Maverick Vinãles leva Suzuki à sua primeira vitória desde o seu retorno à MotoGP

MotoGP™: Maverick Vinãles leva Suzuki à vitória

Maverick Viñales (Team Suzuki Ecstar) conseguiu neste domingo (4), no Grande Prêmio da Inglaterra, a sua primeira vitória na categoria Rainha do Campeonato Mundial de MotoGP™. O feito foi espetacular porque foi também a histórica primeira vitória da Suzuki após seu retorno ao campeonato mundial. A última vitória da Suzuki foi em 2007 com o piloto Chris Vermulen. Em segundo ficou Cal Crutchlow (LCR Honda) com Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) completando o pódio em terceiro.

Maverick Vinãles leva Suzuki à sua primeira vitória desde o seu retorno à MotoGP

Maverick Vinãles leva Suzuki à sua primeira vitória desde o seu retorno à MotoGP

Na segunda curva após a largada a corrida foi interrompida com bandeira vermelha para que fossem socorridos na pista os pilotos Loris Baz (Avintia Racing) e Pol Espargaro (Monster Yamaha Tech 3), em decorrência de grave acidente.  Os pilotos foram para o centro médico sendo que Baz teve que ser tranportado para um hospital próximo para exames mais completos. Nenhum dos pilotos sofreu lesões relevantes.

Incrível acidente na primeira volta do GP da Inglaterra

Grave acidente com Loris Baz e Pol Espargaró na primeira volta do GP da Inglaterra

No reinício da corrida repetiu-se a linha da frente do grid. Crutchlow tomou a ponta mas foi rapidamente ultrapassado por Vinãles que passou a liderar, disparando na frente sem tomar conhecimento das batalhas que aconteciam nas posições inferiores. Manteve a liderança até receber a bandeira quadriculada com 3,5s à frente de Crutchlow e 4s à frente de Rossi.

Rossi: “Foi divertido”

Vinãles só tem a lamentar que seu feito foi ofuscado pelas espetaculares disputas que se sucediam da segunda posição para baixo, com ultrapassagens “de gênio” protagonizadas por Rossi, Márquez, Iannone, Crutchlow e Dani Pedrosa, culminando com um toques de carenagens entre Rossi e Márquez. Lorenzo novamente teve uma corrida difícil e não conseguiu acompanha os líderes, amargando a oitava posição. Márquez só não foi segundo colocado porque em duas ocasiões perdeu a tangência da curva indo passear na área de escape.

Resultado da corrida

MotoGP_corrida_04_09

Iannone, depois de custosa batalha até chegar à segunda colocação perdeu-se em uma curva a 6 voltas do final, entregando de mão beijada a posição para Crutchlow. Atrás dele Rossi e Marquez se degladiavam. Embora Márquez tendo 53 pontos de vantagem, envolveu-se em uma luta real pelos pontos, e como os dois lutaram, proporcionando aos torcedores uma daquelas batalhas épicas. Mas Rossi conseguiu sustentar a posição, deixando a quarta posição para o líder do campeonato.

Completaram os dez primeiros: quinto Dani Pedrosa, sexto Andrea Dovizioso, sétimo Aleix Espargaró, oitavo Jorge Lorenzo, nono Danilo Petrucci e décimo Álvaro Bautista.

Situação do campeonato – MotoGP™

MotoGP_campeonato_04_09

A grade agora ir para Misano World Circuit Marco Simoncelli para a próxima corrida, com Marquez ainda clara na frente apesar Rossi tomar uma pequena quantidade de pontos de volta de vantagem do espanhol.

Separador_motos

Copyright by Dorna



Mário Sérgio Figueredo

Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.