untitled

UFSCar, USP e Prefeitura realizam Semana Nacional do Trânsito

A UFSCar, juntamente com a USP e a Prefeitura Municipal de São Carlos, realiza, desde ontem (19/9) até dia 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito. A programação prevê a realização de diversas atividades como palestras, exposição fotográfica, gincana, ações de educação no trânsito, debates, passeio ciclístico, dentre outras atividades.O evento é aberto a todos os interessados. Durante a Semana será realizado também o Dia Mundial Sem Carro, no dia 22 de setembro. A UFSCar, a USP e a Prefeitura convidam, para que neste dia, todos deixem seus carros em casa e andem a pé ou utilizem outro meio de transporte como ônibus ou bicicleta. A proposta é incentivar a reflexão sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento. A Semana Nacional do Trânsito é uma ação instituída pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU), que proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito.

O objetivo é estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes de trânsito no mundo. Países, Estados e Municípios têm a missão de empenhar esforços com o objetivo de reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito mundial que, atualmente, é maior do que 1 milhão e 300 mil mortes por ano, além de milhões de pessoas feridas, de acordo com informações do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).
A Semana Nacional do Trânsito foi aberta ontem às 19 horas no Auditório da Reitoria da UFSCar com a presença do reitor Targino de Araújo Filho, Professor Sérgio Donizetti Zorzo, prefeito Oswaldo Barba, professor Archimedes Raia e o Engenheiro Nilson Carneiro, dentre outras autoridades do trânsito e professores da Universidade. Durante o evento o Reitor da Universidade destacou o papel da Instituição em relação ao tema e enfatizou que “segurança no trânsito é uma questão de educação”. Targino de Araújo Filho também chamou a atenção para o convite do Dia Mundial Sem Carro e falou como a UFSCar tem refletido sobre a questão. “Além de investimentos em ações e equipamentos que possam melhorar o trânsito nos campi da UFSCar, a Universidade pode e tem contribuído muito com a definição de estratégias educativas e, também, com a produção de conhecimento que poderá ser aplicado pela sociedade na busca por um trânsito mais sustentável”, afirmou o Reitor.

Na ocasião o professor Archimedes ministrou palestra dobre a “Visão Zero”, um projeto da Suécia para diminuir o número de acidentes no trânsito, e também foi o lançado o blog da Comissão Permanente de Segurança no Trânsito da UFSCar (CPSTU), www.mobilidade.ufscar.br, um espaço criado para o debate sobre mobilidade urbana no campus e na cidade. Mais informações sobre a programação em São Carlos podem ser conferidas no site www.mobilidade.ufscar.br ou pelo telefone (16) 3307-8821.