Prova contra relógio dá início à 5ª Volta Ciclística do Futuro realizada no Parque Eco Esportivo, em São Carlos(SP)

No domingo 1º Troféu Ecobike Damha será alternativa para não-federados

Nesta sexta-feira aconteceu a primeira etapa da 5ª Volta Ciclística do Futuro, realizada no Parque eco Esportivo Damha, em São Carlos, com equipes de todo o Brasil. As provas foram contra relógio individual.

Pela manhã na categoria Elite Feminino (19 a 29 anos ou por critério técnico) o pódio foi composto por Cristiane Pereira da Silva (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto), seguida por Aline Paroliz (Grec Memorial/Usiminas), Karina Andrea Grande (Funvic/Marcondes Cesar/Gelog), Karina Andrea Grande (Sorocaba) e Natália Santana Lima (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto).

Rodrigo dos Santos Quirino (Bike Theo Unimed Itapetininga), ficou com o primeiro lugar no Juvenil Masculino(95 e 96), em seguida veio André Eduardo Gohr (Brucicle/Farmácia Dorita/FME), Jean Carlos Baron (Brucicle/Farmácia Dorita/FME), seguidos por Bruno Sampaio Rodrigues (HIDROREPELL TINTAS/FME/BIKE POINT) e Cayo Godoy Ormenese (HIDROREPELL TINTAS/FME/BIKE POINT).

O vencedor da categoria Júnior Masculino (nascidos entre 93 e 94) foi Leandro Alves da Silva (Hidropel Tintas/FME/Bike I), seguido por Dieferson Borges (São Lucas Saúde/Giante/Ciclo Rav) e Luiz Henrique Cocuzzi(Lar Nossa Senhora Aparecida/SC). Em quarto Hacio Fonseca Silva Freitas (HIDROREPELL TINTAS/FME/BIKE POINT) e Marcos Vinicius leite de Souza (SÃO LUCAS SAUDE/GIANTE/CICLO RAVE) em quinto.

As regras seguem as da Confederação Brasileira de Ciclismo e os pontos recebidos na competição valem para o ranking nacional.

Na parte da tarde na categoria Juvenil Masculino quem levou a melhor foi Rodrigo dos Santos Quirino (Bike Theo Unimed Itapetininga), desta vez em segundo veio e Jean Carlos Baron (Brucicle/Farmácia Dorita/FME) e André Eduardo Gohr (Brucicle/Farmácia Dorita/FME) ficou com a terceira posição, em quarto Matheus Lara Aráujo (Velo Clube do Triangulo/Aço Nobre Start/Química Posto Pedrosa/MG), seguido por Cayo Godoy Ormenese (Hirorepell Tintas/FME/Bike Point/SC).

No Juvenil a primeira colocação ficou com Maique Lourenço da Silva (Hirorepell Tintas/FME/Bike Point/SC), em segundo ficou Samuel Cassemiro (Grec Memorial/Usiminas), seguido por Gustavo David Baccaglini (Associação Ciclista Iracemápolis), Gustavo Lazaro Amendola (Altolim/Assis) e Caique Damanasceno Lobo (Smepp/Pastorinho/Presidente Prudente).

Encerrando o dia na categoria o pódio foi comporto por Luciene Ferreira da Silva (funvic /MARCONDES CESAR /GELOG/TARUMA), Janildes Fernandes (SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/CANNONDALE), em terceiro Débora Cristina Gerahd (FUNVIC /MARCONDES CESAR /GELOG/TARUMA PINDAMONHANGABA), Camila Coelho (GREC MEMORIAL/USIMINAS/P M SANTOS/GIANT) e Viviane do Santos (SAO FRANCISCO SAUDE/RIBEIRAO PRETO).

No sábado (19), foi a vez da etapa de estrada, num percurso de 41,2 km (juvenil masc.) e 82,4 km (júnior masc. e elite fem.) envolvendo trajetos entre os distritos sãocarlenses de Água Vermelha e Santa Eudóxia. A 4ª e última etapa será realizada na manhã do domingo (20) também no Parque Eco Esportivo Damha.

Até o fechamento do jornal apenas a categoria Juvenil Masculino tinha chegado ao fim, sendo Martin Rodrigues de Albuguergue Junior (Associação Ciclista Iracemapolis) o vencedor da prova, seguido por André Eduardo Gohr (Brucicle/Farmácia Dorita/FME), Cayo Godoy Ormenese (Hirorepell Tintas/FME/Bike Point/SC), Matheus Lara Araujo (Velo Clube do Triangulo/Aço Nobre Start/Química Posto Pedrosa/MG) e Rodrigo dos Santos Quirino (Bike Theo Unimed Itapetininga)

Os eventos têm como promotores a Federação Paulista de Ciclismo, Prefeitura Municipal de São Carlos, MZ2 Eventos e apoio do Parque Eco-Esportivo Damha.

Programação da volta
A 4ª e última etapa será realizada na manhã do domingo (20) também no Parque Eco Esportivo Damha.

Troféu Ecobike Damha
Ciclistas federados e não federados também terão no domingo a possibilidade de desfrutar no Parque de outra competição pela manhã junto a uma das mais belas reservas ecológicas do estado de São Paulo. Trata-se do 1º Troféu Ecobike Damha (speed), cujas provas serão realizadas em uma única categoria masculina (federados, não federados e assessorias) em horários concomitantes com a última etapa da Volta Ciclística.
Cada percurso do circuito do Troféu terá 9 km de paisagens 100% preservadas no Parque, com lindos lagos, animais, hípica e campo de golfe. Neste mesmo local foram realizados os dois últimos Campeonatos Brasileiros de Ciclismo das categorias Elite (masculino e feminino), com a participação de ciclistas que hoje competem em equipes internacionais, como Murilo Fischer.
O percurso no Parque Eco Esportivo Damha foi eleito pelos atletas como “Melhor do Circuito Nacional”, em função das características, traçados e ótima conservação do piso, que possui retas, curvas, descidas e um detalhe especial: um aclive de 1 km com paralelepípedos sob um túnel verde de mata, lembrando as grandes competições européias de ciclismo, como a Paris-Roubaix.