Presente no nosso mercado deste 2013, a Suzuki SV 650A, mais conhecida como Suzuki Gladius, recebeu algumas melhorias na sua versão 2017 que está nas lojas da marca espalhadas pelo Brasil. Apesar da Suzuki (JTA – J.Toledo da Amazônia) não ter tomado qualquer iniciativa para apresentar estas novidades, a moto continua sendo uma boa opção entre as naked médias do mercado brasileiro.
Lançada em 1999 no Japão, a SV 650 chegou no mercado europeu e logo alcançou boa fama junto aos consumidores, como uma moto versátil e que proporcionava pilotagem prazerosa e divertida, com bom desempenho tanto em estradas sinuosas quanto no uso urbano. No Brasil nós pudemos comprovar estas qualidades no teste realizado em outubro de 2013, quando a moto confirmou ser um mix de características de motos de diferentes origens e com um resultado muito bom.
Mais potência e menos peso
Quem a vê acha que se trata de uma moto menor, em função da própria configuração do motor, um V2 a 90 graus DOHC arrefecido a líquido que agora desenvolve 76 cv (5 cv a mais que a anterior) de potência máxima e torque de 6,5 kgf.m a 8.100 rpm. Como a moto ficou também 5 kg mais leve, em função da redução de peso do chassi, a moto ficou mais ágil e rápida em relação ao modelo anterior, pois agora cada cavalo do motor empurra 2,59 kg (197/76) contra os 2,84 kg (202/71) de antes.
Esse chassi mais leve continua sendo construído em tubos de aço treliçado e tem um apelo todo especial, dando à Suzuki SV 650 uma boa estrutura, com rigidez adequada e a leveza necessária para o desempenho da moto, sem contar a beleza do conjunto. No teste do modelo anterior o chassi se mostrou irrepreensível, oferecendo muita resistência a flexões e fazendo um excelente par com o conjunto de suspensões da moto, que neste caso não sofreu qualquer alteração.
Partida fácil
Outra novidade que a Suzuki SV 650A traz é o exclusivo Sistema Suzuki de Fácil Partida, apresentado pela primeira vez na GSX-S 1000. A diferença é que para dar a partida normal, você aperta o botão e segura até o motor funcionar, enquanto com esse sistema você dá apenas um toque no botão de partida que o ECM reconhece os sinais e mantém o motor de arranque funcionando até a moto dar a partida.
Vários outros pequenos detalhes foram ajustados na moto, a maioria deles imperceptíveis porque tem relação direta com o ganho de potência e diminuição do peso total da moto. Um desses detalhes é o novo radiador que foi redesenhado para aumentar a capacidade de arrefecimento do sistema e manter na temperatura ideal o motor quando em funcionamento, além da nova ventoinha que compõe o sistema de arrefecimento da moto. Outra característica mantida são as duas velas de ignição por cilindro, o que melhora a queima da mistura no cilindro, melhorando o desempenho de aceleração.
Com sua aparência limpa e despojada e ao preço público sugerido de R$ 32.473,00, esta naked da Suzuki tem fortes concorrentes, como as conterrâneas Kawasaki Z 650, que logo estará por aqui, e Yamaha MT-07, além da Honda CB 500F que, apesar de menor, é uma boa opção dentro da categoria. Saindo da Ásia e vindo para a Europa, a Suzuki encontra a concorrência da tradicional Ducati Moster 821 e da BMW F 800 R, além da KTM Duke 690 – na Europa, porque por aqui só a KTM Duke 390 deu as caras.
Ficha Técnica Suzuki SV 650A – “Gladius”
MOTOR | |
Tipo | 4 tempos, DOHC, arrefecido a líquido |
Quantidade de cilindros | 2 cilindros em “V” a 90º |
Cilindrada real | 645 cc |
Diâmetro x curso | 81,0 X 62,6 mm |
Taxa de compressão | 11,2:1 |
Potência máxima | 76 cv a 8500 rpm |
Torque máximo | 6,5 kgf.m a 8100 rpm |
Sistema de lubrificação | Cárter úmido |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Câmbio | 6 velocidades |
Sistema de ignição | Eletrônica |
Sistema de partida | Elétrica |
Transmissão primária | Engrenagens |
Transmissão secundária | Corrente |
Combustível | Gasolina |
Bateria | 12 V / 10 Ah |
CHASSI | |
Tipo | Tubular de aço treliçado |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico com mola helicoidal hidroassistida / curso de 125 mm |
Suspensão traseira | Amortecedor único com link e ajuste na pré-carga da mola / curso de 130 mm |
Rake / Trail | 25º / 106 mm |
Freio dianteiro | Duplo disco 290 mm com ABS |
Freio traseiro | Disco simples 240 mm com ABS |
Pneu dianteiro | 120/70 R17 M/C (58W) sem câmara |
Pneu traseiro | 160/60 R17 M/C (69W) sem câmara |
DIMENSÕES | |
Comprimento x Largura x Altura | 2.140 X 760 X 1.090 mm |
Distância entre eixos | 1.445 mm |
Altura do assento | 785 mm |
Altura mínima do solo | 135 mm |
Peso (MVOM) | 197 kg |
Capacidade do óleo do motor | 2,9 litros |
Capacidade do tanque de combustível | 14,5 litros |
Preço Público Sugerido | R$ 32.743,00 |