Foto: A motocicleta BMW G 450 X

Sucesso duplo para o BMW Group DesignworksUSA

Foto: A motocicleta BMW G 450 X

Foto: A motocicleta BMW G 450 X

Com seu bem sucedido desempenho na premia‡Æo red dot 2008, o BMW Group continua sua trajet¢ria de excelˆncia em design pioneiro.

Este ano, um total de seis membros do BMW Group conquistou o aclamado t¡tulo internacional. Dois deles, o BMW S‚rie 3 Convers¡vel e a motocicleta BMW G 450 X tamb‚m foram premiados na categoria especial “red dot: melhor do melhor” por realiza‡äes not veis de design no segmento automotivo, transporte e trailer. Os trof‚us serÆo apresentados no dia 23 de junho de 2008 durante a cerim“nia de premia‡Æo no Aalto Theatre em Essen/Alemanha. Outros finalistas do prˆmio red dot 2008 foram o BMW X5, o BMW S‚rie 1 Coup‚, o Rolls-Royce Phantom Drophead Coup‚ e a motocicleta BMW HP2 Sport. O BMW Group DesignworksUSA, subsidi ria do BMW Group que opera globalmente, tamb‚m impressionou os exigentes membros do j£ri. O est£dio de design conquistou prˆmios red dot pelo design de interiores do jato MSJ da Embraer e pelo design do iate de luxo Zeydon Z60.

Pela primeira vez na hist¢ria dos prˆmios red dot, o j£ri entregar  “men‡äes honrosas” durante a cerim“nia deste ano. Com essas men‡äes honrosas, o j£ri homenagear  produtos que claramente de destacaram dos concorrentes gra‡as …s suas solu‡äes de design particularmente bem sucedidas. De acordo com o j£ri, trˆs atuais modelos do BMW Group merecem esse reconhecimento especial: o BMW M3 Coup‚, o MINI Clubman e a motocicleta BMW F 800 GS.

Lan‡ado em 1955, o prˆmio red dot estabeleceu-se como um dos prˆmios de design mais importantes do mundo. Ele reconhece realiza‡äes em numerosas categorias como automotiva, arquitetura, utens¡lios dom‚sticos, equipamentos eletr“nicos, moda, ciˆncia relacionada … vida e medicina. Este ano, o j£ri analisou o design de 3.203 produtos de todo o mundo. Um total de 600 produtos recebeu a designa‡Æo red dot. Trinta prˆmios red dot sÆo concedidos a competidores na categoria automotiva, transporte e trailer, trˆs dos quais tamb‚m receberam o prˆmio “melhor do melhor” por seu design particularmente pioneiro. Dois desses trˆs premiados sÆo membros atuais da fam¡lia do BMW Group: o BMW S‚rie 3 Convers¡vel, que reinterpreta a linha cl ssica de um BMW S‚rie 3 aberto combinando-a com um teto retr til, e a motocicleta BMW G 450 X, uma enduro esportiva que exibe claramente seu talento para competi‡äes.

O sucesso repetido do BMW Group com os prˆmios red dot confirma mais uma vez que a excelente qualidade de design ser  recompensada com o reconhecimento internacional. No ano passado, o BMW Group foi homenageado por seu design inovador e foi o destaque da cerim“nia de gala ao receber o t¡tulo de “Equipe de Design do Ano”. Em 2007, o BMW Group e o BMW Group DesignworksUSA conquistaram o total de oito prˆmios red dot por design de produto.

O fato de que todos os modelos de todas as marcas contribuem regularmente para o sucesso do BMW Group durante as aclamadas competi‡äes de design, como o prˆmio red dot, confirma a for‡a do conceito inovador do BMW Group Design, que combina uma filosofia comum de design com estrat‚gias de design espec¡ficas por marca. As estrat‚gias de design espec¡ficas por marca sÆo baseadas na filosofia do BMW Group. A base dessa filosofia ‚ a busca por uma essˆncia de alt¡ssima qualidade. Em todas as trˆs marcas, essa busca vem acompanhada por uma garantia de qualidade est‚tica. Essa filosofia exige respeito por cada marca individual, por suas idiossincrasias, caracter¡sticas espec¡ficas de design e, finalmente, por‚m nÆo menos importante, por sua hist¢ria. Seguindo essa filosofia, o objetivo principal de qualquer equipe do BMW Group Design consiste em apreender o car ter individual de uma marca e seu modelo, buscando estabelecer um equil¡brio perfeito e adequado entre fatores que afetam o design geral, como dinamismo, tecnologia, experiˆncia de condu‡Æo, entusiasmo, conforto, auto-confian‡a, elegƒncia e for‡a inovadora, e encontrar a expressÆo correta em seu design.

As caracter¡sticas comuns que sÆo encorajadas e mantidas pelo BMW Group Design nÆo sÆo ¢bvias … primeira vista, j  que cada uma das trˆs marcas, isto ‚, BMW, MINI e Rolls-Royce, possui sua pr¢pria identidade marcante com valores bem definidos e uma imagem £nica. Apenas um estudo aprofundado do design dos ve¡culos BMW, MINI e Rolls-Royce e at‚ mesmo das motocicletas BMW revela as concordƒncias. O desenvolvimento de modelos para as trˆs marcas sob o mesmo teto gera sinergias poderosas e positivas. Esta constela‡Æo tamb‚m proporciona um terreno f‚rtil para o design da marca, que estimula o forte car ter de cada marca individual.

Com sua filosofia de design inter marcas, o BMW Group Design mant‚m estrat‚gias que refor‡am a personalidade unificadora das trˆs marcas e ao mesmo tempo real‡a a personalidade £nica e poderosa dos modelos BMW, MINI e Rolls-Royce. Em um terceiro n¡vel, cada uma dessas trˆs marcas expressa novas e criativas id‚ias dentro da filosofia inter marcas, o que representa uma vantagem da extraordin ria for‡a coletiva e inovadora do BMW Group. O Dr. Klaus Draeger, diretor da DivisÆo de Desenvolvimento e Compras do BMW Group, … qual o BMW Group Design se reporta, explica: “Quando introduzimos um novo conceito, que viria a unir todos os nossos diferentes est£dios de design de marca dentro da cultura do BMW Group Design, claramente tomamos a decisÆo certa. Expressar o fato de que todos os nossos produtos pertencem … fam¡lia do BMW Group, garantir a coopera‡Æo eficiente com todos os parceiros de processo e ao mesmo tempo refor‡ar a personalidade £nica de cada marca s¢ ‚ poss¡vel quando todos os membros da equipe trabalham juntos.”