Publicidade

Parece coisa de filme, mas aconteceu na vida real. Um ataque hacker numa das fábricas da Suzuki não só atrapalhou a operação da empresa, como exigiu o fechamento das portas, parando a produção e causando um prejuízo multimilionário à empresa. Veja detalhes do que rolou na Índia.

Ataque hacker na Suzuki

Desde 10 de maio, a produção de motos e scooters na fábrica indiana da Suzuki Motorcycle foi temporariamente suspensa, representando uma baixa de cerca de 20.000 unidades. Na fábrica, são montadas fabricadas as scooter Burgman e Acess, sendo que cada unidade é vendida por aproximadamente 100 mil e 90 mil rúpias (cerca de R$ 5.500 em conversão direta). Além disso, a marca adiou sua conferência anual de fornecedores, que deveria começar esta semana.

fabrica suzuki india

Ataque hacker causou o fechamento da fábrica da Suzuki na Índia. Empresa não revelou detalhes nem data para retomar a produção

Tudo isso em função de um ataque hacker. Embora a Suzuki tenha reconhecido que está sofrendo um “incidente” de segurança cibernética, a empresa não compartilhou detalhes do que ocorreu. Por enquanto, a fabricante continua investigando:

Publicidade

“Estamos cientes do incidente e imediatamente relatamos o mesmo ao departamento governamental em questão. O assunto está atualmente sob investigação e, por motivos de segurança, não podemos fornecer mais detalhes neste momento.”

A Suzuki ainda não mencionou a origem do ataque, nem quando a produção da fábrica de motocicletas será retomada. Algumas fontes esclareceram que pode ser retomada a partir desta semana, embora no momento tudo esteja em espera.

Veja também:

O que pode ter acontecido

A Suzuki Motorcycle da Índia é atualmente a quinta maior fabricante de motocicletas do país, com um milhão de unidades fabricadas. Aliás, a fábrica indiana recentemente atingiu a impressionante marca de sete milhões de modelos produzidos, desde a inauguração em 2006.

Publicidade

Unidade afetada é responsável principalmente pela produção das scooter Burgman 125 e Access (foto)

Falando nisso, globalmente, a Índia é o maior mercado de fabricação de motocicletas para a marca fora do Japão. Isso porque os japoneses também usam o país como um importante centro de exportação, destinando 20% da produção de lá para outros mercados mundiais.

Voltando ao caso do ataque, a Suzuki ainda não compartilha mais informações, enquanto reúne mais informações sobre o que ocorreu. No entanto, pode se tratar de um “Ransomware” um tipo de malware de sequestro de dados, feito por meio de criptografia, que usa como refém “arquivos”, cobrando-se um resgate para restabelecer o acesso a estes.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]