 2014:
Foi aprovado um processo de homologação das especificação do motor “congelado”. Foi confirmado que esta regra não se aplica às CRT e que diferentes equipas que usem a mesma marca de máquina MSMA podem ter os seus motores homologados com especificações diferentes.

Efeito em 2015:
O preço máximo que pode ser cobrado pelo fornecimento de travões e suspensões será imposto. Estão também a ser levadas a cabo investigações com o objectivo de regular preços para “serviços contratados” para os mesmo produtos.

Publicidade

Classes de Moto3 e Moto2
Efeito Imediato: O sistema de mudanças rápidas [caixa de velocidades] da classe de Moto2 tem de ser aprovado pelo Director Técnico. A distribuição de pneus para a classe de Moto2 é alterada. De futuro, os pilotos terão disponíveis os seguintes limites de pneus: 8 frontais de duas especificações padrão. 9 traseiro de duas especificações padrão. As especificações em si serão determinadas pelo fornecedor oficial e todos os pilotos receberão lotes iguais. Os números frontais de competição nas máquinas de Moto3 e Moto2 têm de ter uma separação mínima de 10mm entre números de dois algarismos. Não sãopermitidos fundos reflectores.

Efeito em 2014:
Para garantir que as equipas de Moto3 são fornecidas com motores da mesma especificação a preços razoáveis foi acordado que os motores serão fornecidos através do organizador da competição e distribuídos aleatoriamente. Os momentos não serão devolvidos para manutenção, mas serão mantidos pelas equipas para outros fins, ou venda, assim que atingirem a quilometragem normal. Continuam a decorrer discussões sobre o número máximo de pneus permitidos e a rotina e pequenas manutenções que serão permitidas e os regulamentos finais serão anunciados durante o GP do Qatar de 2013. Serão impostos preços máximos para máquinas completas de Moto3 e os preços máximos dos chassis e principais componentes das classes de Moto3 e Moto2 serão especificados. Uma vez mais, os regulamentos finais serão anunciados durante o GP do Qatar de 2013.

Todas as Classes

Efeito em 2014:
Em 2013 a Dorna vai introduzir novo transponder de cronometragem que terá a capacidade de apresentar informação adicional ao piloto no painel de controlo da moto. Muito importante, isto inclui a possibilidade de duplicar sinais das bandeiras. A partir de 2014 é obrigatório o uso de um painel de controlo compatível, enquanto em 2013 é opcional. Na classe de Moto2 será obrigatório o uso de uma sonda Lambda actualizada

Efeito em 2015:
Os padrões de homologação da FIM para todas as rodas de competição foram aprovados em princípio. Os padrões finais serão anunciados no GP do Qatar.

Outros Temas
A Comissão confirmou a aceitação de todas as inscrições CRT da classe de MotoGP na lista de inscritos provisória de 2013. A Comissão aprovou várias participações wild-card no MotoGP: Michel Pirro – Ducati – Jerez, Mugello e Misano Martin Bauer – Schwarz & Bronnen – Brno

Uma versão regularmente atualizada dos Regulamentos de Grandes Prémios da FIM, que conta com o texto detalhado sobre as alterações ao regulamento, pode ser vista em: http://www.fim-live.com/en/sport/official-documents-ccr/codes-and-regulations/