Foto: Suzuki GSX-R 750

Qual, editorial, próxima, invertida, pressão etc

Foto: Suzuki GSX-R 750

Foto: Suzuki GSX-R 750

Prezado Gˆnio! Parab‚ns pela mat‚ria sobre as novas normas para uso de capacete, expressou muito bem as id‚ias. Usar motociclista como instrumento de vendas, j  est  “Virando Costume” ou j  virou? Mas, enfim vendi minha cbr-450 e estou pesquisando minha pr¢xima moto, e decidi por dois modelos (obs: nÆo tenho experiˆncia com nenhum dos modelos) 1- ZX-7R (ano 97) 2-SRAD-750 Se puder me ajudar com sua opniÆo sobre as duas, e tamb‚m se h  muita diferen‡a na SRAD ano 98 “INJETADA”, comparado   carburada? Ficarei muito grato, O site est  ¢timo em conte£do, e tem mais. to esperando um tal livro de cr“nicas j  ouviu falar de algo?
Alex – Foz do Igua‡u – PR
O teste da Suzuki GSX-R 750 injetada est  no site, basta procurar, inclusive com as diferen‡as para a carburada. Entre ela e a ZX-7R prefiro a Suzuki. O livro fica pronto esta semana, fique de olho no Motonline todo dia!

Editorial
Cara eu nÆo tenho nenhuma duvida, eu venho aqui parabeniz -lo pelos seus coment rios, da pra ver que vocˆ ‚ uma pessoa consciente e ligada no que acontece a sua volta.  uma pena que nos motociclistas sejamos vistos como marginais, mas uma coisa ‚ fato vocˆ esta fazendo a sua parte conscientizando e alertando as pessoas, porque se nos motociclistas nao nos unirmos nao sei onde vamos parar. Essa mensagem vem do fundo do meu cora‡Æo pois a cada dia ser motociclista esta mais dificil.
Thiago – Sorocaba SP
Tite, como protestar contra essa barbaridade do contram? Veja s¢ o meu exemplo, sou miope como uma toupeira, h  10 anos operei a miopia e zerei a minha deficiencia visual, ap¢s esses 10 anos, a idade chegou e precisei voltar a utilizar ¢culos de grau em fun‡Æo da idade, vista cansada. Pois ‚, tenho capacete aberto certificado pelo inmetro, s¢ que nÆo d  para utilizar ¢culos de prote‡Æo junto com ¢culos de grau!  imposs¡vel. EntÆo como ficamos? Agora sou legalmente proibido de dar umas voltas de moto em dias de calor com capacete aberto? Depois, eu nunca reconheci nem a mim mesmo com o capacete fechado, o que a policia vai ver com ou sem viseira escura? E vai me dizer que pilotos profissionais que utilizam viseiras escurecidas em competi‡äes poderÆo perder a CNH por estarem irregulares? No Lisarb s¢ chorando, pois rir nÆo d  mais.
Eduardo – Sampa City
tite, vc andou sumido, mas voltou inspirado.deve ser o ar da serra ga£cha.preciosismo … parte, acho que temos uma s‚rie de coisas mais importantes pra serem corrigidas no trƒnsito de lisarb,antes dos capacetes.existem motos rodando por a¡,sem a menor condi‡Æo de uso,assim como carros e at‚ alguns motoristas. as vias nÆo sÆo grande coisa, a sinaliza‡Æo est  “atrasada” uns 20 anos, e parece que se o selo do inmetro estiver colado no casco, tudo ficar  bem. eu ja me decidi, em 2010,vou de TITE pra presidente.(depois acertamos a presidˆncia de alguma estatal.ok?)
Flavio – terra lisarbis
 Fl vio, tem muito o que acertar, mas no momento ‚ isso que t  pegando!

Foto: Quem tem capacete importado precisa selo?

Foto: Quem tem capacete importado precisa selo?

Pr¢xima
Tite , leio o site todos dias . A Yamaha veio primeiro com a xt 660 r , depois com a Fazer , agora a Lander e o ano que vem ser  que vem uma m‚dia esportiva ?
Roni – Mogi das Cruzes
Nem que a vaca tussa, cuspa e saia voando!

