Publicidade

Poli realiza maior feira de Ciências e Engenharia do Brasil

Em sua 5¦ edi‡Æo, a exposi‡Æo contar  com 229 trabalhos de alunos do ensino fundamental, m‚dio e t‚cnico de todo o Pa¡s.

Entre os dias 13 e 15 de mar‡o ser  realizada no campus da USP, em SÆo Paulo, a 5¦ edi‡Æo da Feira Brasileira de Ciˆncias e Engenharia (FEBRACE), a maior do gˆnero no Pa¡s. Promovida anualmente pela Escola Polit‚cnica da USP (Poli-USP), por meio do Laborat¢rio de Sistemas Integr veis (LSI), o evento tem como um de seus objetivos estimular e gerar oportunidades para novos talentos nas  reas de ciˆncias e engenharia. Neste ano, serÆo expostos 229 projetos finalistas selecionados dentre 948, desenvolvidos por 1.626 alunos da 8.¦ s‚rie do ensino fundamental e do ensino m‚dio e t‚cnico, de 25 Estados.

A feira ser  realizada em uma tenda de 2.000 m2 instalada no bolsÆo da Escola Polit‚cnica e dever  receber cerca de 10 mil visitantes. “SerÆo apresentados trabalhos das  reas de Engenharia e Ciˆncias Exatas e da Terra, Biol¢gicas, da Sa£de, Agr rias, Sociais e Humanas, que se destacaram por sua criatividade, rigor cient¡fico e inova‡Æo”, afirma a coordenadora geral da FEBRACE, Roseli de Deus Lopes, professora da Poli.

Publicidade

Durante os trˆs dias do evento, especialistas irÆo selecionar os melhores projetos, em 13 categorias, que serÆo premiados em uma cerim“nia, a ser realizada no dia 17 de mar‡o, em SÆo Paulo, quando os autores dos melhores projetos ganharÆo medalhas, certificados, est gios, entre outros prˆmios. Os trabalhos que mais se destacarem tamb‚m se qualificarÆo para participar da Intel – International Science and Engineering Fair (Intel-ISEF), uma das maiores feiras internacionais de estudantes pr‚-universit rios, realizada anualmente nos Estados Unidos, com representantes de cerca de 50 pa¡ses.

Est¡mulo ao aprendizado – A FEBRACE, na verdade, ‚ mais do que uma feira.  uma a‡Æo cont¡nua, que visa estimular a criatividade, a reflexÆo e o racioc¡nio cr¡tico dos estudantes que ainda nÆo chegaram ao ensino superior. “A id‚ia ‚ despertar neles o interesse pelo desenvolvimento de projetos investigativos em ciˆncias, engenharia e suas aplica‡äes”, explica a professora Roseli. “Queremos tamb‚m que o nosso trabalho sirva de exemplo para escolas de todo o Pa¡s e tenha um efeito multiplicador. O objetivo ‚ mostrar que fazer feiras de ciˆncias com projetos investigativos ‚ muito importante para o aprendizado cient¡fico e para estimular a criatividade dos alunos.”

Desde que foi criada, em 2003, o n£mero de projetos submetidos ao processo de sele‡Æo da FEBRACE vem crescendo ano a ano. Nas edi‡äes de 2003, 2004, 2005 e 2006, foram inscritos, respectivamente, 200, 300, 550 e 650 trabalhos. Em 2007 foram submetidos 948 projetos, o que representou um aumento de 46% em rela‡Æo ao ano passado.

Assim como a FEBRACE qualifica projetos … participa‡Æo na Intel-ISEF, feiras de ciˆncias de todas as regiäes do Brasil tamb‚m submetem seus projetos para sele‡Æo na mostra nacional. Nesta 5¦ edi‡Æo, 22 feiras estÆo representadas na FEBRACE, com 52 projetos de 109 estudantes. Nas feiras afiliadas, realizadas em dez estados, participaram 5.645 estudantes com 1.722 projetos. Usando este sistema de afilia‡Æo, a FEBRACE pretende estimular ainda mais os estudantes que participam das feiras de ciˆncias, dando a eles uma oportunidade de continuarem seus esfor‡os no aprendizado das ciˆncias e da engenharia.

Publicidade

Nesta quinta edi‡Æo, a FEBRACE ‚ patrocinada pela Intel do Brasil, pela Petrobras, pelo Servi‡o Brasileiro de Apoio …s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pelo Instituto Votorantim. O evento conta ainda com o apoio institucional dos minist‚rios da Ciˆncia e Tecnologia e da Educa‡Æo, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Unesco e das secretarias de Educa‡Æo e de Desenvolvimento do Estado de SÆo Paulo. A FEBRACE tamb‚m conta com o apoio cultural da Editora Saber, da RedeTV, da TV Cultura, TV Globo e TV USP.

Servi‡o – A mostra p£blica dos projetos da FEBRACE 2007 ser  realizada de 13 a 15 de mar‡o, das 14h00 …s 19h00 horas, no estacionamento da Escola Polit‚cnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, nø 380, travessa 3, Cidade Universit ria, SÆo Paulo). A entrada ‚ franca. Veja no site da FEBRACE (www.lsi.usp.br/febrace) mais informa‡äes sobre os projetos finalistas e as edi‡äes anteriores da feira.