Foto: Bitenca

Veneno na Strada, Balanceando o vira da CG, Sempre roda maior. Super T.

Foto: Bitenca

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olá amigo eu tenho uma cbx200 strada, eu queria algumas dicas para aumentar a potencia dela!os amigos meu falou que se eu alargar os dutos, e rebaixar o cabeçote ja fica bom!! o que vcs que entende mais o que vcs acha melhor eu fazer??BG aguardo resposta. Aylthon, 23, Irapuru, SP

R: Aylthon, você precisa verificar qual o seu objetivo concreto. Alterar as características do motor para ganhar em performance vai na verdade fazer uma troca, não se ganha sempre. Em alguma coisa você perde. Se você aumentar o regime de rotação para um pico de potência maior certamente em troca você perderá em baixa. As alterações que você se refere, alargando os dutos das válvulas pode melhorar o fluxo de gases em alta rotação e o aumento da compressão rebaixando o cabeçote vai certamente demandar um combustível com mais resistência a detonação, ou seja terá que usar combustível de alta octanagem para não destruir o motor. O quanto vai aumentar de compressão, onde e como alargar os dutos, se vai utilizar um outro comando de válvulas, ignição… Tudo isso tem que ser pensado de acordo com o objetivo que você tem. Competição ou uso na rua, o que você pode pagar em termos financeiros e em termos de troca de característica do motor.
Pense bem e pesquise qual a melhor fórmula para seu caso. Abraços,

Foto: Super Tenere - Bitenca

Foto: Super Tenere - Bitenca

Olá, estou preparando o motor da minha cg150 pistão,carburador 26mm e comando 320°, e tenho uma dúvida sobre o virabrequim, o novo pistão é 35 gramas mais pesado posso retirar os 55% da diferença de peso entre os pistões do lado do “pinão da biela”, ao invez de adicionar peso nas bolachas do lado contrario ao pino ? e porque 55% ? se referindo ao pistão maior ? muito obrigado. Antonio, 24, Uberlândia, MG

Os 55% se refere a um número que se considera como uma medida de compromisso para o contrapeso no virabrequim. O movimento recíproco do conjunto biela-pistão provoca uma reação na moto que resulta em vibração na vertical. O contrapeso utilizado no virabrequim vai perfazer um círculo e portanto uma reação circular resultado da força centrífuga da massa do contrapeso.
Somando-se os dois movimentos nunca vamos obter a neutralização completa da vibração no sentido vertical, sem a inclusão de um eixo especial de balanceiro, por isso se usa esse número que não provoca uma vibração de igual monta no sentido longitudinal. Se você usar a massa completa para contrabalançar o conjunto pistão e biela vai neutralizar o movimento vertical completamente mas também vai provocar uma nova vibração no sentido horizontal. Se usar metade da massa efetiva em movimento do conjunto pistão-biela, a soma de todas as reações citadas nos movimentos circular e recíproco vai diminuir o problema da vibração vertical sem criar um outro de mesma monta, mas sim em metade do seu efeito no movimento horizontal.
Parece complicado mas com um pouco de imaginação fica fácil entender.
Quanto a sua outra pergunta, sim. Pode-se obter a quantidade de massa necessária no ângulo correto do virabrequim adicionando material onde se quer mais peso ou retirando material 180 graus dessa posição, de acordo com o efeito volante (massa total em rotação) que se deseja obter. Pois um virabrequim mais leve, teoricamente realiza uma aceleração mais rápida (num motor grande pode até ultrapassar o limite de tração) mas terá uma instabilidade e possibilidade de calar em baixas rotações, quando faltar inércia em determinada rotação para vencer a volta neutra do ciclo dos 4 tempos.

Estou pensando em adquirir uma Super Ténéré para vigens com minha esposa e, eventualmente, para uso na cidade. Gostaria de sua opinião sobre a moto, manutenção, valor de peças…Agradeço de antemão, um abraço Paulo.
30, Ribeirão Preto, SP.

R: Boa moto Paulo. Deve estar ficando difícil encontrar uma em boas condições, há bastante procura justamente por ser boa moto. Quanto a manutenção e peças aconselho a fazer uma pesquisa nas revendas de sua região, se tem estoques e preços dos serviços e troca das peças mais comuns como manetes, piscas, filtros de óleo e ar, retentores, discos de embreagem e pastilhas de freio, relação de transmissão, etc.
Um problema crônico dessas motos é um ponto fraco no chassis que pode provocar trincas. Antes de rachar o metal a tinta descasca e mostra a região de flexão. Faça uma boa verificação antes de comprar.
Boa sorte, Bitenca

Tenho uma xt 660 e quero colocar as rodas de R6 nela, alguma sugestão quanto a quem possa fazer este tipo de serviço? Parabéns pelo site.
Bruno, 33, Teresina PI

R: Bruno, não conhecemos quem possa fazer essa troca. Na verdade não acreditamos ser possível sem um estudo profundo que pode indicar a necessidade de modificar peças como balança traseira e suspensão. Enfim não aconselhamos. Abraços,