ed

Yamaha apresenta a nova Factor 125

A Yamaha apresenta ao mercado agora em março a nova Yamaha Factor, chamada de “2ª Geração 2014″. A moto recebeu modificação na parte estética, com novas cores e novo desenho do conjunto de tanque e carenagem laterais , mudanças que procuram oferecer melhor encaixe às pernas do piloto e melhorar a ergonomia.

Sopa de letrinhas - Visualmente só se vê diferença na versão mais completa, a "ED" (branca); "K1" (vermelha), "K" (preta) e "E" (azul) só partida elétrica a mais na "E"

Sopa de letrinhas - Visualmente só se vê diferença na versão mais completa, a "ED" (branca); "K1" (vermelha), "K" (preta) e "E" (azul) só partida elétrica a mais na "E"

Na traseira o desenho ficou um pouco mais fino com formas menos quadradas, que caracterizam a categoria street. O painel tem agora o fundo branco e o pára-lamas dianteiro e o escapamento foram completamente redesenhados. A 2ª geração da Yamaha Factor está agora disponível em 4 versões. A novidade é a versão de entrada – K1 -além das versões K, E e ED.

As 4 versões da Factor trazem o mesmo motor de quatro tempos monocilíndrico SOHC, (Single Over Head Camshaft), refrigerado a ar, de 124cc, que desenvolve 10,2 cv a 7800 r.p.m e entrega 1.0 kgf.m a 6.000 r.p.m de torque. O câmbio é  de cinco velocidades, o quadro é do tipo Diamante, a distância entre eixos é de 1290 mm e o raio mínimo de giro é de 2100 mm. Esses números dão à essa pequena Yamaha boa ciclística e manobralidade, conforme Motonline já comprovou em teste.

A nova Factor 2ª Geração 2014 mantém as características mecânicas de funcionamento com mínima vibração do motor – sistema exclusivo da Yamaha – e suspensões bem ajustadas para o uso em piso brasileiro, deixando claro que a moto é feita para o Brasil. Os piscas traseiros da Factor 2ª Geração 2014 tem braço flexível, que garante um índice muito menor de quebra em eventuais quedas e atritos.

Mas um detalhe que a Yamaha poderia já ter inserido nesta “nova” geração de sua moto mais vendida no Brasil não veio. O sistema de injeção eletrônica de combustível e a versão bi-combustível, a exemplo do que já tem a concorrente Honda Fan. Todas as versões da nova Factor 2ª Geração 2014 estão equipadas com carburador com acionamento a vácuo e sensor TPS que auxilia no avanço do sistema de ignição.

As diferenças entre as 4 versões ficam por conta do freio a disco na roda dianteira, da partida elétrica, além da roda de liga na versão mais completa, a ED. A novidade está na versão que já dá para chamar de “Factor Peladona”. É a K1, que a Yamaha chama de versão de entrada para os novos motociclistas, com preço público sugerido de R$5.390,00, partida a pedal, freios a tambor e disponível nas cores preto e vermelho. De fato, peladona.

Além do preço menor da versão K1, as demais versões, sofreram redução de preço de até R$500,00 se comparadas ao ano/modelo 2012/2013. A versão K é tecnicamente igual a versão K1 e tem partida a pedal, freios a tambor e está disponível nas cores preto, vermelho e azul com o preço público sugerido de R$5.690,00. Já a versão E apresenta partida elétrica, freios a tambor, painel completo, disponível nas cores preto, vermelho e azul e preço sugerido de R$6.120,00. A versão ED é a mais completa e traz “tudo”: partida elétrica, freio a disco dianteiro com novo cilindro-mestre, nova pinça e novo disco, painel completo, rodas em liga-leve, disponível na cores branco, preto, vermelho e azul ao preço sugerido de R$6.490,00.

Outra novidade que a Yamaha apresenta junto com a nova Factor 2ª Geração 2014 é a Revisão com Preço Fixo. A ideia é fazer com que o consumidor saiba quanto vai gastar com a manutenção de sua moto até os 18 mil km. Da primeira à sétima revisão, os preços para as motos da linha Factor 2ª Geração 2014 são os seguintes: primeira revisão acontece com 1.000 quilômetros, com o custo de R$21,00; a segunda com 3.000 quilômetros por R$ 21,00; a terceira com 6.000 quilômetros por R$ 116,00; a quarta com 9.000 quilômetros por R$ 116,00; a quinta com 12.000 quilômetros por R$ 157,00 e as sexta e sétima respectivamente com 15.000 quilômetros e 18.000 quilômetros por R$ 116,00.

Se você tem uma Yamaha Factor 125, opine sobre ela!
Acesse agora mesmo: Guia de Motos – Motonline

Todos os modelos podem ser encontrados nas 550 Concessionárias Autorizadas da Yamaha em todo o País ou por meio do Consórcio Yamaha Motor. As motocicletas Yamaha têm um ano de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem.

Yamaha Factor 2ª Geração K1

Yamaha Factor 2ª Geração K1

Yamaha Factor 2ª Geração K

Yamaha Factor 2ª Geração K

Yamaha Factor 2ª Geração E

Yamaha Factor 2ª Geração E

Yamaha Factor 2ª Geração ED

Yamaha Factor 2ª Geração ED