Reclamação Suzuki

Reclamação Suzuki

Reclamação Suzuki

Bitenca, Adquirí uma motocicleta burgman AN125. Em 23/10/2009 dei entrada com a O.S. 17232, para processo de garantia da tampa de manutenção do motor (Defeito: Está com empeno que faz com que uma das presilhas fique pra fora). O atendente da oficina me informou que após 30 dias eu seria contactado para a troca da peça, após os 30 dias não fui comunicado e voltei a concessionária, e fui informado que houve um atraso de peças devido a problemas provavelmente com a receita federal. No dia 02/12/2009, após 40 dias da abertura da O.S. 17232, procurei a loja e fui informado que a peça não seria enviada pela Suzuki, por não se tratar de item em garantia. Após 40 dias fui informado que a peça não é alvo de garantia, mesmo após verificada pela oficina e ter sido dado prazo para solução do problema. A justificativa foi que uma peça como esta quando tem defeito de fábrica, não acontece apenas com uma única peça e sim com milhares como já aconteceu com um paralama de uma suzuki yes. Primeiramente não concordo com essa colocação, e para se afirmar que a peça não tem garantia, acredito que deve haver uma análise criteriosa do produto. após ler os termos e condições no certificado de garantia, não encontrei nos itens não cobertos pela garantia a tal peça. Após e-mail enviado à fábrica em 02/12/2009 fui contactado e voltei com a moto para a loja. Foi tirada a partir de um celular a foto da tampa e pediram que aguardasse. Sem nenhum contato voltei hoje e fui informado que a fábrica não deu garantia e nenhum laudo me foi dado com o motivo. Bitenca, vejo que a falta de respeito e o descaso com o consumidor é uma regra e não uma excessão. Irei procurar o procon. Um abraço, Ricardo Ribeiro (41), Recife – PE

A J. Toledo do Brasil, representante da Suzuki respondeu: “conforme acordo realizado em 12.01.2010 junto ao PROCON, a J.Toledo irá substituir a carenagem”. Assessoria de Imprensa.

O leitor em réplica nos escreveu: “Boa Noite Dr. André, A Suzuki têm razão quanto ao acordo feito no dia: 12/01/2010, processo F.A. Nº 0909-040.200-5, o qual diz que fará a reposição da peça (Tampa da carenagem central = Termo usado por mecânicos), no prazo de 10 dias úteis que encerra-se na segunda-feira (25/01/2010). No manual do proprietário diz que a peça chama-se: Tampa de manutenção do motor, como informei no e-mail à Motonline. Resolví aguardar até o dia 25/01/2010 para informar se realmente o prazo dado pela Suzuki foi cumprido, pois como o meu caso, já ví vários relatos que respeitar prazo não é do feitio da Suzuki. Se dia 25/01/2010 não for chamado para colocar a peça citada, dia 26/01/2010 pela manhã estarei retornando ao Procon. Atenciosamente, Ricardo R. Souza”

Comentário: Esperamos que o prazo seja cumprido. Quanto ao caso chegar ao PROCON, o fato por si só já é o bastante para o entendimento do amigo leitor.