Publicidade

Prevenção, a melhor forma de evitar acidentes com crianças

Campanha da AutoBAn orienta usuários do Sistema Anhangüera-Bandeirantes sobre a forma correta de transportar bebês e crianças

Nos próximos dias 25, 26 e 27 de julho, será realizada no Sistema Anhangüera-Bandeirantes, mais uma etapa da campanha Proteja seu maior bem com a distribuição de 30 mil folhetos informativos. Ao passar pelas praças de pedágio de Caieiras e Campo Limpo, condutores e passageiros de veículos irão receber orientações sobre a importância do uso de cadeiras e assentos no transporte infantil, e os tipos mais apropriados a cada idade, peso e altura. A ação educativa faz parte do Programa de Redução de Acidentes desenvolvido pela concessionária, como forma de prevenir acidentes e diminuir o número de ocorrências nas rodovias.

O transporte adequado de bebês e crianças pode ser tão decisivo para garantir a segurança no caso de freadas bruscas ou colisões quanto fatores como velocidade do veículo e condições da rodovia. Acidentes, incluindo o de trânsito, representam a primeira causa de mortes entre crianças de 0 a 14 anos no Brasil, causando 7 mil vítimas infantis por ano. Os dados são da organização não-governamental Criança Segura (www.criancasegura.org.br), integrante da rede internacional Safe Kids Worldwide, que atua em mais de 15 países com a missão de reverter essa realidade.

Publicidade

Outros estudos mostram que os riscos de morte de crianças em acidentes de trânsito diminuem consideravelmente quando estão acomodadas adequadamente no veículo, usando o cinto ou em cadeirinhas de segurança. No entanto, é preciso que esses dispositivos sejam utilizados de forma correta, de acordo com o peso, idade e a altura da criança e estejam instalados corretamente no banco de trás do carro.

Não transportar crianças com menos de 10 anos no banco da frente, prender firmemente a cadeira ou o assento ao cinto de segurança do veículo, seguir as instruções dos fabricantes de cadeirinhas, instalar assentos ou cadeiras somente no banco traseiro são alguns dos cuidados que, embora simples, contribuem para a segurança dos pequenos, mesmo em percursos curtos.