Invertida
Tite, Andei pesquisando no site, mas nÆo achei nada que tirasse a minha d£vida (desculpe se nÆo procurei direito)! Qual a vantagem da suspensÆo (dianteira, ‚ claro!) upside-down (invertida) em rela‡Æo … tradicional, j  que a a‡Æo ‚ a mesma?
Carlos – Londrina, Pr
Procurou mal mesmo, porque j  respondi zilhÆo de vezes. Se vc digitasse “suspensÆo invertida” na ferramenta de busca teria achado essa frase: “A suspensÆo invertida surgiu nas motos fora-de-estrada como forma de reduzir a tor‡Æo das bengalas, sobretudo nas recep‡äes dos saltos cada vez mais altos. As motos esportivas aderiram ao estilo porque tamb‚m ajudava a aumentar a rigidez das bengalas durante as exigentes frenagens”.

PressÆo
Tite. Sei que vocˆ j  escreveu milhares de vezes sobre calibragem de pneu, mas nÆo achei resposta para minha d£vida. Tenho uma Tornado e a calibragem recomendada ‚ s¢ Piloto 22 e 22 e com garupa 22 frente e 29 traseiro. Minha d£vida ‚: Levo minha esposa para o trabalho todos os dias, por‚m sempre volto sozinho, a distancia ‚ a mesma com 1 ou 2 pessoas. Qual a calibragem que devo usar? Eu tenho 95kg e 1,90m a mui‚ 55kg e 1,60m.
Claudinei – SÆo Paulo – SP
P“, como vc passa as medidas da sua esposa assim, nesse site cheio de nego xavequeiro! Seguinte, a pergunta ‚ boa sim, neste caso use uma m‚dia: 26 atr s e quando for rodar muito, a¡ sim, coloque os 29 recomendados.

Remold
Meu objetivo com esta mensagem ‚ protestar e alertar a todos quanto ao uso de pneus ressolados, tanto para carros de passeio, transporte, motos, etc. Utilizo minha CBX 250 Twister diariamente na rodovia Anhanguera e meu maior receio sempre foi sofrer um acidente provocado por algum animal ou objeto na pista. No dia 24 de outubro, esse meu receio tornou-se realidade. Era 19:30, j  escuro, eu estava a mais ou menos 100 Km/h, no km 107, quando passei sobre um grande peda‡o de ressolagem de pneu de caminhÆo. Perdi o controle da moto e sofri uma violenta queda na qual tive m£ltiplas fraturas no osso malar (rosto), al‚m de v rios ferimentos nas pernas, mÆos e bra‡os. Tive ainda muita sorte de nÆo ser atropelado por outros ve¡culos, j  que nesse hor rio o trƒnsito ‚ muito grande naquele trecho da rodovia. Resultado: Minha moto ficou destru¡da, tive que passar por uma cirurgia no rosto na qual s¢ de material (placas e parafusos) foram gastos mais de R$ 14.000, duas semanas afastado do trabalho, medicamentos, etc. Sempre fui contra a utiliza‡Æo de pneus recuperados e nunca utilizei esse tipo de material, principalmente na moto. Sei que o valor de um pneu novo ‚ muito maior que o de um ressolado, mas ser  que nossa seguran‡a ou a dos outros vale tÆo pouco? A grana que o dono desse caminhÆo deixou de gastar com a compra de pneus novos, foi diretamente transferida para mim, que nÆo tenho nada a ver com isso. Por isso, quando pensar em trocar os pneus de seu ve¡culo; seja ele qual for, avalie tudo isso e veja se realmente essa economia vale a pena.
Anderson – Americana / SP
No caso dos ve¡culos pesados, a qualidade dos pneus remold j  ‚ bem superior, por‚m o problema est  na insistˆncia de alguns camioneiros em continuar rodando mesmo com os pneus al‚m do limite de uso. Em motos n¢s nÆo recomendamos pneus remoldados.