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Foto: Trevo do Jaragua km 19 - SP

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– Encontro apresenta soluções e benefícios na utilização de polímeros em asfaltos
– Linha de produtos Butonal® permite maior durabilidade e performance do asfalto
– Seminário discute o processo das normas nos países da América Latina

Pesquisas da Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontam que a maioria dos pavimentos do Brasil é considerada pouco confortável aos usuários dos veículos automotores. Estima-se, ainda, um custo de 1 a 2 bilhões de reais por ano para manutenção das rodovias federais.

A fim de contribuir com a melhoria deste cenário, a área de Dispersões e Pigmentos da BASF realizará um seminário nos dias 05 e 06 de outubro, em São Paulo, sobre os principais temas que envolvem a cadeia de asfalto, infraestrutura e pavimentação no Brasil.

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O evento contará com a presença de autoridades brasileiras e internacionais, além dos principais representantes do setor para apresentar e debater novas tecnologias, tendências e melhorias para o setor de pavimentação.

“A promoção deste tipo de encontro é muito importante para que pontos estratégicos sobre a malha viária sejam discutidos, agregando valor a toda cadeia. A tecnologia, por exemplo, é algo fundamental nos estudos de melhoria das estradas e rodovias do país e neste sentido a BASF pode contribuir com todo o seu conhecimento técnico e oferecer as melhores soluções em termos de performance e custo-benefício”, diz Edson Couto, Gerente Técnico de Polímeros da BASF para a América do Sul.

Entre os temas que constam na agenda ainda estão o processo de harmonização das normas na América do Sul, o desenvolvimento sustentável das emulsões modificadas, a evolução do mercado e as perspectivas no Brasil, além dos benefícios da utilização de polímeros em asfaltos.

Estarão presentes como palestrantes Luiz Henrique Teixeira e Rafael M. Martins de Reis, Coordenador e Vice-Coordenador da Comissão Técnica da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto (ABEDA), respectivamente; e Dra. Leni Figueiredo M. Leite, Engenheira e Pesquisadora do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobrás.

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O evento também contará com presenças internacionais, como Arlis Kardmas, Especialista Técnico em Asfalto, da BASF Corporation dos Estados Unidos e Colin Franco, Gerente de Desenvolvimento de Tecnologias de Asfalto de Rhole Island nos EUA.

“Um dos grandes desafios do segmento rodoviário brasileiro, que envolve o processo de pavimentação para melhoria ou construção da malha viária, é a qualidade dos projetos e suas soluções. O Brasil tem executado importantes obras, porém com projetos e especificações defasados pelo tempo. A falta de planos mais criteriosos e melhor elaborados a longo prazo dificultam o lançamento de tecnologias adequadas às necessidades das rodovias. Hoje, poucos estudos se aprofundam nesses temas, o que acaba prejudicando a aplicação das melhores soluções para o mercado”, diz Luiz Henrique Teixeira, Coordenador da Comissão Técnica da ABEDA.

Linha de produtos em destaque
Na ocasião também serão apresentados os mais recentes produtos da BASF na área de pavimentação e aplicação dos produtos da linha Butonal®, bem como uma visão ampla das tecnologias de pavimentação usadas nos Estados Unidos e em outros países da América do Sul. Além disso, será destacada a importância de manutenção preventiva de rodovias, o que implica em economia no médio prazo e maior conforto para os usuários nas estradas.

A linha Butonal® da BASF é composta de polímeros base SBR (Styrene Butadien Rubber) de alto conteúdo de sólidos em emulsão e pode ter caráter aniônico ou catiônico, sendo indicada para a modificação de asfaltos em aplicações a frio ou a quente.

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“A linha Butonal® foi desenvolvida visando otimizar os recursos investidos em malhas viárias com toda tecnologia e know-how da BASF. Vem para sanar os problemas das constantes manutenções e custos adicionais, além de proporcionar maior conforto e economia de combustível aos usuários dos veículos automotores,” conclui Edson Couto.

BASF. A caminho dos 100 anos de Brasil em 2011. Transformando a Química da Vida.
Esta temática foi definida após pesquisa com a liderança da empresa, com o objetivo de reforçar a responsabilidade histórica da companhia, e está alinhada com a sua estratégia de atuação. Química é transformar o que já existe, é criar o novo, é gerar vida. Com base neste conceito, funcionários, clientes, comunidade e todos os públicos com os quais a empresa interage irão compreender esse importante marco na trajetória da organização.