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Teewave AR.1 é carro esporte elétrico

A britânica Toray Industries Inc. contratou a Gordon Murray Design para desenhar, ferramentar e construir o protótipo funcional de um veículo que utiliza materiais avançados da Toray, que quer fazer um veículo rápido, atraente e barato para todos, de nome incomum: Teewave AR.1.

O carro é esporte de dois lugares e usa fibra de carbono em sua carroçaria em um tempo de processo de apenas 10 minutos. O monocoque, também em carbono (uma das tecnologias-chaves da Toray), pode ser aplicado a qualquer outro tipo de automóvel.

O professor Gordon Murray, com sua bagagem de Fórmula 1, disse que “Tem sido um prazer trabalhar com mo pessoal da Toray Industries neste desafiador projeto. O peso resultante do veículo, de apenas 850 kg, mais uma vez prova que desempenho pelo baixo peso da fibra de carbono é a maneira mais eficiente e amigável ao meio ambiente de se conseguir alvos de relação peso/potência.”

Especificações técnicas do Tweewave AR1:
Comprimento 3.975 mm, largura 1.765 mm, altura 1.154 mm, entreeixos 2.610 mm, peso (incluindo baterias) 850 kg, porta-malas de 200 litros;

Chassi monocoque em fibra de carbono, sub-quadro em liga de alumínio, estruturas absorvedoras de choques em fibra de carbono;

Carroçaria em fibra de carbono, lisa por baixo com difusor de efeito solo. Carpetes PLA/PET, volante de direção pintado em filme lembrando camurça, revestimento de bancos e painéis de porta em ultra-camurça, painel de instrumentos, parte de cima das portas e soleiras revestidos em material de toque suave, camada Picasus sobre o painel de instrumentos e coluna A revestida com tecido 3GT/PET, todos materiais da Toray;

Motor elétrico de 63 hp de potência, 180 Nm de torque e tensão de 330 volts, centro-traseiro, bateria de íon de lítio, máxima energia de 16 kWh, transmissão de uma só velocidade, impulsão traseira;

Suspensão dianteira por duplos triângulos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira por duplos triângulos e molas helicoidais;

Sistema de direção por pinhão e cremalheira, mecânica, giro de 9,5 metros;

Rodas dianteiras 5,5J/16, pneus 175/55 R16, rodas traseiras 7.5J/17, pneus 225/45 R17;

Freios a disco nas quatro rodas com assistência elétrica, elétricos de estacionamento;

Desempenho calculado de 0 a 50 km/h em 4,4 segundos, zero a 100 km/h em 11,4 segundos, máxima de 147 km/h, autonomia no ciclo europeu NEDC de 186 km, recarga de bateria em 6 horas, emissões NEDC de 31,4 g/km.