Publicidade

O Rally Argentino e Porsche Cup México terão fornecimento exclusivo de pneus Pirelli pelas próximas três temporadas; alguns pilotos e equipes no Rally Dakar também terão o apoio da fabricante de pneus

A Pirelli acaba de assinar, para os próximos três anos, novos contratos de patrocínios exclusivos em competições automobilísticas na América Latina: Rally Argentino e Porsche Cup México. O Rally Dakar, que em 2009 passa a ser disputado na Argentina e no Chile, também contará nesse ano com pilotos e equipes apoiadas pela fabricante de pneus.

O gerente de produto e motorsports da Pirelli para a América Latina, Fábio Lopes, acredita que o patrocínio a campeonatos proporciona benefícios para todos os envolvidos. “A Pirelli identifica-se com a atmosfera das competições, tanto que, há mais de um século, a empresa patrocina provas do gênero”, lembra Lopes. “Os produtos desenvolvidos especialmente para as competições colaboram para que pilotos e equipes tenham um ganho de desempenho”.

No tradicional Rally Argentino, considerada a competição mais importante depois do Sul-Americano de Rally de Velocidade, que também conta com o apoio da empresa, a Pirelli será a fornecedora exclusiva de pneus nas categorias N2, N3 e N4. O modelo utilizado nessa competição será o Pirelli PZero K2, K4 e T4, respectivamente. A empresa acredita que serão utilizados 3,5 mil pneus por temporada.

Publicidade

Em 2009, a Porsche Cup será realizada pela primeira vez no México. E esta será também a primeira competição patrocinada pela Pirelli naquele país. “Serão necessários 1,5 mil pneus Pirelli PZero para abastecer apenas uma temporada da competição”, prevê Lopes. A organização do campeonato estima que 18 carros irão disputar as oito rodadas duplas, realizadas aos sábados e domingos.

A parceria no Rally Dakar envolve os pilotos brasileiros, chilenos e argentinos, além de equipes das montadoras. Ao longo dos 15 dias de competição, serão fornecidos, para cada automóvel patrocinado, 60 pneus dos modelos Scorpion Rally e Scorpion Mud, na categoria Car; 20 PS22 Pista, em Truck; e 30 pneus 120/100-18 Heavy Duty Scorpion XC, 80/100-21 Scorpion XC e Heavy Duty Mid Hard, em Moto. O Dakar começa no próximo dia 3 e vai até o dia 18 de janeiro.

A participação em campeonatos qualificados no Brasil e demais países da América Latina auxiliam na evolução tecnológica, nos testes e no desenvolvimento de novos produtos, uma vez que as pistas são consideradas laboratórios a céu aberto. Além de colaborar para transferir os avanços obtidos nas pistas aos produtos usados nas ruas por todos os motoristas, esses patrocínios têm contribuído para que a Pirelli seja uma empresa próxima aos consumidores e respeitada pelos mercados locais.

Os atributos alta tecnologia, qualidade, performance e segurança contribuem para que a Pirelli seja vista de forma positiva na América Latina. “A orientação da Pirelli é incentivar competições nos mercados onde possui fábricas ou representações comerciais na região”, conclui Lopes.

Publicidade