Publicidade
Foto: Jean Azevedo fez o melhor tempo

Foto: Jean Azevedo fez o melhor tempo

Jean Azevedo nas motos, Guilherme Spinelli nos carros e Ricardo Domingues no caminhäes estÆo no topo da lista das trˆs categorias

Goiƒnia – NÆo houve surpresas no pr¢logo da 13a edi‡Æo do Rally Internacional dos Sertäes 2005, realizado neste s bado em Goiƒnia. Favoritos fizeram os melhores tempos e escolhem o lugar em que vÆo largar amanhÆ. Este ano, o pr¢logo foi valorizado, pois j  conta como primeira etapa da competi‡Æo. Isso quer dizer que os tempos obtidos serÆo contabilizados na somat¢ria que definir  o campeÆo no dia 9 de agosto. Jean Azevedo nas motos, Guilherme Spinelli nos carros e Ricardo Domingues no caminhäes estÆo no topo da lista das trˆs categorias.

As tomadas de tempo ocorreram em um circuito fechado de 2.300 metros. Ainda hoje, a partir das 19 horas, haver  a largada promocional com show do Jota Quest. AmanhÆ, …s 7 horas, os competidores partem para 4.692 km por estradas e trilhas do interior de Goi s, Tocantins, Mato Grosso, Par  e Distrito Federal. O Sertäes 2005 est  sendo v lido pela primeira vez como etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country (quinta). Mesmo com sol forte, milhares de pessoas assistiram ao pr¢logo.

Publicidade

Nas motos, o tetracampeÆo Jean Azevedo estava otimista. “Hoje deu para aquecer os bra‡os para enfrentar o que vem pela frente. Espero voltar a Goiƒnia com o t¡tulo”, disse Jean, representante do Brasil no Rally Paris-Dakar. Seu tempo no pr¢logo foi de 2min33.

O espanhol Marc Coma tamb‚m mostrou que nÆo est  no Sertäes para passear. Ele ficou em segundo, mas espera dificuldades nas pr¢ximas etapas, pois nÆo conhece o terreno e a vegeta‡Æo brasileira. Marc ‚ vice-campeÆo do Dakar e vice-l¡der do Mundial. Caso tenha um bom resultado na prova brasileira, vai incendiar o Campeonato, j  que o francˆs Cyril Despres nÆo p“de viajar ao Brasil. A diferen‡a ‚ de apenas trˆs pontos. Outro favorito, Juca Bala, fez o terceiro tempo. “Foi muito bom. A pista foi bem preparada. Estou pronto para uma grande disputa”, afirmou.

Quatro rodas
Nos carros, Guilherme Spinelli e Marcelo V¡volo, atuais bicampeäes, nÆo decepcionaram e ficaram em primeiro. Eles fizeram 2min44. Assim como outros competidores de carros e caminhäes, Guilherme ressaltou o fato de fazer um pr¢logo em pista seca, ao contr rio do ano passado. “Isso deixa o pr¢logo mais equilibrado, ainda bem que nÆo erramos”, comemorou. Em segundo ficaram Maur¡cio Neves e Youssef Hadddad. “Fizemos limpo, nÆo erramos. Com a pista seca, os saltos ficam mais dif¡ceis. Nossa vantagem foi nÆo errar”, disse Maur¡cio.

Terceiro na tomada de tempo, Klever Kolberg, que tem Luiz Palu como navegador, afirmou que a pista sinuosa era a maior complica‡Æo para os pilotos. Ele tamb‚m resumiu a importƒncia do pr¢logo agora que ele passou a valer como primeira etapa. “NÆo existe esse papo de que algu‚m nÆo quer vencer o pr¢logo. Todos precisam dele para nÆo comer poeira no restante da prova.”

Publicidade

A melhor dupla entre os caminhäes foi Ricardo Domingues e Nilo de Paula. Eles deixaram para tr s o tricampeÆo nessa categoria Andr‚ Azevedo, que tem como parceiro Maykel Vilarta. Para isso, Ricardo e Nilo contaram com um caminhÆo Ford F-4000, que se d  melhor em pistas secas e sinuosas.

Andr‚ culpou os buracos provocados pelos ve¡culos, que fizeram o pr¢logo antes. “A pista estava muito seca e os outros caminhäes abriram muito buracos. Isso nos prejudicou. Particularmente, prefiro pisos mais molhados, mas mesmo assim fomos bem”, declarou.

Em terceiro terminaram Luciano Cunha e Carlos Brites. Apesar do bom resultado, Lucianoe se mostrava decepcionado pelo que considerou um erro de estrat‚gia. “A equipe errou. Colocamos pneus para lama, o que nos atrapalhou muito neste piso seco.”

O Sertäes 2005 contar  com a presen‡a de 228 ve¡culos, em todas as categorias: Cross Country (carros, motos, quadriciclos e caminhäes), Expedition e Regularidade. Pela primeira vez, haver  limita‡Æo de velocidade. Todos os ve¡culos estarÆo equipados com um sistema eletr“nico chamado Spy, para punir aqueles que ultrapassarem 150 km/h. A medida visa aumentar a seguran‡a de competidores e do p£blico.

Publicidade