Foto: Raio-X da vela

Vela de ignição

Foto: Raio-X da vela

Foto: Raio-X da vela

A vela de igni‡Æo tem a fun‡Æo principal de “criar a fa¡sca que inflama a mistura do ar/combust¡vel”. Para isto, a vela de igni‡Æo conduzir  uma alta voltagem el‚trica para o interior da cƒmara de combustÆo, convertendo-a em fa¡sca. O seu funcionamento est  ligado diretamente ao rendimento do motor e, portanto ao consumo de combust¡vel e emissÆo de gases expelidos pelo motor.

O instante em que ocorre a fa¡sca ‚ preciso e diferente para cada motor e pode tamb‚m variar de acordo com a velocidade de rota‡Æo do motor.

Para produzir uma fa¡sca, ‚ necess rio criar uma diferen‡a de potencial el‚trica muito elevada (tensÆo) entre dois objetos pr¢ximos, nÆo podendo haver contato. Para isto a vela de igni‡Æo ‚ confeccionada de metal (partes azuis no desenho) e de material cerƒmico (branco): isto ‚ feito primeiramente com a finalidade de manter o eletrodo central (de alta tensÆo) isolado do corpo do metal que “‚ aterrado” porque est  no contato com o cabe‡ote.

A tensÆo ‚ aplicada ao ponto A, que ‚ conectado internamente atrav‚s da se‡Æo cerƒmica ao eletrodo central, B; esta parte fica exposta e pr¢xima ao eletrodo lateral C que tem a sua origem no corpo D do metal.  ¢bvio que a vela de igni‡Æo deve ser feita do material cerƒmico, que ‚ um isolador.

Outra caracter¡stica da vela de igni‡Æo ‚ o seu “grau t‚rmico”. Quando o motor est  em funcionamento sua cƒmara de combustÆo atinge uma temperatura elevad¡ssima, e parte desta temperatura deve ser dissipada para uma correta combustÆo, seja atrav‚s do sistema de refrigera‡Æo ou atrav‚s da vela de igni‡Æo. A capacidade de absorver ou dissipar o calor ‚ denominado grau t‚rmico e esta varia por existir diferentes tipos de motor. Temos assim as chamadas velas do tipo quente e frio.

Tipo Quente: Dissipa pouco calor, o que permite manter alta a temperatura da cƒmara de combustÆo queimando os dep¢sitos de carvÆo causados pela baixa velocidade.

Tipo Frio: Permite uma dissipa‡Æo de calor r pida, e por isto ‚ adequada aos motores de alta solicita‡Æo.

O grau t‚rmico da vela de igni‡Æo varia de acordo com o fabricante. A vela de igni‡Æo deve ser trocada periodicamente de acordo com o manual do propriet rio.