Publicidade

Toninho Chiari, a revelação do ano

Com os resultados obtido na temporada 2005, o menino-piloto da equipe Lightz Racing Junior ‚ o principal nome da nova gera‡Æo de pilotos.

Com apenas 9 anos, o piloto Toninho Chiari conquistou, no seu ano de estr‚ia no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, o terceiro lugar na categoria 125cc, durante a oitava e £ltima etapa da temporada 2005, disputada no domingo (27/11) no aut¢dromo Raul Boesel, em Pinhais, regiÆo metropolitana de Curitiba (PR). Em fun‡Æo de um problema na carenagem de sua Honda CG, o menino-piloto da equipe Lightz Racing Junior terminou a corrida na quinta posi‡Æo. Na classifica‡Æo geral, Toninho somou 136 pontos, a mesma pontua‡Æo do vice-campeÆo Murilo Ribeiro, que obteve uma vit¢ria a mais ao longo do campeonato. Al‚m disso, Toninho Chiari ficou a apenas oito pontos da campeÆ de 2005.

PRIMEIRA TEMPORADA – Uma vit¢ria, cinco segundos lugares e uma quinta posi‡Æo. Toninho s¢ nÆo pontuou em Bras¡lia (DF). Um handcup fant stico para um estreante. A regularidade foi a principal caracter¡stica de Toninho ao longo de todo o certame. Apesar da pouca idade, Toninho Chiari encarou os desafios, demonstrou muita maturidade e nÆo cometeu erros quando pressionado pelos advers rios. Pelo que apresentou, dentro e fora das pistas, Toninho pode ser apontado como a maior revela‡Æo do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

Publicidade

Na £ltima corrida, Toninho teve um tremendo azar quando a carenagem quebrou e, conseqentemente, sua moto perdeu rendimento. “Infelizmente, tive alguns problemas e nÆo consegui os pontos necess rios para ser campeÆo. Mas, como meu pai sempre costuma dizer, a gente aprende com os erros”, explica, chateado, Toninho Chiari, piloto da moto amarela e vermelha de n£mero 17.

PERFIL DO PILOTO – Nome: Antonio Chiari Filho
Data de Nascimento: 31/01/1996 – Idade: 9 anos
Cidade: SÆo Paulo – N£mero: 17
Equipe: Lightz Racing Junior – Categoria: 125 cc
Moto: Honda CG 125 KS
HOBBYS E SONHO
Como qualquer menino de sua idade, Toninho Chiari Filho gosta de jogar videogame, futebol, andar de skate e bicicleta. No seu quarto, o computador divide espa‡o com as lembran‡as – capacetes, trof‚us e fotos – de sua mete¢rica carreira. Mas, quando coloca o macacÆo, o capacete, as botas e as luvas, Toninho se transforma. Deixa de lado as brincadeiras pertinentes da idade e trabalha, como gente grande, para melhorar sua performance dentro dos circuitos e aut¢dromos. O piloto, fÆ de Alexandre Barros e Valentino Rossi, sonha um dia participar do mundial de motovelocidade. Talento e disposi‡Æo nÆo faltam para o desportista. Toninho sabe que h  um longo caminho a ser trilhado. E, apesar da pouca idade, o menino-piloto tem total consciˆncia que sucesso s¢ se conquista com muito trabalho.

CURRÖCULO
2004 – Mini-moto – CampeÆo do Torneio Megacycle Schincariol. Das oito etapas, Toninho Chiari venceu seis e chegou em segundo nas outras duas corridas. (Na £ltima, pilotou sua cinqentinha com o bra‡o quebrado, ocasionado por um tombo de skate).
2004 – Mini-moto – CampeÆo Paulista.
2005 – 125 cc – Estr‚ia no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Toninho Chiari termina o certame na terceira posi‡Æo, com 136 pontos (mesmo n£mero do vice-campeÆo, por‚m com uma vit¢ria a menos).

Apoio/Patrocinadores: AlemÆo Rodas, Orbital, Sidi, Pro Heads, Samacar Racing, Shark e Alex Shop

Publicidade