Publicidade
Foto: Vitória de Pedro de Castro Boechat na Mini Infantil 50cc

Foto: Vitória de Pedro de Castro Boechat na Mini Infantil 50cc

O Campeonato Goiano de Motocross 2009 começou acelerando em alto nível em São Simão, cidade turística ao lado do Lago Azul no extremo sudoeste do estado na divisa com Minas Gerais a 360 km de Goiânia.

Com o Lago Azul no seu nível máximo, cidade cheia de turistas, barcos, jets, festival gastronômico, sol escaldante, 277 pilotos inscritos (recorde absoluto em provas no Centro Oeste) ou seja, todos os ingredientes compondo um cenário perfeito para o inicio do Campeonato Goiano de Motocross 2009.

A grande novidade nesta etapa, alem das três novas categorias (Estreantes, Intermediaria e Nacional 230) foi o uso de cronometragem eletrônica através de transponders, equipamento cedido e operado pela CBM em sua participação de apoio regional, serviço este que facilita todo o trabalho em evento deste porte e com esta quantidade de pilotos.

Publicidade

Uma pista de 1200 metros onde foi colocada muita areia, sem obstáculos perigosos, mas para oferecer condições de manobras que empolgassem pilotos e o publico de mais de 8.000 pessoas que lotaram arquibancadas, camarotes e toda área em volta da pista, foi o palco desta etapa.

Foto: vitoria de Gustavo Alves Santos Borges na 65cc

Foto: vitoria de Gustavo Alves Santos Borges na 65cc

No sábado aconteceram os treinos livres e em seguida os treinos classificatórios onde 277 pilotos em nove categorias lutaram para ocupar uma vaga entre os trinta que largariam nas provas finais.

A primeira categoria a entrar largar após o warm-up e abertura do Campeonato no domingo foi a MX2 onde 15 inscritos largaram para 15m+2v, quem venceu foi Thales Vilardi seguido de Deni Marques Filho, Gabriel Montenegro, Daniel Ivanoff e Everaldo Rodrigues Filho.

Publicidade

A Nacional B com 30 pilotos, após 13m+2v teve a vitória de Bruno de Paula Braz seguido de Denis Stival Silveira, Raphael Henrique Adorno, Vinicius Borges da Cruz e Oscar Crispim da Silva.

Em seguida vieram as 65cc em 12m+2v, com vitoria de Gustavo Alves Santos Borges, o segundo foi Kioman de Jesus Navarro, João Alves de Araujo Filho, Paulo Victor Cunha Guimarães e João Victor Rodrigues Caixeta, 20 pilotos estavam inscritos nesta categoria.

A MX3 largou com 20 pilotos e a vitoria foi do piloto local Adilson “Maguila” Araújo campeão de 2007 e 2008 na MX3, com toda a torcida a seu favor não teve adversários, ficando em segundo Fabiano Cabral de Souza, Eli Américo de Paula, do Paulista Alessandri Pereira Dias e João Batista Filho, a prova teve 15m+2v.

A Nacional A largou em seguida para 13m+2v, onde a vitória foi de Adão Ataides Neto, seguido de Nélio Oliveira Barbosa, Alessandro Silva de Oliveira, Régio Antonio da Costa e Rogério Costa.

Publicidade

As 85cc largaram para 12+02 voltas, onde a vitória ficou com Everaldo Rodrigues Filho, seguido de João Alves de Araujo Filho, Lucas Fernando Bottcher Frazão, Jonathan Figueiredo de Freitas e Gustavo Alves Santos Borges.

A Estreantes veio para 13m+2v com 30 pilotos que é o limite do gate (57 estavam inscritos), onde constantes disputas apontaram Daniel Silva Martins como vencedor, seguido de Elton Consoli Chagas, Luiz Henrique Nunes de Oliveira, Rodrigo Siqueira de Carvalho e Luan de Andrade Miranda como os cinco que subiram ao pódio.

A Mini Infantil 50cc, realizada no sábado, teve a vitória de Pedro de Castro Boechat, seguido de João Augusto Santos Silva, Ana Claudia Figueiredo de Freitas, Marco Túlio Morais Souza e Bia Gomes, esta bateria teve 7m+1v.

A nova categoria Intermediaria teve 28 inscritos e duração de 13m+2v e vitoria de Marcelo Pires Paiva, seguido de Lucas Ricardo Rezende, Richard Cardoso Rodrigues, Marcelo dos Santos Barella e Valdomiro Montes Neto.

Outra nova categoria, a Nacional 230 teve 28 inscritos e vitoria de Oscar Crispim da Silva, seguido de Marcus Vinicius Rodrigues Mariano, Raphael Henrique Silveira Adorno, Renato Ramos dos Santos e Diego Borges da Cruz.

E fechando a programação a MXFL (Força Livre) com motos MX1 e MX2, após intensas disputas pelo segundo lugar – Thales Vilardi venceu fácil – ficando as demais posições para Gabriel Montenegro, Adilson Luiz Araujo, João Batista Barbosa Filho e Thiago Quintela de Melo, fechando os top five dentre os 25 pilotos que largaram para 15m+2v.

O prefeito Francisco de Assis Peixoto, o secretario de Turismo, Desporto e Lazer Fabio Siqueira, assim como todas as secretarias da prefeitura de São Simão se empenharam ao máximo e conseguiram realizar um final de semana nunca visto pela população local assim como pelos visitantes que teve também a 4ª edição do Festival Gastronômico sob o comando de Sonea Stival, shows, musicais, feiras de artesanato local, dentre outras atrações.

Outro destaque foi a área dos boxes, dentro do camping municipal com toda infra-estrutura necessária ao trabalho e comodidade dos participantes, que contava com sanitários, banheiros, amplo estacionamento, restaurantes e fácil acesso à pista.

No sábado à noite com presença de autoridades municipais e estaduais, imprensa e grande publico presente ao 4ª Festival Gastronômico, foram entregues os troféus e diplomas aos três primeiros classificados do Campeonato Goiano de Motocross de 2008.

A prova com realização da Prefeitura Municipal, supervisão da Federação de Motociclismo de Goiás e organização do Moto Clube GP, teve apoio de Mobil, Navesa/Ford, Produtos Dez, Trial Motos/Honda, Rapozão Racing, Imperial Beer, Vulcano Energy Drink, IMS/Polisport, JR Tendas, Vascafé, Vidraçaria Morais, Proesporte/Governo de Goiás/Agel e Revistas Pró Moto e Dirt Action.

As próximas etapas serão em Palminópolis em 03/05 e Acreúna em 10/05. O calendário completo está no site da FMG