Foto: Kit Big Bore - Bitenca

Pistão maior – Contra esterço no Ritmo – Consumo da Bros Mix com gasolina – Contaminando a graxa.

Foto: Kit Big Bore - Bitenca

Foto: Kit Big Bore - Bitenca

Ola Bitenca, estou com uma duvida, quanto ao pistao 2mm KMP alguns mecanicos dizem que é muito bom mas estou com duvidas quanto a durabilidade e se poderia estragar outras peças do motor minha CG é 1986. obrigado! Vinicius, 27, São Paulo, SP

R: Realmente Vinícius, Um pistão maior teoricamente traz esforços adicionais a peças que não foram desenhadas para isso. Entretanto nessa dimensão você vai retirar apenas 1 mm da parede da camisa e esse esforço adicional não é tão grande. Dependendo do tipo de uso a durabilidade deverá cair pouco e o desempenho melhora sensivelmente. (mais torque e potência). Um bom mecânico pode fazer o serviço compensar, mas poupe o motor, troque mais vezes o óleo e coloque o melhor que puder. Boa sorte.

Muito obrigado amigo, mas este pistao KMP é de boa qualidade? pois vi na caixa dele made em china hehehe fiquei meio assim me aconselharam tambem pulir os dutos to ate com vontade de fazer. abraços!

È uma empresa de renome sim, Vinícuis. Fabrica pistões para automóveis, tratores e equipamentos estacionários. É fornecedora OEM de várias marcas.
Nem sempre o que é feito na china tem qualidade ruim. No mercado mundial há empresas que fabricam bons e maus produtos.
Nos anos 50 a indústria japonesa teve fama de má qualidade também, porque copiava produtos americanos e europeus. Veja o que aconteceu depois.
Hoje, boa parte das peças originais das motocicletas feitas em vários países, são de origem chinesa. Inclusive o motor que equipa as BMWs fabricadas em Manaus.
Quanto a polir os dutos há controvérsia. A superfiície polida pode atrair as partículas de combustível fazendo com que se agreguem em líquido novamente, isso não é bom, Por outro lado a velocidade dos gases pode aumentar um pouco. Na verdade, uma superfície lisa, mas sem polimento é a mais adequada. Retire qualquer rebarba de metal ou degrau na junção entre carburador e coletor e entre coletor e cabeçote. Isso ajuda bastante, boa sorte,


Olá a todos, sou “motociclista de primeira viagem”, comprei minha primeira moto há 3 meses. Nesse tempo tenho lido bastante sobre técnicas de pilotagem, acho que em 90% do tempo pesquisei no motonline, e estou muito agradecido a vocês pelo tanto de informações importantes que nos são dadas, gerando assim um maior aprendizado. Sempre leio e em seguida procuro colocar na prática. Sempre tentei fazer o contra-esterço em baixa velocidade sem perceber totalmente como o processo funciona… Hoje quando estava andando na minha GTR a uma certa velocidade eu entrei numa curva fechada e pude perceber perfeitamente o processo do contra-esterço, parecia uma criança assimilando algo novo, percebi que sempre tenho me utilizado desse meio pra entrar nas curvas, é algo tão simples que eu nunca tinha percebido que fazia… a reação da moto nas curvas é muito mais rápida do que simplesmente inclinar a moto com o peso do corpo. Daqui pra frente irei procurar aprender a andar no Ritmo! Será meu próximo passo. Obrigado a todos os motonliners! Esse site é sem dúvida o melhor nos quesitos conscientização e informação ao motociclista. Abraço! Adrinaldo, 25, Fortaleza CE.

Foto: Bros Mix - Bitenca

Foto: Bros Mix - Bitenca

R: Verdade Adrinaldo, quase sempre as pessoas se surpreendem quando percebem como a motocicleta faz curvas. Em curvas seguidas como numa chicana se percebe mais ainda pois para levantar a moto que está inclinada fazendo uma curva, o esforço para levantá-la e colocá-la em posição para a curva que segue é bem maior. Não passa despercebido.
Abraços e lembre-se que se perde a razão quando se ganha uma lesão na moto, ou – Não adianta pensar que tinha razão pelas leis de trânsito se você está na cama de um hospital. A realidade vai muito além das leis dos Homens.
Antecipe as situações de risco e deixe o ego em casa para jogar no videogame. Abraços


Ola amigos do motonline. Adorei saber sobre a existencia deste site… Gostaria de saber quel é o consumo da BROS rodando só com gasolina. Obrigado. Carlos, João Alfredo, PE –

R: Carlos, como indicamos na tabela de consumo do teste, em 100% de gasolina no tanque (zero de álcool) a média obtida foi de 40,7 Km/litro. Veja no link abaixo. Abraços.


Olá Bitenca, É recomendado o uso de WD 40 para lubrificar evitar particulas abrasivas na corrente? Ou isso se aplica só no caso de motos fora de estrada como a Bros do nosso amigo Leonardo (carta 19/05/2010) Em caso afirmativo, a periodicidade de lubrificação deverá ser maior né? Abraços, Caetano. 24, Niterói, RJ.

R: Caetano, o spray anti-ferrugem é para evitar a corrosão pois em regiões de muita areia o óleo lubrificante fica contaminado e gasta todo o mecanismo.
Se você usa corrente com retentor esse tipo de óleo pode ser usado para simples proteção, pois o lubrificante mesmo fica por dentro da borracha.
Esse sistema se aplica qualquer tipo de moto, apenas dependendo do tipo de região em que trafega. Se tiver muita areia como em cidades do litoral é melhor não utilizar lubrificante nenhum, apenas o filme de proteção. Aplique sempre que lavar ou tomar chuva. Abraços.