Publicidade

Valentino Rossi, da Movistar Yamaha MotoGP, levou a melhor em duelo absolutamente emocionante com o Campeão do Mundo Marc Márquez. O italiano ainda foi tocado pelo espanhol da Repsol Honda na última chicane, sendo obrigado a passar pela área de escape, mas fez uso de toda a sua maestria para vencer com 1,242s de vantagem no Grande Prêmio da Holanda neste sábado (27/6). Jorge Lorenzo largou em oitavo no grid, chegando à terceira posição ainda na primeira volta, mas não conseguiu acompanhar o ritmo dos dois primeiros e terminou a 14,5s do Márquez.

Valentino Rossi foi soberbo no GP da Holanda

Valentino Rossi foi soberbo no GP da Holanda

Valentino Rossi conseguiu ultrapassar os problemas dos treinos livres e qualificatórios para garantir a pole position no Motul TT Assen, e depois fazer uma corrida que ficará para a história, principalmente após um final absolutamente impróprio para cardíacos. Líder desde a primeira curva e durante quase todas as 26 voltas à pista de Assen, o italiano contou com forte pressão de Marc Márquez, mas no final foi o homem da Movistar Yamaha quem levou a melhor para garantir a terceira vitória do ano, a 111ª da carreira e a primeira desde a pole desde o GP de Misano de 2009.

Na frente desde o início, Rossi e Márquez nunca cederam e mostraram estar num nível totalmente à parte dos demais, isolando-se enquanto lutavam de forma brilhante pela liderança. Rossi liderou as primeiras 19 voltas, mas sempre com uma margem muito pequena. Enquanto isso, o Campeão do Mundo não descolava e na 20ª volta passava para a primeira posição. Contudo, com os pontos fortes de ambos revelando-se muito significativos, Márquez também não conseguiu fugir e teve de correr com Rossi na cola.

Publicidade
Em duelo emocionante com Márquez, Rossi é obrigado a passar pela área de escape

Em duelo emocionante com Márquez, Rossi é obrigado a passar pela área de escape

A três voltas do final “The Doctor” fez uma ultrapassagem absolutamente brilhante retomando o primeiro lugar na curva Ramshoek, chegando mesmo, por momentos a fazer a trajetória pela área de escape da pista. Parecia que estava tudo decidido, com Márquez perdendo algum terreno, mas não passou disso mesmo, de parecer… o espanhol voltou ao ataque ao cair do pano para, na última chicane da corrida, frear muito tarde e tentar ir por dentro de Rossi. O italiano não cedeu e ambos tocaram-se, com Valentino sendo obrigado a sair da pista antes de conquistar a terceira vitória da temporada, a 9ª em Assen e a 111ª da carreira.

“Sinceramente não sei [se foi a melhor corrida da carreira], mas esta foi muito importante porque estive competitivo todo o fim‑de‑semana e larguei da pole”, disse Rossi após o final das 26 voltas no Circuito TT Assen. “Puxei muito ao longo de toda a corrida e o meu ritmo era muito forte, mas o Márquez veio comigo. Sei que com ele é sempre difícil na última volta, pelo que tentei jogar todas as minhas cartadas e estive muito forte nas duas últimas voltas. Depois o Marc tentou entrar na chicane, mas eu já estava na curva e tocamo-nos e tive de cortar a curva, mas são 25 pontos muito importantes e uma vitória especial aqui em Assen”.

Andrea Iannone foi quarto com a GP15 da Ducati Team, com Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech3) se dando melhor sobre Cal Crutchlow (CWM LCR Honda) na luta por melhores resultados entre os pilotos satélite. Bradley Smith (Monster Yamaha Tech3), Dani Pedrosa (Repsol Honda) e a dupla da Team Suzuki Ecstar, Aleix Espargaró e Maverick Viñales, completaram o Top 10.

Publicidade

Situação do campeonato após 8 etapas – MotoGP:

MotoGP_campeonato_27_06

Banner GP Dorna