Publicidade

No melhor estilo “deixa que eu mesmo faço”, a Yamaha decidiu criar a sua própria empresa de logística para realizar o transporte de seus produtos da fábrica em Manaus até seus centros de distribuição e daí para suas concessionárias. Esse formato de negócio é comum hoje em dia, pois essa é uma maneira de fazer com que o dinheiro fique no mesmo caixa.

A Yamalog inicia sua operação ainda dentro da fábrica da Yamaha, quando o produto está finalizado na linha de montagem, com a inspeção de produto, embalagem, carregamento e transporte das motocicletas e produtos náuticos até o armazém de estoque.

Empresa mundial do Grupo Yamaha, Yamalog chegou ao Brasil em janeiro

Empresa mundial do Grupo Yamaha, Yamalog chegou ao Brasil em janeiro

A nova empresa é mais um componente do grupo de empresas da Yamaha no Brasil e possui caráter mundial, a eemplo do que já acontece em outros grandes mercados onde a Yamaha atua. Segundo o diretor de negócios da Yamalog, Eurydes Barcellos, o compromisso da nova empresa é contribuir positivamente para melhorar o resultado comercial do grupo Yamaha no Brasil. “Queremos fazer a diferença no mercado e tornar-se uma referência para a Yamaha no mundo inteiro em termos de excelência e inovação”, expõe Barcellos.

Publicidade
Itaru Otani presidente da Yamaha Motor do Brasil

Itaru Otani presidente da Yamaha Motor do Brasil

O objetivo é atingir a missão da Yamalog de fornecer uma logística de alta qualidade, com custos competitivos, que tragam mais satisfação para seus clientes finais. Porém, segundo a própria marca japonesa, mesmo com a Yamalog sendo uma empresa do Grupo Yamaha, ela não terá benefícios nas licitações da empresa e concorrerá com outros fornecedores de logística, assim como terá seu desempenho avaliado constantemente. Além disto, a Yamalog não foi criada única e especialmente para atender ao Grupo e sim para ser atuante em todos os mercados, oferecendo seus serviços a outros clientes.

Yamalog, sempre do seu jeito

A empresa foi inaugurada em janeiro, em solenidade realizada em Manaus, onde está sua sede, com o nome “Yamaha Motor do Brasil Logística Ltda”. Com o slogan “Sempre do seu Jeito“, a empresa focará em diferenciais como segurança e qualidade para em seguida desenvolver serviços que ofereçam o máximo em benefícios e aumentem a competitividade da Yamaha no Brasil, segundo explicou o presidente da Yamaha do Brasil, Itaru Otani.

Entenda o processo de distribuição e logística da Yamaha

Entenda o processo de distribuição e logística da Yamaha

Publicidade

O processo logístico desde a fábrica até a concessionária se dá principalmente no Centro de Distribuição de produtos acabados, onde acontece toda a gestão de estoque e organização logística de expedição para os mais variados destinos. Na etapa seguinte da operação, os produtos são levados ao porto de Manaus, de onde, via balsa, são encaminhados ao porto de Belém, para serem escoados via transporte rodoviário para todo o Brasil. É uma operação cotidiana e complexa, pois um atraso qualquer nesse trajeto implica diretamente no descumprimento dos prazos de entrega assumidos com os consumidores finais.

Lista de serviços já disponibilizados pela Yamalog

Lista de serviços já disponibilizados pela Yamalog

A Yamalog começou a operar já oferecendo muitos serviços especializados, como transporte e operação in house, desde a saída da linha de produção, expedição da fábrica, transferência dos produtos acabados da fábrica para o CD, gestão do estoque, inventários, expedição e faturamento, disponibilização de mão de obra e também equipamentos de movimentação de materiais.

Em 2018, a Yamalog pretende estar presente em todas as frentes do processo de logística da empresa, passando a atuar com armazenagem e distribuição em áreas autônomas em relação aos negócios das demais empresas do Grupo no Brasil. A expectativa do Grupo é que a Yamalog esteja preparada para assumir novos negócios a partir do terceiro trimestre de 2017.

Publicidade

Separador_motos

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza