Publicidade

Pelo 17§ ano consecutivo, as mulheres apaixonadas por aventura poderÆo colocar sua habilidade … prova nas trilhas do Raid do Batom, competi‡Æo de regularidade para ve¡culos 4×4 criada exclusivamente para elas.

Este ano o evento ser  realizado no dia 6 de mar‡o, organizado pelo Jeep Clube do Brasil e pela Mesa Quatro Comunica‡äes, numa homenagem …s pilotos e navegadoras pelo Dia Internacional da Mulher – 8 de mar‡o.

Com a inten‡Æo de dar espa‡o …s mulheres dos jipeiros que sempre assistiam …s competi‡äes off road, o Jeep Clube decidiu criar o Raid do Batom em 1987, sempre pr¢ximo ao dia 8 de mar‡o. At‚ 1998, somente elas podiam percorrer as trilhas da prova, mas a pedido das pr¢prias competidoras, a organiza‡Æo permitiu a entrada dos homens, como navegadores ou pilotos, sendo obrigat¢ria a presen‡a de uma mulher em uma destas fun‡äes.

Mulheres de v rias idades e profissäes – paisagistas, publicit rias, cantoras, designers, atrizes e estudantes, entre outras, disputam tanto a prova quanto o concurso, que premia o carro mais bem caracterizado, com o tema “Dia Internacional da Mulher”. No ano passado, a dupla K tia Pereira e Val‚ria Deo levou o prˆmio, com seu fora de estrada fantasiado de fogÆo e com os dizeres “piloto e navegadora de fogÆo” estampados nas camisetas.

Publicidade

A primeira edi‡Æo da prova reuniu 22 mulheres; j  a 16¦ edi‡Æo do Raid do Batom contou com 80 duplas, cerca de 90 mulheres, que percorreram 70 km de trilhas em Itapecerica da Serra, regiÆo metropolitana de SÆo Paulo. Os competidores sÆo inscritos em duas categorias: feminina (dupla de mulheres) e mista (uma mulher e um homem). A designer Helena Deyama, j  acostumada com trilhas de raids, modalidade que deu in¡cio … sua carreira de piloto, conquistou o tricampeonato do Raid do Batom, desta vez ao lado de Roberlena Morais.

O Jeep Clube do Brasil promove a‡äes sociais em todos os eventos que organiza. Nos raids, os competidores inscritos tˆm que doar alimentos nÆo perec¡veis ou produtos de higiene pessoal e limpeza, conforme determina a organiza‡Æo da prova, que serÆo entregues a institui‡äes de caridade escolhidas previamente. O participante que nÆo levar os produtos, paga uma taxa, que tamb‚m ‚ destinada … institui‡Æo.

O Motonline infelizmente nÆo ir  participar do Raid do Batom, pois Maria Fernanda Candido, nossa amiga e piloto, nossa colaboradora de Impressäes ao Dirigir sob a ¢tica feminina, tem grava‡äes j  marcadas at‚ pelo menos at‚ metade do mˆs de mar‡o.

Sorry… Mas o principal prejudicado serei eu, o seu navegador.

Publicidade