Publicidade

A Honda tem uma história longa e muitíssimo bem-sucedida com suas 125 cc acessíveis e econômicas. E essa aposta no mercado popular não acontece apenas no Brasil. Na Europa a marca japonesa tem modelos com a CB 125F, lançada em 2015 e que segue disponível em diversos países. Confira como é essa máquina que parece uma “Honda CG europeia”.

Como é a CB 125F, Honda CG da Europa

A CB125F foi lançada no velho continente como a sucessora da CBF125. E embora ambas fossem movidas por um um monocilíndrico refrigerado a ar, o propulsor da CB125F era praticamente novo, com muito poucas peças retiradas da antiga moto. Uma das adições mais importantes da novidade foi o mais recente sistema de injeção de combustível da Honda.

cb 125f - honda cg na europa

Urbana e de conjunto extremamente simples, a CB 125F é uma espécie de Honda CG europeia; conheça o modelo

 

Publicidade

A moto que parece uma “CG europeia” é movida por um motor monocilíndrico, 4 tempos, OHC com 2 válvulas, arrefecido por ar. Entrega pouco menos de 10 cv a 7.500 rpm e 1.09 kgf.m a 6.000 rpm – junto do câmbio de 5 velocidades. Segundo a Honda, o consumo chega aos 65 km por litro.

Ou seja, nada muito diferente da nossa antiga Honda CG 125 Fan que era vendida aqui no Brasil. A moto da Europa tem também rodas de liga de 18 polegadas, garfo telescópico de 120 mm e amortecedores traseiros duplos com cinco ajustes – agora pintados de vermelho. O modelo conta com disco único na frente e o freio a tambor na traseira.

honda cg - cb 125f

Modelo ganhou novidades, como painel digital e farol de LED – com formato que lembra as CB 300F e 500F

Em 2021 a CB125F foi atualizada. Com redução de peso, tem agora 117 kg em ordem de marcha. Curiosamente, uma CG 160 Fan atual aqui no Brasil tem peso seco de 116 kg. Os novos equipamentos da “moto gringa” incluem ainda um painel de instrumentos digital e um farol dianteiro LED, inspirado na atual identidade visual da marca – assim como CB 300F ou CB 500F.

Publicidade

Veja também:

Uma multiuso na Europa, assim como no Brasil

Embora a CB125F da Europa se pareça com a nossa Honda CG 160 Titan, a moto estrangeira tem visual inspirado nas grandes CB 500F e CB 650F. Daí vem o seu nome também, logicamente. No entanto, o foco de uso não é distinto entre as motocicletas.

Na Europa, a CB125F chega nas opções de cores Preto, Vermelho e Branco – que não é uma versão de transporte Cargo como no Brasil

A CB 125 é uma moto muito simples e direta, embora ainda com alguns toques de design elegantes. Prática e fácil de pilotar, lá fora ela também se tornou uma opção de primeira compra para iniciantes. Na verdade, a CB foi a máquina de escolha em muitas escolas de treinamento por lá também.

Publicidade

 

Quanto custa a Honda CG europeia

Quando lançada em 2015, a CB125F era produzida na Índia. Agora, repaginada desde 2021, a moto é construída na China, onde segundo a marca teve um aumento na qualidade, para suportar ainda mais os rigores do clima europeu.

Na Europa, essa ‘prima da Honda CG’ parte dos 2.950 euros em países como Portugal. Para comparação, uma PCX 125 é vendida por 3.325 euros. Em reais, estamos falando de R$ 15.600 e R$ 17.500 em conversão direta. Aqui, a versão intermediária CG 160 Fan tem preço sugerido de R$ 14.570 e a PCX 160, de R$ 17.850.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]