Publicidade

O futuro da superbike Yamaha R 1 parece estar em dúvida. Embora o ícone da Yamaha já tenha saído de linha no Brasil faz tempo, no exterior a moto esportiva segue à venda… por enquanto. Entenda porque ela deve deixar as lojas de diversos países do mundo.

Moto esportiva, Yamaha R 1 deve sair de linha 

A Yamaha R1 é uma das mais famosas e poderosas superbikes do mundo! O modelo surgiu em 1998 e até hoje é um sinônimo de velocidade sobre duas rodas. Também fez uma legião de fãs no Brasil, até sair de linha em 2016.

Yamaha R1

Yamaha R1 foi lançada mundialmente em 1998

Contudo, agora a fabricante japonesa anunciou que não atualizará o motor da R1 e sua versão de fibra de carbono topo de linha R1 M para atender aos regulamentos de emissões Europeus do Euro5+.

Publicidade

“A Yamaha Motor Group tomou a decisão de não desenvolver uma versão EU5+ da R1 ou R1M, concentrando-se em outras estratégias de negócios e produtos de médio prazo que proporcionarão oportunidades futuras”, disse um porta-voz oficial da Yamaha.

Ou seja, em breve a Yamaha R 1 ‘de rua’ irá sair de linha, deixando apenas versões destinadas para pistas à venda. De fato, o mercado mudou, e se antes a moto esportiva era uma força dominante, hoje disputa vendas com nichos crescentes, como as big trails. A R1 não é a única vítima, a Suzuki GSX-R 1000 R também parece com os dias contados. 

Yamaha-R1-R6

Yamaha R1 pode ter o mesmo destino da R6, sendo apenas uma moto restrita para as pistas

Veja também:

Publicidade

R 1, só para pista

A Yamaha R1 deve seguir o mesmo destino da R6, que desde 2021 pode ser comprada nova apenas em sua versão de pista R6Race. Desta forma, a marca japonesa poderia oferecer ao mercado uma nova esportiva com motor da MT-09, a YZF-R9.

yamaha r1 2015

Aqui no Brasil a R1 se despediu ainda em 2016

Até o momento, a fabricante não fez menção à descontinuação da moto. Portanto, provavelmente a marca ainda continuará a vender a R1 em outros mercados com regulamentações de emissões menos rigorosas, como os Estados Unidos.

Entretanto, questionada, a Yamaha Motor dos EUA preferiu não comentar sobre produtos futuros ou direção da linha da empresa no país. Ou seja, nada está garantido sobre o futuro da R1 no mundo.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]