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É muito comum em fóruns e bate-papos da internet sobre motos ou até mesmo em conversas com amigos, surgir a questão das famosas bengalas invertidas, ou Upside-Down. Mas para que servem?

Para responder a esta questão, vamos falar de um conceito básico de mecânica, o peso sustentado e o peso não sustentado.
Todo o peso sustentado pelas molas , Tanque, quadro, motor, etc… é chamado de peso sustentado, e todo o peso que não é sustentado pelas molas, como a balança, eixos, rodas, etc… é chamado de peso não sustentado.

Basicamente, quanto maior for o peso sustentado, menor será a vibração transmitida ao piloto, e, se o peso não sustentado for grande, será mais fácil a parte sustentada sacudir ou vibrar, devido as irregularidades da pista.
Ou seja, O garfo invertido diminui o peso não sustentado e aumenta o peso sustentado, reduzindo a vibração devido a imperfeições da pista e aumentando a estabilidade, efeito que pode ser percebido principalmente em curvas e pista irregular.
-Mas por que todas as motocicletas já não vêm de fábrica com a suspensão dianteira upside-down?

Devido ao projeto! Motocicletas que tem como objetivo oferecer alta performance como as superesportivas, utilizam suspensão upside-down. Comumente são também motos mais leves. Já motos que tem como proposta ser mais duráveis e ter a manutenção mais baixa costumam utilizar a suspensão dianteira telescópica convencional. E nem por isso essas motos tem menos estabilidade, já que geralmente são mais pesadas e não tem como objetivo oferecer o desempenho das superesportivas.

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A suspensão upside-down oferece ainda, uma ligeira desvantagem: O reservatório de óleo fica na parte superior. Se ocorrer um vazamento nos retentores, todo o óleo poderá se perder, fazendo com que o amortecedor perca suas propriedades.

-Então posso colocar suspensão invertida na minha moto que a estabilidade vai melhorar?
Não e sim. Devemos lembrar sempre que modificar o projeto de uma motocicleta faz você perder a garantia e pode ser perigoso, caso não seja feito por alguém especializado.

Você pode sim, instalar uma suspensão invertida na sua moto e ganhar um pouco de estabilidade. Mas não é só colocar e sair andando. Cada suspensão é projetada para cada moto, mesmo sendo parecidas e as vezes tendo as mesmas medidas, as molas e o óleo são calibrados para trabalhar com um peso, ângulo e outros fatores pré determinados. Até mesmo o tipo de roda, o tipo de pneu e calibragem deve ser levado em consideração. Do contrário a estabilidade da sua moto pode piorar.
Procure sempre um profissional qualificado e que ofereça garantia pelo seu serviço.

Obs: Para facilitar a discussão sobre esse assunto criamos um espaço no final da página e no fórum para você inserir seus comentários.

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