Publicidade

Um novo sistema promete converter a energia mecânica em elétrica, por meio do próprio deslocamento dos veículos. Chamado de Free Charging, a novidade pode recarregar baterias de motos elétricas enquanto estão em movimento. Saiba mais como funciona.

Sistema recarrega bateria de motos elétricas em movimento

Os veículos elétricos já são uma realidade no Brasil e no mundo. Além disso, o mercado de motos elétricas vem tendo destaque nesta nova experiência. Entretanto, as motocicletas deste têm alguns poréns. O principal é a pequena autonomia, que obriga lentos carregamentos na tomada.

Free Charging

Startup Free Charging é um projeto liderado pelo empreendedor Julivan Guimarães

Focados neste problema da mobilidade elétrica, nasceu o projeto do “Free Charging” (“Carregamento grátis” em tradução livre). O sistema de carga converte energia mecânica em elétrica, por meio do próprio deslocamento do veículo. A novidade vem como uma alternativa ao desafio dos atuais carros e motos elétricas: a autonomia e o tempo de recarga da bateria em tomada residencial.

Publicidade

Veja também:

Free Charging

Sistema atua com principio semelhante ao das frenagens regenerativas dos carros, mas a novidade atua ao acelerar e não ao frear

Free Charging em desenvolvimento

As atuais e populares motos elétricas apresentam autonomia com variação entre 70 km e 120 km. Além disso, o tempo de carregamento varia de 6 a 8 horas em tomada residencial, o que reduz a autonomia e inviabiliza viagens mais longas.

O novo Free Charging pretende triplicar essa capacidade de autonomia, reduzindo significativamente o tempo de complementar a carga na tomada. A startup do projeto de sistema nasceu do empreendedor Julivan Guimarães, fundador e CEO da Johnny Motorcycles.

Publicidade
Free Charging

Sistema para elétricas ainda está sendo aperfeiçoado e aguarda a validação da cadeia de fornecedores dos componentes

“Desenvolvemos as rodas em conjunto com os motores geradores de energia. Além disso, o sistema tem uma interface de controle IOT que será gerenciada por Inteligência Artificial”, explica Guimarães. A Free Charging se prepara para integrar, em breve. Entretanto, ainda não há previsão para apresentar o produto ao mercado. Contudo, o responsável afirma que a tecnologia está em fase avançada de desenvolvimento. “A prioridade está em aperfeiçoar o sistema, validar a cadeia de fornecedores dos componentes e realizar o máximo de testes possíveis antes do lançamento”, completa o empreendedor.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]