ZIG: o modelo CUB da DAFRA Motos

ZIG: o modelo CUB da DAFRA Motos

ZIG: o modelo CUB da DAFRA Motos

A DAFRA Motos lança no mercado brasileiro a ZIG, modelo de estreia da marca na categoria CUB, ideal para o consumidor que busca uma motocicleta para o transporte diário ou para o lazer.

Além de manter o conceito DAFRA de moto completa de fábrica, com partida elétrica, rodas de liga leve, freio a disco na roda dianteira, entre outros itens, a ZIG é equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), quatro tempos, alcançando 7,8 cv aos 7.500 rpm de potência máxima, e já está enquadrada à norma PROMOT 3, nova regulamentação para emissão de poluentes.

O lançamento da ZIG está alinhado ao compromisso da DAFRA em oferecer ao mercado nacional novas opções de produtos, desenvolvidos e testados para atender ao exigente consumidor brasileiro, com qualidade e tecnologia de ponta-, explica o diretor comercial da empresa, Haroldo Barroso. -Além de representar o crescimento de nossa linha de produtos, a ZIG marca a entrada da DAFRA num segmento importante no setor de duas rodas do País, que ainda possui um especial potencial a ser trabalhado-, diz.

Desenvolvida sob os mais altos padrões internacionais de engenharia e submetida a rigorosos testes, a ZIG será produzida na fábrica da DAFRA em Manaus (AM) e poderá ser adquirida em toda a rede de concessionárias da marca a partir do final de setembro.

Foto: Inserida em 10/set/2009

Foto: Inserida em 10/set/2009

A expectativa, segundo Haroldo, é comercializar cerca de 15 mil unidades da ZIG no período de um ano. -Em pesquisas realizadas constatamos que mais da metade de nossos consumidores iniciaram no segmento de duas rodas ao adquirir uma DAFRA e a ZIG é mais um produto que tem tudo para conquistar também esse motociclista iniciante-.

Design: atual e arrojado – O design, característica marcante nas motocicletas DAFRA, apresenta um toque atual e arrojado na nova ZIG. Com linhas que privilegiam a ergonomia, com destaque para o assento em dois níveis antiderrapante, a nova DAFRA oferece fácil dirigibilidade e ciclística ao condutor, tanto em percursos urbanos carregados ou em grandes distâncias.

Seu painel de instrumentos traz itens como velocímetro e hodômetro, além de indicadores do nível de combustível, acionamento dos faróis, seleção de marchas e de mudança de direção.

A ZIG possui, ainda, porta-objeto sob o assento e alça do passageiro em alumínio.

Motor e transmissão: alta tecnologia e desempenho diferenciado – Com motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico com disposição horizontal, quatro tempos e duas válvulas, a DAFRA ZIG alcança 7,8 cv aos 7.500 rpm e torque de 8,1 N.m a 6.000 rpm.

Seu sistema de transmissão é do tipo centrífuga, com acionamento efetuado por varetas especiais, o que possibilita maior precisão nos engates. Essa tecnologia é similar à empregada no desenvolvimento de motocicletas de grande porte, o que a diferencia das demais CUBs presentes no mercado brasileiro.

A principal vantagem desta característica de acionamento é que ela proporciona um menor desgaste ao conjunto, pois submete as partes mecânicas a um menor nível de atrito no momento das trocas de marchas, elevando consideravelmente sua vida útil

Como toda CUB, a seleção das marchas é efetuada sem a necessidade de utilização de embreagem, sendo necessária apenas a desaceleração da motocicleta.

A ZIG é equipada, ainda, com balanceiro (balance shaft), o que contribui para que a motocicleta alcance o menor nível de vibração da categoria, outro grande diferencial.

Desenvolvimento de produto – A nova DAFRA ZIG foi desenvolvida e testada com base nos mais rigorosos padrões internacionais de engenharia e experimentação. O nível de qualidade do produto foi totalmente adequado ao mercado nacional pela Engenharia de Pesquisa e Desenvolvimento da marca, que dispõe dos melhores equipamentos no mercado de duas rodas, especialmente para a aquisição de dados, análises dinamométricas e análises de emissão de gases.

-A fase de experimentação e testes de desenvolvimento da ZIG contou com quatro equipes de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento – distribuídas pelo Brasil e pelo mundo, formadas por profissionais altamente capacitados e com vasta experiência no segmento. Esse conjunto de fatores nos proporcionou alcançar um importante nível de excelência com a ZIG-, afirma Rodrigo Villas, diretor de desenvolvimento de produto da DAFRA.

Duas das principais características da ZIG são a confiabilidade e a durabilidade, aspectos avaliados em mais de 200 mil quilômetros rodados em diferentes regiões do País a fim de aperfeiçoar o nível de resistência e qualidade nos mais diferentes climas e tipos de terrenos, além de testes de rodagem simulados em laboratório em dinamômetros no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da DAFRA Motos.

-Todo este trabalho teve como objetivo principal oferecer ao consumidor brasileiro um produto de altíssima qualidade e que o atenda em todo o território nacional, independentemente do tipo de terreno em que ele pilote ou das condições climáticas encontradas-, explica Villas.

Outro detalhe importante no desenvolvimento da ZIG foi o atendimento à nova regulamentação ambiental para a emissão de gases poluentes – PROMOT 3 (Controle de Poluição do Ar por Motocicletas e Veículos Similares – FASE III). Para ser enquadrada na norma, a DAFRA ZIG ganhou um sistema de catalisadores especial e um eficiente sistema de alimentação. Tais soluções possibilitaram à motocicleta importantes índices:

o Limite de CO (Monóxido de Carbono): está a mais de 63% do limite máximo
o Emissão de NOx (Óxido de Nitrogênio): está a 82% do limite máximo
o HC (Hidrocarbonetos): alcança apenas 29,4% dos limites máximos exigidos pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis), aprovados e auditados pela CETESB (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental).

Todos os testes e ajustes promovidos na ZIG foram realizados no Laboratório de Emissão de Gases do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da DAFRA Motos, localizado na fábrica de Manaus (AM).

O laboratório da empresa, o mais moderno da América Latina, consumiu mais de R$ 8 milhões em investimentos e não apenas permite que a marca enquadre suas motocicletas nas regras do Promot 3, mas possibilita à companhia desenvolver inovações tecnológicas para os seus futuros produtos. “A ZIG é o primeiro lançamento DAFRA totalmente testado em nosso laboratório”, diz Villas. -Estamos trabalhando para estender as modificações para os outros produtos já nos próximos meses-.

A ZIG também passou por rigorosos testes para assegurar o cumprimento das normas e resoluções nacionais que regulamentam níveis de ruídos, de acordo com especificações de órgãos como CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Os resultados alcançados garantem a segurança e bem estar do condutor e meio ambiente populacional.

-Todos estes controles e acompanhamentos de engenharia foram efetuados com a utilização de equipamentos específicos e com tecnologia de ponta que no Brasil são utilizados apenas por grandes empresas automobilísticas, fundamentalmente no segmento de quatro rodas. O empenho dedicado pela DAFRA Motos a coloca numa posição de destaque, pois é uma das únicas fabricantes de motocicletas do País a contar com este nível de tecnologia em desenvolvimento de produto-, afirma Villas.

A DAFRA ZIG tem 1 ano de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores amarelo, preto, prata e vermelho. O preço público sugerido do modelo será definido nas próximas semanas.