Tecnologia Flexfuel Da Magneti Marelli Marca Presença em Evento Internacional de Biocombustíveis

Tecnologia Flexfuel Da Magneti Marelli Marca Presença em Evento Internacional de Biocombustíveis

Tecnologia Flexfuel Da Magneti Marelli Marca Presença em Evento Internacional de Biocombustíveis

A empresa, pioneira no lançamento da tecnologia flex no Brasil, apresenta o futuro dos carros e motos multicombustíveis durante a 1º Exposição Internacional de Biocombustíveis

A Magneti Marelli participa da 1ª Exposição Internacional de Biocombustíveis, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e pelo Arranjo Produtivo de Álcool (APLA), entre os dias 17 e 21, no hotel Hyatt, em São Paulo, mostrando todo seu know how no desenvolvimento de tecnologias multicombustíveis.

Desde que foi lançado no mercado, o motor flex não parou de conquistar espaço no cenário automotivo brasileiro, evoluindo sua participação até os níveis de mais de 90% das vendas de veículos ao mercado interno. Prova disso são as apostas feitas pelas montadoras que concentraram seus esforços mercadológicos na colocação do sistema bicombustível de forma plena. Carro sem a opção “flex” está considerado fora do mercado.

A história do surgimento e evolução da tecnologia flexível teve início em março de 2003, quando instalou-se essa revolução na indústria automobilística protagonizada pela Magneti Marelli com o lançamento do primeiro sistema flexfuel, batizado de SFS® – Software Flexfuel Sensor. A tecnologia recebeu investimentos ininterruptos por parte da empresa que atualmente é líder no segmento de bicombustíveis com mais de 48% de participação no mercado brasileiro.

A Magneti Marelli é fornecedora de sua tecnologia SFS® para as principais montadoras do país, como Volkswagen, Fiat e Ford, além da Mitsubishi que, com a tecnologia SFS®, lançou no mercado o primeiro modelo off road com tração 4×4 flex do mundo.

Flex 3rd Generation
Durante o evento, a Magneti Marelli mostra o futuro dos automóveis
multicombustíveis batizado pela empresa de Flex 3rd Generation. O novo sistema é resultado obtido em constantes investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento de três tecnologias desenvolvidas pela Magneti Marelli – SFS® (Software Flexfuel Sensor), ECS® (Ethanol Cold Systel) e o novo bico injetor PICO ECO®.

Juntas as tecnologias compõem a nova geração dos motores flex que estarão disponíveis para o consumidor em alguns modelos a partir de 2009. O Flex 3rd Generation proporciona um melhor desempenho do automóvel, economia na hora do abastecimento, já que reduz em até 5% o consumo de combustível, diminuindo a emissão de CO2 na mesma proporção e de hidrocarbonetos em 15%, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.

O SFS® é o pioneiro sistema multicombustível da Magneti Marelli que identifica a mistura utilizada no tanque de combustível e gerencia a queima do álcool, da gasolina, ou de qualquer proporção de mistura dos dois combustíveis em um mesmo motor. Além disso, não acrescenta qualquer sensor ao sistema de injeção eletrônica convencional.

O ECS®, por sua vez, é um sistema de partida a frio que atua principalmente quando o veículo está abastecido com álcool que, através do aquecimento do combustível, permite o acionamento imediato e uniforme do motor em baixas temperaturas, dispensando o reservatório adicional de gasolina encontrado nos automóveis flex atualmente disponíveis no mercado brasileiro.

O novo bico injetor ecologicamente correto, o PICO ECO®, foi batizado com este nome devido às suas características de baixo impacto ambiental – desde a sua produção até a aplicação. Sua principal função é melhorar o desempenho dos motores flex, pois possibilita uma melhor combustão e conseqüentemente permite redução na emissão de hidrocarboneto de até 15 %.

Sistema Flex para motos
Outro importante sistema que será mostrado no evento é a tecnologia SIM®, Sistema de Injeção Eletrônica para Motos, com a tecnologia SFS® para motocicletas, ciclomotores e motores estacionários desenvolvido pela empresa em 2007.

O SIM®, utilizado pela Magneti Marelli, é basicamente o mesmo que equipa atualmente os veículos de duas rodas na Europa. A diferença está na adoção do SFS®, programa que gerencia a queima do álcool, da gasolina comum ou pura, ou de qualquer proporção de mistura dos dois combustíveis no mesmo motor.

A Magneti Marelli já investiu cerca de R$ 36 milhões desde o desenvolvimento do SFS® até as tecnologias derivadas do sistema como o ECS® – Ethanol Cold System – e o TetraFuel® .

Grupo Magneti Marelli no Brasil
O Grupo Magneti Marelli, empresa de capital italiano, é uma das maiores fabricantes de sistemas e componentes automotivos do mundo e está presente no Brasil desde 1978. Hoje, com mais de 7 mil colaboradores, nove plantas e cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento, é líder de mercado em sistemas de injeção
eletrônica, escapamentos, suspensões, camisas de cilindro e amortecedores e atua ainda no segmento de iluminação automotiva – faróis e lanternas – e na área eletrônica, fabricando painéis de bordo e sistemas de navegação automobilística por GPS.
Fechou o ano de 2007 com faturamento acima de R$ 1,9 bilhão.

Grupo Magneti Marelli no Mundo
A Magneti Marelli é uma empresa do Grupo Fiat que desenvolve, produz e comercializa sistemas e componentes de alta tecnologia para a indústria automobilística. Com 46 plantas produtivas (56 unidades produtivas), nove centros de P&D e 27 centros de aplicação em 16 países, 28 mil empregados e um faturamento de € 5 bilhões em 2007, o Grupo fornece para as maiores montadoras da Europa, América do Norte e do Sul e Leste Europeu. As áreas de atuação da empresa são: Powertrain, Iluminação Automotiva, Sistemas Eletrônicos, Sistemas de Suspensão e Amortecedores, Sistemas de Escapamentos, Aftermarket Peças e Serviços e Motorsport.