Foto: Leo Boi/ Y. Sports

SBK Series adota novo procedimento de segurança

Foto: Leo Boi/ Y. Sports

Foto: Leo Boi/ Y. Sports

Os organizadores do SBK Series, em conjunto com a Motoschool e com representantes dos pilotos definiram que, a partir da próxima etapa, a competição passa a adotar um novo procedimento de segurança durante as corridas.

O novo procedimento se espelha no utilizado pela Nascar e também já é adotado no Campeonato Inglês de Motovelocidade. Durante a corrida, em caso de acidentes, o diretor de prova pode acionar todos os postos de sinalização do circuito com a bandeira amarela agitada acompanhada da placa SC, proibindo as ultrapassagens no circuito.

Neste caso, a velocidade deve ser reduzida em torno de trinta segundos por volta. “Os pilotos líderes serão os responsáveis em ditar o ritmo da corrida. Não entra safety car nem moto madrinha na pista”, explicou Bruno Corano, idealizador do campeonato, que afirmou ainda que os sinalizadores de pistas serão os fiscais de possíveis ultrapassagens proibidas.

Os líderes da prova serão orientados a baixar a velocidade quando o novo procedimento de segurança estiver sendo utilizado. “A bandeira amarela ficará sendo agitada o tempo todo e na última volta, a bandeira fica parada sem a placa SC. Assim, os pilotos estarão cientes que, após a faixa branca antes da entrada dos boxes, podem reacelerar e depois da faixa de chegada, estará permitida a ultrapassagem”, explicou o diretor de prova Gilson Romani.

“A mudança será fundamental e deixa a competição ainda mais emocionante. A probabilidade de interrupção das provas antes do final vai diminuir bastante. Teremos a mesma segurança das provas anteriores e ainda mais competitividade nas corridas”, comentou Aline Duda, produtora executiva do Superbike Series.

A mudança no regulamento também vai beneficiar a transmissão de televisão, pois a diminuição de bandeiras vermelhas irá evitar interrupções como as que ocorreram nas últimas etapas.

A próxima etapa da SBK Series será em São Paulo, no autódromo de Interlagos, no dia 26 de junho. O SuperBike Series tem a realização da MotoSchool e organização da Brandworks. Patrocínio de Pirelli, Kawasaki, Alemão Pneus, Alpinestars, L´acqua di Fiori, Brembo, Maxima Racing Oils e Shark. Apoio: Prefeitura da Cidade de São Paulo, São Paulo Turismo, CPTM, ESPN Brasil e Metropolitana FM.